quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

as 9 características vencedoras de Josué - 7 - ambição


7a CARACTERÍSTICA – Ambição (DESEJO DE CONQUISTA)

TEXTO: “Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.”

Para conquistar a terra Josué deveria ser um homem ambicioso. Se Deus lhe disse que lhe daria onde a planta de seu pé pisasse, isso significa que Josué só seria bloqueado pela falta de ambição.Assim também, o que nos impede de avançar é a falta de ambição, pois Deus nos deu a mesma promessa. (Números 12.23-27).

Deus levou os espias a ver a terra prometida para que dentro deles crescesse o desejo de conquista-la. Deus não precisa de espiões. Quem precisa ver a terra é o homem. Só conquisto se a promessa está no meu espírito.Esta é a ambição espiritual. A AMBIÇÃO É PECADO? A ambição da carne é pecado. O diabo desejou ter o que não lhe era devido. O homem natural tem uma ambição na carne, motivada pelo diabo. A ambição de um homem espiritual está ligada a promessa, ele deseja ardentemente chegar à conquista e constatar que nenhuma das promessas falhou de todas as boas palavras que recebeu do Senhor, e que ele foi ambicioso para faze-la se cumprir. A ambição vence as minhas deformações interiores e meus bloqueios. O espiritual está em Romanos 12:2, ele nunca se conforma com este mundo, não consegue se encaixar nas regras impostas pelo mundo e pelo diabo. Não se conforma com a derrota, só com a vitória.A ambição do Espírito é o desejo do meu espírito de conquistar, motivado pela promessa que Deus me deu e pela perspectiva de realização que tenho na garantia da palavra que saiu da boca de Deus.

JOSUÉ ERA UM HOMEM AMBICIOSO PORQUE:

1) PORQUE DESEJAVA OS DESAFIOS DE DEUS
Josué 1:10. “Então, deu ordem Josué aos príncipes do povo, dizendo: 11 Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque, dentro de três dias, passareis este Jordão, para que entreis na terra que vos dá o SENHOR, vosso Deus, para a possuirdes.”
Josué recebeu um chamado e imediatamente convoca o povo para partir. Um homem de Deus tem grandes ambições para o Senhor que o leva a conquistar. Josué era levado pela ambição, diferente do religioso que hesita no chamado. Moisés não foi ambicioso mas, medroso. Moisés pediu para que Deus mandasse outro em seu lugar, abriu mão por medo de um futuro de conquistas. Mais a frente, foi persuadido pelos 10 espias a crer que não entraria na terra. Creu na má notícia e morreu no deserto. Deus mostrou a terra para os espias, para gerar neles a ambição, mas os religiosos temem o grande. A ambição nasce com a visão num homem espiritual. O conquistador ama desafios, os desafios não o incomodam. A nossa ambição deve ser assim, devemos desejar o desafio, desejar a conquista. Um homem de Deus não pode ter medo do que é grande. Não pode hesitar diante do desafio, deve deseja-lo. O que você vai conquistar amanhã? Qual a sua nova meta? Qual a projeção do seu crescimento? Nossas respostas não podem ser tímidas. Não posso desejar pouco para trabalhar pouco. Muitos acham que devem sonhar pequeno, pois se não acontecer não ficarão muito decepcionados. Você deve ter a ambição de Josué, querer tudo que Deus deseja para sua vida.

2) JOSUÉ NÃO DESCANSOU NUM LUGAR DE SATISFAÇÃO HUMANA
2Coríntios 6.11- 13: “Para vós outros, ó coríntios, abrem-se os nossos lábios, e alarga-se o nosso coração. Não tendes limites em nós; mas estais limitados em vossos próprios afetos. Ora, como justa retribuição (falo-vos como a filhos), dilatai-vos também vós.” Josué não se satisfazia com suas conquistas. Devemos ser assim, gratos pelo que Deus já nos deu, mas insatisfeitos sabendo o que ele ainda pode nos dar pela sua promessa. A AMBIÇÃO É UM ESTADO PSICOLÓGICO QUE ME LEVA A CONQUISTAR. A ambição de Josué não o deixava descansar. Josué tinha fome de conquistar coisas maiores para o Senhor. O religioso vive de conquistas antigas. Mas o espiritual sempre tem algo mais a realizar no Senhor. Depois de 30, 60 ou 100 anos, continua desejando cada vez mais. Na velhice ainda dá frutos. Um homem de Deus nunca encontra um lugar de satisfação humana. Há pessoas que conquistam algo e depois são roubadas pela acomodação. Vivem daquilo que fizeram no passado. Outros acreditam que o plano de Deus era apenas uma conquista. Deus está te dizendo hoje que há muita terra para conquistar, e quem fará esta conquista na terra somos nós, o povo do Senhor.

CONCLUSÃO:

Sem o ingrediente ambição, não podemos conquistar. Deus irou-se contra Moisés na sua recuada, mas Deus se agrada com a nossa ambição. Deus quer que nós desejemos mais. Salmos 2:8 “Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!