quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Passos Para Sermos Uma Igreja Forte - HUMILDADE


Texto: “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo” (Filipenses 2.3)

Introdução:
· Surge uma geração de inteligentes e sábios;
· Estamos às portas de conhecermos uma geração de gênios;
· Grandes conhecedores da ciência e da tecnologia;
· Mas uma geração que despreza seu semelhante, seus velhos e a Deus;
· Ser gênio não é problema – o problema é quando se quer ser “Deus”;
· Uma igreja sem humildade será uma igreja sem respeito.

Passos para Ser Uma IPB CIC Forte:

1) Para Nos Tornarmos uma IPB CIC Humilde Precisamos REPRIMIR O PARTIDARISMO
· “Nada façais por partidarismo” (eriyeia) egoísmo, excitar, incitar, estimular, provocar;
· Uma das doenças da igreja de Filipos era o Egoísmo;
· Alguém que requeira uma distinção, um desejo de colocar-se acima, um espírito partidário e faccioso;
· O egoísmo gera um coração partidário (surgimento dos partidos políticos);
· A igreja não olhava para as coisas maiores, mas se apegava nas coisas menores (3.19);
· “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus” (1Tm 3.1-4)
Conclusão: Uma igreja egoísta é uma igreja dividida em partidarismos, e uma igreja dividida entra em falência.

2) Para Nos Tornarmos uma IPB CIC Unida Precisamos REPRIMIR A VAIDADE
· “Nada façais por vanglória” (kenodoxia) “auto estima ou amor-próprio vazios”;
· Nós somos geração de uma vaidade descontrolada;
· Esta vaidade têm situados nos púlpitos e nos bancos das igrejas evangélicas e na vida de muitos cristãos;
· Esta vaidade implica tanto na vida secular quanto na vida eclesiástica;
· Vaidade é um desejo exagerado de atrair a atenção para si mesmo(a).

· Lilith, deusa diz: “Eu danço para mim mesma, pois sou completa, digo o que penso e penso o que digo, Eu danço a escuridão e a luz, o consciente e o inconsciente, Eu falo por mim mesma com total convicção,sem me importar com as aparências, Todas as partes de mim fluem como um todo, Eu ouço o que preciso ouvir, nunca me verão pedir desculpas, Eu vivo toda minha sexualidade, para agradar a mim mesma, Expresso-a na totalidade da minha dança, Eu sou a fêmea, sou sexual, sou o poder. (ver imagens)
· Este termo vai à raiz dos males que afligiam a igreja de Filipos;
· O partidarismo e a vaidade rondava todo o tempo esta igreja;
· “Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos” (Ef 4.17).
· A vaidade destrói a vida comunitária de uma igreja, enfraquecendo-a até à morte.
Conclusão: para sermos uma igreja forte, precisamos ser simples, sem estrelas, sem vaidades.

3) Para Nos Tornarmos uma IPB CIC Unida Precisamos DESENVOLVER A HUMILDADE
· “Façais tudo com humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.”
· Não façais nada com partidarismo, não façais nada com vaidade, mas façais tudo com humildade!
· Ter uma opinião humilde de si mesmo, modéstia, submissão de mente profundo de insignificância;
· Falar de humildade para uma cultura greco-romana era pedir muito para uma cultura que se endeusava;
· Humildade não significa pobreza, roupas rasgadas, omissão de opinião;
· “Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça.” (1Pe 5.5 – Tg 4.6)
· Humildade significa você se anular em função de seu próximo. “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.“ (Fp 2.5) (imagem do lava pés)
· “Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim? Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois. Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo.” (Jo 13.5,8)
· Este é nosso desafio, como criaturas inteligentes de Deus, vermos nosso próximo como merecedor de respeito e de honra.
Conclusão: A verdadeira humildade não se demonstra na forma como você vê a si mesmo, mas em como você vê e pensa do seu semelhante. “considerando cada um os outros superiores a si mesmo”

CONCLUSÃO:
Para nos tornarmos uma IPB CIC forte precisamos ser HUMILDES;
Para sermos uma Igreja Humilde precisamos:
REPRIMIR O PARTIDARISMO
REPRIMIR A VAIDADE
DESENVOLVER A HUMILDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!