terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

A Lei e a Obediência

Texto: Dt 6.1-9
Introdução:
Um acidente em Pato Branco na qual, 5 jovens, entre 3 homens e 2 mulheres morreram em um acidente automobilístico, após desobedecerem aos pais, saírem da cidade bebendo e se drogando rumo à cidade de Coronel Vivida em 2002.

O significado do termo “Obediência”:
“ato de obedecer, submissão, sujeição, docilidade, atitude de concordância total dos comandados que, sem juízo ou crítica executam de imediato tudo quanto lhes é comandado” (Dicionário da Língua Portuguesa). Numa linguagem bíblica, é o acato das ordens de Deus sem questionamentos, Deus ordena, os fiéis obedecem.

Tema: A lei e a obediência
Contextualização: (Cenário: o povo de Israel entrando na Terra Prometida - MAPA) O cap. 6 de Dt. Moisés exorta o povo à fidelidade aos mandamentos de Deus, sendo o principal e fundamental preceito da fé cristã. O povo entraria em uma nova terra, mas os mandamentos de Deus são eternos, independente da situação que eles passariam a viver agora.
Afirmação teológica: todos os mandamentos de Deus dever ser obedecidos e praticados.
Frase de transição: Porque devemos ser obedientes à lei de Deus?

1. PORQUE É DEUS QUEM ORDENA SUA LEI (v 1)

DECÁLOGO: Preceitos dados por Deus a Moisés, em duas placas de pedra, para orientar a vida das pessoas (Êx 20.1-17; 34.28; Dt 5.6-21). Na primeira placa há quatro mandamentos, os quais tratam dos deveres das pessoas para com Deus; na segunda há seis mandamentos, que tratam dos deveres que temos para com as outras pessoas. Todos os mandamentos se repetem no NT, menos o quarto, que trata do dia de descanso. Jesus resumiu os dez mandamentos em dois (Mt 22.34-40).
· Mandamento: ordem divina a ser obedecida pelas pessoas que temem a Deus. Sinônimos bíblicos: lei, estatuto, preceito, testemunho, juízo, ensinamento (hwum mitsvah)
· Estatuto: lei (Ez 5.6) (qx choq)
· Juízo: ato de Deus baseado em sua justiça, pelo qual ele condena ou absolve as pessoas (Sl 97.2) (jpvm mishpat).
· Contextualização: cap. 5 há a repetição dos Dez Mandamentos (decálogo) Esses mandamentos são ordens de Deus para todo segmento de nossas vidas no mundo.
· A lei de Deus precisa ser aprendida e praticada na terra (v 1c) (Sl 119.4)
· A desobediência à lei de Deus nos torna inimigos de Deus (Rm 8.7)

2. PORQUE A OBEDIÊNCIA CRIA TEMOR A DEUS ONDE ESTIVERMOS (v 2a-b)

· Temor (ary yare) a Deus: Respeitar e reverenciar a Deus, reconhecendo a sua grandeza e santidade (Pv 14.2). "Temor a Deus" não é medo que faz fugir de Deus (1Jo 4.18); é, antes, respeito (Hb 12.28), amor (Mt 22.37), obediência (Ec 12.13; At 10.35; 2Co 7.1) e adoração a ele (Dt 6.13-15).
· (Sl 111:10) “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre. (Pv 1:7) O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino”.
· Israel estava preste a entrar na Terra Prometida, o risco de esquecerem da Lei de Deus era grande;
· Tomando posse da bênção, poderiam se esquecer de Deus, mas Deus pelos seus Mandamentos e estatutos, jamais se esqueceria do povo. A lei julga penalizando, ou absolvendo.

3. PORQUE A BÊNÇÃO DE DEUS ESTÁ RESERVADA PARA OS FILHOS OBEDIENTES (v 2c-3)

1º bênção: teus dias sejam prolongados. vida longa para desfrutas das oferendas de Deus ao servo obediente. (Mwy yowm Kra arak) de que serve muita bênção se não poderemos desfrutar delas (Lc 12.20);
2º bênção: para que bem te suceda. A condição para a prosperidade na terra prometida era a obediência em todo tempo aos mandamentos de Deus. A bênção sempre está condicionada à fidelidade a Deus.
3º bênção: muito te multipliques na terra que mana leite e mel. A terra era abençoada porque a Mão de Deus estava sobre ela (MAPA). Às vezes nos esquecemos que a bênção sem Deus é frustração, passageira, fútil. Precisamos mais do Deus da bênção do que da própria bênção.
4. PORQUE A OBEDIÊNCIA É DEMONSTRAÇÃO DO NOSSO AMOR A DEUS (v 4-5)

· O povo de Israel aprendeu com o tempo a manipular a Lei de Deus (desculpas Mt 23.23);
· dxa hwhy wnyhla hwhy: A uni existência de Yehowah não deixa brecha para seguirmos nossos próprios conceitos.
· Unidade de Deus (unitas singularitatis): “este atributo salienta a unidade e a unicidade de Deus, o fato de que Ele é numericamente um e que, como tal Ele é único. Implica que existe somente um Ser Divino, que, pela natureza do caso, só pode existir apenas um, e que todos os outros seres têm a sua existência dele, por meio dele e para Ele” (Louis Berkhof – Teologia Sistemática).
· Somente Yehowah é Deus e age como Deus. “Ó SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu, glorificado em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas?” (Ex 15.11) Esse texto exclui todos os conceitos politeístas de Deus.
· Amamos a Deus quando o termo deixa a esfera do sentimentalismo e atinge a esfera de nossas ações (coração, alma e força);
· Amar com força é um superlativo do amor. Você foi criado para amar a Deus intensamente. Você não pode dar o direito ao diabo de furtar a intensidade do seu amor pelo SENHOR.
· Deus só se relaciona com seu povo através de uma cumplicidade de amor intensivo (Jo 3.16).


1ª Conclusão:
A Lei rege a vida de uma nação. A Lei de Deus rege a vida de um povo em uma terra estranha, para que nunca se esqueça de quem nós somos, quais são nossas responsabilidades, deveres e compromissos.

2ª Conclusão:
De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. (Ec 12.13)

3ª Conclusão:
O princípio de toda obediência é o amor.

4ª Conclusão:
os 5 jovens de Pato Branco só morreram porque desobedeceram a seus pais, e eles só desobedeceram a seus pais porque não os amava o quanto deveria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!