quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

as 9 características vencedoras de Josué - 8 - liderança


8ª CARACTERÍSTICA – liderança

TEXTO: Josué 1.6: “Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais.”

Josué foi chamado por Deus para ser líder. Um líder conduz os liderados à conquista. Josué era um padrão de liderança, tinha uma constituição de Deus, e isso era reconhecido no meio do povo. Não vemos na história de Josué as rebeldias que havia contra Moisés. A falta de liderança habilita murmurações, fofocas, fogo estranho, discussões, discórdias e rebeldia. Moisés foi convencido por Deus que era líder, enquanto Josué entendeu no espírito que era um líder constituído por Deus.
Êxodo 3.13: “Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?” Êxodo 4.1: “Respondeu Moisés: Mas eis que não crerão, nem acudirão à minha voz, pois dirão: O SENHOR não te apareceu”. Moisés negou o envio de Deus, negou a unção. Suas deformações falaram mais alto do que sua constituição. Temos uma liderança a ser exercida, e aqui reside um desafio. Uma liderança desastrosa pode colocar tudo a perder. Há lideres que tem excelentes equipes, porém com lideranças desastrosas conseguem destruir o que era certo. Por outro lado, uma liderança correta, pode transformar situações de caos em grandes vitórias.
Quais são os tipos de liderança:

1) 1ª LIDERANÇA - LIDERANÇA DA RUA
A liderança da rua é a lei do mais forte. É o líder que é exercido pela força. Há líderes que são assim só sabem bater. A liderança da rua, dura por um tempo, até a explosão de um motim. Assim são as ditaduras. Como foi Roboão em 1Rs 12:11. Um líder de rua é insensível, descarta pessoas, é grosseiro e nunca se abre ao diálogo. Um líder de rua só coloca fardos sobre o povo. Mateus 23.2-4 “Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus. Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem. Atam fardos pesados e difíceis de carregar e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los”. A liderança da rua é uma liderança deformada, e não conduz o povo à terra. Não podemos assumi-la. Há uma diferença entre ser um líder rígido e ser um líder de rua. Há uma diferença entre ser um líder severo e ser um ditador. Deus nos constitui como um outro tipo de líder.

2) 2ª LIDERANÇA - A LIDERANÇA DO COMPRADOR
Este é o líder que tem poder de compra, então lidera. Este tem um poder de compra sobre os liderados, é homem de barganhas. Todos esperam receber algo em troca, todos se relacionam com ele para receber algo. O comprador faz promessas, oferece cargos, faz política humana para manipular seus liderados. Como Jeroboão em 1Rs 12:27-31. O comprador, como o líder da rua, é inseguro, tem artifícios para manter sua liderança. Miquéias 3.11: “Os seus cabeças dão as sentenças por suborno, os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao SENHOR, dizendo: Não está o SENHOR no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá.” O líder que compra não vem de Deus. Não podemos ser assim com nossos liderados, não podemos exercer a liderança do comprador. O comprador é refém de seus liderados, que acostumados a receber, impõe dificuldades para tudo a fim de receber sempre pelo que não é necessário receber. O comprador não forma ninguém, apenas cria pessoas debaixo de uma liderança deformada. 3) 3ª LIDERANÇA - A LIDERANÇA ESPIRITUAL
Este é o líder que não bate, não compra, mas vai para a cruz. A liderança espiritual é a de Cristo. A liderança de Jesus era diferente dos padrões de liderança que o mundo impunha e impõe até hoje.Jesus nunca se alimentou de seus liderados, mas os alimentou. Jesus entrou na casa do milionário, e do miserável com o mesmo amor, sem interesses. Ser um líder espiritual é chorar pelos seus amigos como Jesus, é saber ser último da fila se necessário.Um líder espiritual não tem vergonha de seus relacionamentos, não deve satisfações, fala com a prostituta, fala com Zaqueu, etc. João 15.13-15: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.” Um líder espiritual exerce sua liderança em amor, tem paternidade e não paternalismo, exorta para edificação e não para destruição, é uma liderança sacrificial, tem preocupação com seus liderados, é pai. O líder espiritual premia quem deve ser premiado, exorta quem deve ser exortado, mas deixa claro que todos estão debaixo de seu comando. Não é comandado pelos liderados nem os mata com sua força. O líder da rua e o comprador exercem liderança voltada para si, para o seu ventre, o líder espiritual exerce liderança para edificar seus liderados.Esta foi a liderança de Josué. Não conquistou para si, mas para repartir a terra.

CONCLUSÃO


Satanás tem liderado a humanidade pelo poder da força e da compra que leva à destruição. A pessoa que se entrega à liderança de Cristo, tem um cabeça e pode exercer a liderança espiritual. Efesios 1.22-23: “E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.”
Por isso:
· Não compre pessoas
· Não seja inseguro
· Não mantenha tudo debaixo da força
· Assista as necessidades das pessoas
· Cobre, exorte, premie e elogie, seja pai e seja líder
· Esteja seguro de suas decisões e atitudes e deixe que todos saibam disso
· Não tenha medo de errar, O Senhor te conduzirá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!