quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

as 9 características vencedoras de Josué - 6 - zelo


6ª característica – Zelo

TEXTO: Josué 1.7 “Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.”

Josué cuidava de tudo que se referia a vontade de Deus. Josué era zeloso com os detalhes. Estendeu a lança para Ai. Deu cada uma das 7 voltas e em silêncio. Escolheu 12 pedras e não 11 do rio Jordão para ser fiel ao referencial recebido de Deus. Um líder zeloso é um homem incansável, detalhista, cuidadoso. Como era o zelo de Josué:

1) Josué não deixava o barco correr
Muitos deixam o barco correr e isso é um costume brasileiro. O costume brasileiro é fazer as coisas de última hora, de qualquer maneira e por obrigação. O que é um Avião no controle do Piloto Automático? São as ações realizadas pela máquina, pela estrutura, enquanto o piloto sai para tomar café. Muitos irmãos deixam o barco da sua vida correr por ter medo de agir, ou por serem derrotistas. Outros de forma inocente acham que tudo pode acontecer sem a sua interferência e querem colher o que não plantaram. Seja zeloso, nunca abandone o controle da sua vida espiritual. Se você deixar o barco correr, o diabo vai leva-lo para onde você não quer. Inspecione tudo, seja zeloso. Muitas vezes não somos zelosos e vemos as coisas erradas e não interferimos, temos receio, não queremos ser chatos, ficamos nos importando com opiniões e assim a praga nos destrói. O zelo nos faz agir e lutar pelos planos de Deus na nossa vida.

2) Josué sabia que as coisas de Deus só se cumprem na vida do zeloso
Dt 28:1 Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. 2 Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos... Temos que ser atentos a cada detalhe que Deus nos ensina. Deus se manifesta no zelo e se agrada do crente zeloso. A obra de Deus se faz nos detalhes. A diferença entre o zeloso e o leviano, é a maneira com que eles tratam os detalhes. (Num 20.8...) Deus disse a Moisés que falasse à rocha, e Moisés feriu a rocha. Parece um detalhe, mas este detalhe feriu a Deus. A rocha é Cristo. Josué, ao contrário de Moisés, fez tudo que Deus ordenou. A falta de zelo nos faz conviver com desobediência. A título de compreensão, acabamos sendo coniventes com erros, com a falta de cuidado e com os detalhes do dia a dia. O zeloso sabe que a Palavra de Deus se cumprirá na sua vida. Quem não tem zelo, recebe bênçãos mas elas não prosperam, na sua falta de zelo é roubado, perde o precioso que Deus lhe deu.

3) Josué era zeloso e não se precipitava
O zeloso não fala precipitadamente e nem impõe as mãos precipitadamente. A precipitação demonstra que agimos como tolos. Quem tem zelo aguarda, e de Deus recebe o melhor.”A ninguém imponhas precipitadamente as mãos. Não te tornes cúmplice de pecados de outrem. Conserva-te a ti mesmo puro” (1Tm 5.22). Preciso saber esperar o tempo de Deus. Há tempo para todo propósito. (Ec 3.1)

CONCLUSÃO:

Tudo que Deus falou a Josué se cumpriu integralmente. As maravilhas aconteceram, o povo herdou a terra e o Senhor foi com ele e o engrandeceu. Não preciso ficar preocupado se Deus vai cumprir a sua palavra ou não, certamente Ele vai cumprir! Devo ser zeloso para não ser roubado da promessa. Fp 4.6 nos ensina: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças”. O Zeloso vive as bênçãos de Deus.
1) No teu zelo não haverá falta de frutificação em tudo que colocares as tuas mãos;
2) No teu zelo Deus cumprirá as mesmas conquistas de Josué em sua vida;
3) No teu zelo o Senhor se agradará e como na parábola dos talentos Deus te acrescentará bênçãos
presentes pela tua fidelidade;
4) Deus te dará a evolução e o crescimento espiritual;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!