quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

as 9 características vencedoras de Josué - 4 - santidade


4ª CARACTERÍSTICA: SANTIDADE
(Josué 1.7) “Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.” (Josué 7:13) “Dispõe-te, santifica o povo e dize: Santificai-vos para amanhã”.

Josué foi fiel a conquista da terra prometida sem deixar de ser santo. Josué era um homem santo. Para o religioso, santidade é punição, é agonia de resistir o pecado, um sofrimento, mas para o espiritual é uma atitude voluntária de amor, e de aproximação de Deus, desejo de ser igual a Deus. É ser santo como Deus é santo. Ser Santo não é ser bonzinho, ser santo é ser justo, é viver as promessas do Senhor, é ser fiel a direção de Deus é viver.

Vamos estudar os cinco princípios desta santidade:


1) SANTIDADE É FALAR COM DEUS FACE A FACE
(Hebreus 12.14) “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”, é ser limpo para ser recebido na presença de Deus, (Isaías 59.2) “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. Santidade é desenvolver intimidade com Deus. (Hebreus 10.19-20) “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus,20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne”

2) NOSSO DESAFIO É SERMOS SANTOS NESTE MUNDO
O padrão da santidade religiosa é de ser intocável, inatingível. A religiosidade coloca o homem num pedestal, a santidade real coloca o homem no altar de Deus. Ser santo não é ter um estereótipo religioso. Davi dançava com a estola sacerdotal, resgatando um sacerdócio que os filhos de Eli haviam perdido pelo pecado fazendo com que Israel perdesse a sua glória e a arca do Senhor. Ser santo não é viver enclausurado, não ser um semi deus, é ter o Espírito de Deus e valorizar sua comunhão, é ser 100% homem / mulher e 100% cheio do Espírito (Atos 10.38). Ser santo é ser diferenciado, não ficar preso pela fascinação da carne nem viver os costumes da terra.

3) SANTIDADE É TER FILTROS NO NOSSO ESPÍRITO QUE NOS FAÇA RESPEITAR A DEUS
O religioso vive no jugo, deixa de pecar por medo, o espiritual tem temor, é consciente. O temor é o filtro que nos impede de desrespeitar a Deus. O temor é um composto pôr amor, respeito, reverência, submissão e reconhecimento da nossa dependência de Deus. Independe das conseqüências, independente de ser visto por alguém ou não, são valores espirituais, que me impedem de andar na carne. (Gênesis 39.7) “Aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo. Ele, porém, recusou e disse à mulher do seu senhor: Tem-me por mordomo o meu senhor e não sabe do que há em casa, pois tudo o que tem me passou ele às minhas mãos.” José soube que mais importante era aliança com Deus do que a aparente tranqüilidade e comodismo que traria aquela situação com a mulher de Potifar. Nos dias de hoje Satanás tem oferecido muitas situações que tem trazido prisões para os crentes. Seja santo, filtre o que não vem do Senhor. A maior demonstração de liberdade de uma pessoa é dizer não a tudo o que não edifica ou tenta prendê-lo.

4) A QUALIDADE QUE DEUS NOS IMPÕE É SUPERIOR A QUALQUER VALOR HUMANO
(João 2.17) “Lembraram-se os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me consumirá.”; (Mateus 5.20) “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus”. Os padrões de qualidade de um homem Santo são muito superiores, pois ele é incorruptível, não vai ser roubado por nada, porque Satanás não encontrará espaço para agir. O padrão de exigência de Jesus é muito superior ao da religiosidade, que contempla apenas o exterior. Deus não nos pede algo fácil, mas nos coloca acima dos nossos limites. Somos como Josué, homens e mulheres diferentes, nossa santidade é o diferencial. Deus vai nos colocar em patamares maiores!
Seja santo! Desenvolva sua santidade pelo estuda da Bíblia, prática da oração, cultuando na igreja e testemunhando Cristo ao mundo, e vivendo uma vida digna de ser habitada pelo Espírito Santo. Fuja do pecado, mas não pela força, mas pelo seu amor a Cristo e por tudo que Ele fez por você um dia na cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!