quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

FORTALECENDO A FAMÍLIA - Criando Filhos Sem Criar Hipertensão

Série: Fortalecendo Sua Família - Parte 3 de 4
Tema: CRIANDO FILHOS SEM CRIAR HIPERTENSÃO
Texto Básico: Mateus 5:48


Introdução:
· Não é nada fácil ser pai. É uma tarefa exigente e difícil.
· Há somente um Pai que foi sempre perfeito na história. É o seu Pai Celestial. A maneira como Deus trata os seus filhos é a maneira como nós devemos tratar nossos filhos.

Hoje eu quero que você observe como Deus é, a maneira como ele nos trata e a partir disso busque algumas aplicações para a tarefa de ser pais.

I. VOCÊ PRECISA ENTENDER SEUS FILHOS (Pv. 24.3)
· Deus diz que a fundação é o princípio básico de motivação;
· Ele diz que nós precisamos estudar os nossos filhos;
· Cada criança tem uma inclinação singular, uma personalidade singular e um temperamento singular;
· Cada pessoa é diferente! Você é um em seis bilhões de pessoas. Nós precisamos entender isto!
Pv. 22.6 - Este verso não é uma promessa, é um provérbio.
· O que este verso significa? A palavra "caminho" significa estilo, temperamento, personalidade.
· Eu tenho que identificar qual é o potencial dos meus filhos, a habilidade que eles têm e devo encorajá-los na direção em que eles naturalmente já são inclinados a ir com seus talentos, suas habilidades. Isto é o que este verso diz. Se o seu filho gosta de Inglês e odeia matemática, não o mande para uma escola de engenharia.
· Nós precisamos entender nossos filhos. Um marceneiro não trabalha contra o veio da madeira, mas de acordo com ele. Você tem que entender o temperamento de seus filhos.

II. VOCÊ PRECISA ACEITAR SEUS FILHOS
· Realmente aceite-os! Você é perfeito? Mas Deus aceita você do jeito que você é. Isto é graça.
· Deus quer que você aceite seus filhos do jeito que eles são. Isto se chama graça.
· Nós temos a tendência de rejeitar nossos filhos quando eles fazem coisas erradas.
· Deus nos diz que devemos aceitá-los. A Bíblia diz que os filhos são um presente de Deus.
· Deus escolheu os filhos que você teria. E Ele mesmo os colocou em sua família. Ele os escolheu por você.
· Você tem que aceitá-los como um presente de Deus e não tentar fazê-los como você mesmo. Você tem que afirmar a singularidade deles.
· Se quero ser como meu Pai Celestial, tenho que entender meus filhos, aceitar meus filhos.

III. VOCÊ PRECISA DISCIPLINAR SEUS FILHOS (Hb.12.6)
· É um sinal do amor de Deus quando você é disciplinado. Disciplina é a evidência de que você é um crente.
· Se você não disciplina seus filhos, Isto prova que eu realmente não os ama. Pv. 13.24 BLH - "Quem não castiga o filho não o ama. Quem ama o filho castiga-o enquanto é tempo."
· É muito importante que você entenda a diferença entre disciplina e punição. Deus nunca pune os seus filhos. Ele os disciplina. Toda punição para os seus pecados foram colocadas sobre uma pessoa: Jesus Cristo na cruz.
· Qual é a diferença entre punição e disciplina? O foco da punição é no passado. O foco da disciplina é no futuro. Eu quero que você aja corretamente no futuro e por isso eu vou disciplinar você.
· A atitude de um pai que pune é raiva. Nós punimos com raiva. "Eu estou irritado com você!"
· A motivação por detrás da disciplina é amor. "Eu quero que você seja bem-sucedido nesse mundo."
· A Bíblia diz que Deus pune o homem mau que o rejeita, mas ele disciplina seus próprios filhos.
· Uma das razões porque muitos filhos de crente crescem em lares cristãos e acabam rejeitando a fé dos seus pais é porque eles não foram disciplinados em amor, eles foram punidos com raiva.
· Três maneiras de disciplinar seus filhos:
1. Faça isso calmamente. Não discipline com raiva. Pv. 29.11 BLH - "O tolo mostra toda a sua raiva, mas quem é sensato se cala e a domina." É tolice disciplinar os seus filhos com raiva.
2. Faça isso rapidamente. Não demore. Não use esta frase: "Espere até o seu pai chegar!"
3. Faça isso esporadicamente. Não todo o tempo. Você tem melhores resultados se você não faz isso todo o tempo. Cl. 3.21 - "Pais, não irritem os seus filhos para que eles não fiquem desanimados."

IV. VOCÊ PRECISA EXPRESSAR AMOR PARA COM SEUS FILHOS
· Há três maneiras como os filhos compreendem o amor:
1. Através de afeição. É o toque. Contato físico, abraços, beijos, tapinha nas costas, carinho. Estudos têm demonstrado que os pais são afeiçoados fisicamente para com seus filhos apenas 60% do que as mães o são. Pais tenham coragem de abraçar e beijar seus filhos. Ame seus filhos. Mostre afeição pelos seus filhos. Mostre que você se preocupa com eles. Venha para casa para abraçar e beijar. Um toque pode re-energizar uma pessoa, especialmente quando ela está nervosa. Em algum momento hoje, dê um toque de amor em cada membro de sua família.
2. Através de Afirmação. A maneira como falamos é fundamental. Nós moldamos os nosso filhos através da maneira como falamos com eles todo o tempo. Você os diminui quando fala com eles? Ou você fala com eles como pessoas, pessoas pequenas? A maneira como falamos, afirma, constrói ao invés de destruir -- estamos no mesmo time! Não ridicularize seus filhos! Edifique-os, encoraje-os.
· Uma coisa que precisamos ensinar para nossos filhos é que é OK fracassar se eles pelo menos tentarem.
· Eu quero que a nossa família seja um lugar onde as crianças possam voltar para casa e dizer: "Eu tentei hoje, mas eu fracassei na escola!" e possam ser encorajadas, não diminuídas.
· Elas são amadas e refeitas de novo. Seus tanques de auto-estima são enchidos. Eu quero criar um ambiente onde seja OK fracassar e eles ainda sejam incentivados a continuar tentando. Todo mundo elogia você quando você só recebe nota "dez" na escola. O que dizer quando você perde? O que dizer quando eles não alcançarem os seus padrões ou expectativas? Este é o momento quando eles precisam ser encorajados.
3. Através de Atenção. Esta é provavelmente a maneira número um em que as crianças sentem que são amadas. Quando foi a última vez que você sentou com os seus filhos "olho a olho", sem pressa e disse a eles: "Se eu tivesse que escolher e começar tudo de novo eu ainda escolheria você para ser o meu filho ou minha filha. Se eu tivesse a chance de escolher qualquer criança no mundo, eu ainda assim escolheria você." Ouça-os com os seus ouvidos. A Bíblia diz no Salmo 145.18 - "Perto está o Senhor de todos os que o invocam..."
· Temos tantos pais ausentes em nossos dias. Eles nunca estão por perto. Você pode dar muita atenção ou nenhuma atenção.

V. VOCÊ PRECISA SER CONSISTENTE COM SEUS FILHOS
· Você como pai está ensinando todo o tempo! Se você tem filhos, saiba que existem antenas captando tudo. Pv. 20.7 BLH - "Como são felizes os filhos de um pai honesto e direito!" Como é que você demonstra honestidade? De duas maneiras.
1. Você não se faz de perfeito. Admita quando está errado quando estiver. Seja honesto com sua família.
2. Guarde as suas promessas. Sl. 145.13b. Ele é o Pai Perfeito. A causa número um de amargura em muitas famílias são as promessas quebradas.
· Talvez você tenha que pedir desculpas aos seus filhos. Eu não sou perfeito. Vamos tentar de novo."
· Ml. 4.6 - "E Ele converterá o coração dos pais aos filhos e coração dos filhos a seus pais para que eu não venha e fira a terra com maldição."
· Esta é a minha definição para um reavivamento espiritual. Isto é o que eu gostaria de ver acontecer na nossa igreja. O coração dos filhos convertendo-se ao coração dos seus pais, o coração dos pais convertendo-se ao coração dos seus filhos.
· Nenhuma igreja é mais forte do que as famílias que existem aqui. Nenhuma nação é mais forte do que as famílias dessa nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!