terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

A Santidade Espiritual na Família

Tema: A Santidade Espiritual na Família
Introdução:
· A santidade espiritual não é uma opção é uma ordem, um mandamento;
· Ou você paga o preço da santidade ou vive uma vida de pecado;
· Ou sua santidade agrada a Deus, ou seu pecado agrada ao diabo;
· Muitos lares tem sido destruídos em nossa geração. O sentido de família tem perdido o sentido a cada ano que se passa.
· Quando pensamos em lar cristão, pensamos em uma estrutura onde os relacionamentos, os planejamentos, e toda sua estrutura é edificado sobre a Rocha Jesus. Nesse caso, até os problemas são resolvidos ao pé da Cruz.

A Santidade na família é desenvolvida através:

1) Amor cristão em família
Romanos 12:9-10: “O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem, Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.”
· O amor é a base para todo fundamento perfeito diante de Deus.
· Só amamos a Deus quando esse amor é demonstrado através de nosso comportamento diário no mundo.
· Se dissermos que amamos a Deus, mas nosso comportamento não reflete compromisso com Deus, então nosso amor é apenas falácias.
· Uma família que se ama, vemos isso através de seus relacionamentos diários em respeito, cuidado, carinho e zelo.
· A maior demonstração de amor pela sua família é apresentando ela aos pés de Cristo;
· O amor deve ser sincero e isso demonstrado em suas atitudes:
Cordial: afetuoso, sincero, franco, de fino trato. “Eu devo demonstrar amor pela minha família”

2) Zelo cristão em família
· Tudo o que a Bíblia nos ensina como vontade de Deus para nossas vidas deve iniciar sua prática no círculo familiar.
· Nosso amor, nosso zelo, nossa prática bíblica, testemunho cristão, exercício ministerial e tudo mais só terá validade se o realizamos em nossa casa primeiro. (Js 24:15: “Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR”, Gn 17:24:”Tinha Abraão noventa e nove anos de idade, quando foi circuncidado na carne do seu prepúcio”, At 16:34: “o carcereiro disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo?”.
· Uma família só será verdadeiramente feliz se todos os seus membros buscarem a verdadeira felicidade em Cristo Jesus. “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa”. (At 16.31)
· Talvez essa busca não seja unânime, mas se um membro da família trabalha pelo zelo familiar, dia-a-dia todos os membros são ganhos, mesmo que demore tempo.
· “Porque o marido incrédulo é santificado no convívio da esposa, e a esposa incrédula é santificada no convívio do marido crente. Doutra sorte, os vossos filhos seriam impuros; porém, agora, são santos”. (1Co 7.14)
“Deus quer salvar minha família”

3) Consagração da família
Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava Jó a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu coração. Assim o fazia Jó continuamente. (Jó 1:5)
· A consagração da família é uma ação que apresenta seu lar diante de Deus.
· Esse ato implica em, diariamente colocar em oração, leitura bíblica, separando e apresentando sua família a Deus como oferta ao Senhor.
· Quantos aqui têm orado por sua família? Pela sua família? Lêem a Bíblia em família? Realizado o culto doméstico em família?
· Muitos lares estão consagrados às trevas de bebidas, traições, contendas e falsidades.
· Quando falamos de um lar cristão consagrado, pensamos em uma família separada para Deus, por mais que seja por uma parte fiel ao Senhor (1Coríntios 7:14).
· Vemos no exemplo de Jó que ele, como chefe espiritual do lar, apresentava diante de Deus seus filhos e filhas, sua família, consagrando e confessando seus pecados.
· Jó não havia pecado, todavia era sua responsabilidade clamar pela consagração de seus filhos, era seu dever cuidar da vida espiritual de sua família.
“Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. 5 Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. 6 Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; 7 tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. 8 Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. 9 E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.”
(Dt 6.4-9)

Conclusão:
· Um lar cristão é fundamentado nos princípios bíblicos de padrão em conduta, relacionamentos e edificação.
· A edificação do lar cristão obedece a critérios pouco convencionais no meio pagão.
· Quando pensamos em um casamento cristão, não falamos de um casamento estruturado a dois, esposo e esposa, mas a três, esposo, esposa e Jesus.
· Quando Cristo é o centro da família cristã, então alguns passos são seguidos, propiciando um bem estar, felicidade e vitórias diante das dificuldades que toda família enfrenta em seu dia-a-dia.
· Tem muitos pais ausentes que se desgastam para deixar herança para filhos e esposa. CUIDADO!
· Consagre seu lar a Deus e você verá que terá feito o maior investimento para sua família.

Um comentário:

  1. Sofremos hoje do modismo; muitos imitam ao que veem. pois a unidade da família tem se perdido pelo fato de valorizar este mundo e não enxergarem o óbvio, que é o amor daquele que teve seu sangue derramado por cada um de nós...Por ser Deus quem o é, derrama suas misericórdias sobre todos sem fazer acepção de ninguém.
    Gostei muito dessa mensagem! Louvo a Deus por ler artigos tão ricos inspirados por servos de Deus!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!