quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Deus Tem um Propósito por Trás de Cada Problema (2)


A despeito da fonte, nenhum de nossos problemas pode acontecer sem a permissão de Deus.
Tudo que acontece na vida de um filho de Deus é filtrado pelo Pai, Ele deseja usar isso para o bem, mesmo quando Satanás e outros queiram usar para o mal. A fonte de seu problema não é problema para Deus; Ele vai usar tudo isso para seu bem e para seu crescimento se você confiar nEle.

Nenhum de nossos problemas pode acontecer sem a permissão de Deus. Tudo que acontece na vida de um filho de Deus é filtrado pelo Pai, Ele deseja usar isso para o bem, mesmo quando Satanás e outros queiram usar para o mal. A fonte de seu problema não é problema para Deus; Ele vai usar tudo isso para seu bem e para seu crescimento se você confiar nEle.

Porque Deus é soberano quanto ao controlar, acidentes são apenas incidentes nos planos de Deus para você. Porque cada dia de sua vida foi escrito no calendário de Deus antes que você nascesse (Salmo 139:16), cada dia é importante. Tudo que acontece com você tem significação espiritual. Tudo mesmo! Romanos 8:28-29 explica o porquê: "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Pois aqueles que de antemão os conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho..."

Esta é uma das passagens da Bíblia mais mal citada e mal-entendida. Ela não diz: “Deus produz tudo que acontece para que minha vontade seja feita." Obviamente isso não é verdade. Também não diz: “Deus vai produzir coisas que sempre tenham um final feliz aqui na terra.” Isso também não é verdade. Acontecem muitos finais infelizes aqui na terra. Vivemos num mundo caído. Só no céu tudo estará acontecendo do modo perfeito como Deus pretende que seja. É por essa razão que somos estimulados a orar: “Seja feita Tua vontade assim na terra como no céu.” A vontade perfeita de Deus é feita no céu. Para compreender perfeitamente Romanos 8:28-29, você deve considerar o texto frase por frase:
· "sabemos": Este não é um pensamento positivo, esperançoso ou simplesmente desejoso. Mas é uma certeza baseada na verdade da soberania e do amor de Deus.
· "que Deus age": Há um Grande Desenhista por trás de tudo. Sua vida não é produto do acaso, da sorte, do destino. Há um plano mestre. A História é a história de Deus – Deus está controlando as cordas. Nós cometemos erros, mas Deus nunca erra. Deus não pode cometer um erro - porque Ele é Deus.
· "em todas as coisas": O plano de Deus para sua vida envolve tudo o que acontece para você, inclusive seus erros, seus pecados e suas dores. E isso inclui câncer, fracassos, débitos, doenças, divórcio e morte de entes queridos? Sim. Tudo está nos planos de Deus. Deus pode permitir o bem, como também o mal. Ele o fez no calvário.
· "juntamente": Não separadamente ou independentemente. Os eventos em sua vida acontecem juntos no plano de Deus. Não são atos isolados, mas partes interdependentes de processo para levá-lo a ser mais semelhante a Cristo. Para fazer um bolo, você precisa de farinha de trigo, sal, ovos, açúcar, manteiga etc. Se você comer apenas um ingrediente sentirá o amargo ou nenhum gosto. Mas assados juntos, os ingredientes resultarão em delícia. Se você entregar suas experiências desagradáveis, desgostos, Ele vai transformar isso em algo bom para você.
· "para o bem": Não quer dizer que tudo na vida é bom. Muito do que acontece em nosso mundo é ruim e mal. É fácil produzir o bem do bem, mas Deus é especialista em produzir o bem do mal.Na árvore genealógica oficial de Jesus, quatro mulheres são listadas: Tamar, Raabe, Rute e Bate-Seba. Tamar seduziu o sogro para engravidar. Raabe era uma prostituta. Rute nem mesmo judia era e quebrou a lei casando com um judeu. Bate-Seba cometeu adultério com Davi, o que resultou no assassinato de seu marido. Essas mulheres não tiveram reputação elogiável, mas Deus produziu o bem do mal e Jesus veio da linhagem delas. O propósito de Deus é maior que seus problemas, suas dores e mesmo que seus pecados. Ele pode usar tudo isso para o bem se você entrega a Ele. Isso nos permite ser ao mesmo tempo realistas e otimistas.
· "daqueles que o amam, dos que foram chamados": Esta promessa é exclusiva para os filhos de Deus. Não é para todo o mundo. Todas as coisas cooperam para o mal daqueles que se opõem a Deus e insistem em viver assim.
· "de acordo com o seu propósito": Qual é o bom propósito de Deus no sofrimento? O que Deus deseja fazer quando todas as coisas acontecem em conjunto? É que podemos “nos tornar semelhantes ao seu Filho...” Todas as coisas que Deus permite que aconteçam em sua vida, é permitido por um grande e eterno propósito: trabalhar seu caráter para ser semelhante à imagem de Cristo. É para seu crescimento e para a glória de Deus, é um plano com a garantia de sucesso. Vai ser completado quando você chegar ao céu. Como é propósito de Deus fazer você ser semelhante a Jesus, Ele vai levar você através das mesmas experiências que Jesus passou – incluindo solidão, tentação, estresse, críticas, rejeição e muitos outros tipos de problemas. Por que Deus nos isentaria do que ele permitiu que Seu filho passasse?

Alguns acreditam, de maneira errada, que Deus nunca quer que os cristãos sofram. Mas, sermos semelhantes a Jesus significa serviço, sacrifício e sofrimento, como aconteceu com Ele. A Bíblia repetidamente mostra que o sofrimento é muitas vezes a vontade de Deus para nossas vidas. De fato, muitas vezes sofremos mais porque somos cristãos. Deus nos diz para considerar esse privilégio. “Sim, o sofrimento virá da parte daqueles que odeiam a Cristo Jesus sobre todos que decidiram levar uma vida piedosa para agradar-Lhe.” 2 Tm 3:12.

A bondade e a graça de Deus não significam que você nunca será machucado, triste ou infeliz. Deus permite a dor porque Ele está mais interessado em seu caráter do que em seu conforto. Ele deseja aperfeiçoar você e não agradá-lo. Seu alvo para a sua vida é a santidade e não a felicidade. Ele sempre valoriza mais o espiritual do que o material, porque é este que vai permanecer eternamente. Algumas vezes, Ele permite que Satanás tire o seu conforto, como no caso de Jó, para que com isso produza um caráter eterno. Não se surpreenda ou reclame de “injustiça” ou fique amargo por causa disso. Perceba que tudo é parte de seu processo de amadurecimento.

Que Deus te abençoe e te dê sabedoria para, sabiamente enfrentar e vencer seus problemas.

2 comentários:

  1. Nossa ficou bem legal seu blog ...gostei mesmo..estas são as mensagens dos PG´s??
    Falando em Pg´s..quando começam as atividades? Queria começar o meu fora este sábado no outro!!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Iniciaremos os pg's no culto de domingo próximo (16),com um culto de ações de graças.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!