terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Adoração que Agrada a Deus

Uma Vida Dirigida por Propósitos
Adoração que agrada a Deus
Jo 4.19-24

“Qual é o fim principal da humanidade? O fim principal da humanidade é glorificar a Deus e goza-lo para sempre.” (Breve Catecismo, pergunta 1)
· Adorar é o primeiro propósito de sua vida. Fomos criados e ordenados para a adoração. É nossa maior responsabilidade, nosso maior privilégio e deve ter prioridade sobre tudo o mais.
· Os antropólogos concluíram que as pessoas em todas as culturas, instintivamente, adoram alguma coisa.
· É uma necessidade nata de se conectar com Deus.
· A adoração é tão natural como comer ou respirar.
· Formas de adoração: confiar, amar, obedecer, louvar, entregar-se, usar nossos talentos para Sua glória e desenvolver um relacionamento íntimo com Ele.
· A mulher Samaritana discutiu com Jesus sobre o melhor momento, melhor lugar e estilo para se adorar. Jesus replicou que essas idéias externas são irrelevantes; o que conta é o seu coração. Onde você adora não é mais importante do que o como e o por quê.
· Jesus disse: "Os verdadeiros adoradores adoram o Pai em espírito e em verdade, porque eles são o tipo de adoradores que o Pai busca". (Marcos 12:30 e João 4:23)

1) Deus se agrada de adoração que é baseada nas Escrituras

"adorem ...em verdade."(v 24)
· Devemos adorar a Deus como Ele verdadeiramente se revela na Bíblia;
· Você não pode simplesmente criar sua imagem de Deus ("Gosto de pensar que Deus é...") e adorar esse seu modelo.
· A verdadeira adoração é baseada na Palavra; é baseada na verdade e não em nossa imaginação.
· Quanto mais você conhece da Bíblia, melhor você entende a verdade sobre Deus, especialmente Sua graça.
· Isso irá compelir você a adorar com paixão.
· Toda vez que você se sentir indiferente, apático ou desestimulado com a adoração, significa que você esqueceu quão maravilhosa é a graça de Deus.

2) Deus se agrada da adoração vinda do coração

"Adorarem em espírito." (v 24)
· Isto não se refere ao Espírito Santo, mas ao seu espírito. Feito à imagem de Deus, você é um espírito que habita no corpo, e Deus fez o seu espírito para se comunicar com Ele. Adorar é nosso espírito respondendo ao Espírito de Deus.
· Jesus disse isto de outro jeito quando ordenou: "Amem a Deus com todo seu coração e alma." A adoração, para ser genuína, deve ser proveniente do coração. Não é apenas o caso de se falar as palavras certas; você deve dar um sentido ao que diz.
· Louvor que não provém do coração não é louvor! Não tem valor e, ainda, é um insulto a Deus.
· Quando cultuamos, Deus olha por trás de nossas palavras para ver as atitudes de nossos corações.
· Deus lhe deu emoções para você poder adorá-Lo com sentimentos profundos – mas essas emoções devem ser genuínas, não falsas emoções. Deus odeia a hipocrisia. Ele não quer um show, fingimento ou adoração muda. Ele deseja seu amor real e honesto.
· Adoração é mais do que música. Na verdade, a adoração é anterior à música. Adão adorou a Deus no Jardim do Éden, mas a música não é mencionada a não ser em Gênesis 4:21 com o nascimento de Jubal. Se a adoração fosse somente música, aqueles que não são musicais nunca poderiam adorar.
· Ser tocado emocionalmente pela música não é o mesmo que ser tocado pelo Espírito Santo. De fato, algumas músicas sentimentais e introspectivas impedem a adoração porque tiram o foco de Deus para nossos sentimentos.
· Quem mais desconcentra você nos cultos é você mesmo – seus interesses e suas preocupações sobre o que os outros pensam sobre você, o que fará amanhã, como você está vestido, etc.
· Não há um tipo de “tamanho único” na adoração e comunhão com Deus. Mas uma coisa é certa: você não pode dar glórias a Deus tentando ser diferente do que Deus lhe fez.
· Cultive sua própria forma de se relacionar com Deus, mas não a imponha aos outros. Este é o tipo de pessoa que o Pai está procurando: aquele que é honesto e simples diante dEle em adoração.

3) Deus se agrada da adoração reflexiva

· Por quatro vezes Jesus ordenou: "Amem a Deus com toda sua mente". Deus não se agrada com celebração não intencional – cantar hinos irrefletidamente, orações superficiais. A não ser que sua mente esteja “ligada”, o culto se torna sem significado e vazio.
· Este é o problema que Jesus chamou de "vãs repetições." (Mt 6.7)
· Aqui está um desafio: tente louvar a Deus sem usar expressões de louvor do tipo – aleluia, obrigado ou amém.
· Em vez de dizer: "Nós Te louvamos", faça uma lista de sinônimos e use palavras novas como admirar, respeitar, valorizar, reverenciar, honrar e apreciar.
· Seja também específico. Se alguém chega até você e diz repetidamente - “Eu louvo você!" - por 10 vezes, você provavelmente vai pensar: “O que é isso?” É preferível receber 2 cumprimentos específicos do que 10 que sejam vagos e generalistas. Deus também pensa assim.
· Em 1 Co 14.40 lemos: "Tudo, porém, seja feito com decência e ordem."
· Relacionado com isso, Deus insiste que nossos cultos sejam inteligíveis para os não crentes, quando eles estiverem participando.
· Somente nas profundezas da intimidade com Deus encontraremos dentro de nós adoração sincera e aprazível.

4) A adoração que agrada a Deus é sacrificial

· No Velho Testamento, Deus tem prazer nos muitos sacrifícios de culto porque eles prefiguram o sacrifício de Jesus por nós na cruz.
· Deus agora se agrada em sacrifícios diferentes de adoração: nossas vidas, nosso amor, agradecimentos, louvor, humildade, arrependimento, ofertas de dinheiro, oração e também servir aos outros por compartilhar das necessidades deles.
· A adoração verdadeira tem preço. Davi percebeu isso: "Não oferecerei ao Senhor meu Deus sacrifícios que não custam nada" (2Sm 24.24).
· Apenas louvar é adoração incompleta. Devemos nos entregar, nos submeter, ofertar e nos render a Ele.
· Mudança de foco na adoração. Você não pode exaltar a Deus e a você mesmo ao mesmo tempo. Você não pode cultuar para ser visto pelos outros ou agradar a você mesmo. Deliberadamente você muda o foco da adoração para você mesmo.
· Louvar exige esforço. (Rm 12.1) Quando você louva a Deus mesmo que você não sinta isso muito bem, quando você levanta da cama para ir ao culto estando cansado, ou quando você ajuda os outros estando com as energias desgastadas, você vai estar oferecendo um sacrifício de culto para o Senhor.

5) A adoração que agrada a Deus é contínua

· Adorar não é apenas cultuar na igreja; somos instruídos a “adorar a Deus continuamente”. E a “Adorar a Deus do nascer ao pôr do sol”. (Sl 71.8)
· Adoração não é uma parte de sua vida; é sua vida, e toda atividade pode ser transformada em ato de culto quando você faz isso em louvor, glória e para agradar a Deus. A Bíblia diz: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus."(1 Co 10:31).
· Como é possível fazer todas as coisas para glória de Deus?
· O estilo de vida de adoração é exatamente estar apaixonado por Jesus. Sem paixão não nos entregamos.
· O caminho mais rápido para a conexão com Deus durante o dia é parar e ficar em silêncio por alguns segundos. Pare o que está fazendo, olhe ao seu redor com atenção e escute em silêncio a voz de Deus.
· Silêncio honra a Deus e nos dá condições de ouvi-Lo falar aos nossos corações. Se você ama a Deus, você irá ouvi-Lo.
· Praticar a presença de Deus é uma habilidade, um hábito que você pode desenvolver. Assim como os músicos praticam as escalas diariamente, de modo a tocar as músicas com certa facilidade, você pode forçar sua mente a pensar em Deus durante momentos diferentes do seu dia. Você deve treinar sua mente para lembrar-se de Deus.
Conclusão
· Se isto parece impossível, lembre-se que o hábito se desenvolve com a prática. Como todos os relacionamentos, a amizade com Deus precisa de tempo. Você não pode fazer isso do dia para a noite.
· Comece por colocar lembretes visuais ao seu redor. Você pode colocar pedaços de papel dizendo: "Deus está comigo e por mim neste momento!"
· Os monges Beneditinos usam alarmes de relógios para lembrá-los de parar para suas orações. Se você tem um relógio com alarme ou um celular você pode fazer o mesmo. Se os Maometanos param para se ajoelhar e orar 5 vezes por dia, por que nós também não podemos?
· Algumas vezes você sentirá a presença de Deus, outras, não. Seu alvo não é sentir por um momento, mas sim uma certeza contínua da presença real do Deus que está sempre presente.
· Se você está buscando uma experiência da presença de Deus através dessas sensações, está na direção errada. Deus não pode ser controlado ou manipulado para seu prazer. Mas, é você que existe para agradar a Deus. Não louvamos a Deus para nos sentir bem, mas para fazer o bem.
· "Depois de tudo isso, há uma só coisa para dizer: Tenha reverência por Deus e obedeça a seus mandamentos, pois esta é a razão para a qual fomos criados."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!