terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Crescendo de Cima para Baixo

Crescendo para cima e para baixo
“desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação” (1Pe 2.2)

Introdução:
· Quando falamos em crescimento, logo pensamos apenas no sentido de “ir para cima”, porém devemos, também, crescer para baixo.
· Quando somos escolhidos por Deus para compor o Exército dos Céus, Satanás, ao mesmo tempo, levanta o seu exército (perdedor, é claro) para pelejar contra nós. (Ef 6.12: “Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão”).
· Entretanto, com o passar do tempo, muitos cristãos tendem a se tornar cristãos de aparência, ou seja, começam a crescer apenas para cima. (árvore: partes visíveis: folhas, flores, frutos, cheiro, aroma, mas o que dá sustentação são as partes que não aparecem, as raízes – como a figueira sem frutos de Mc 11).

Quando falamos de crescimento Espiritual precisamos pensar em duas formas de crescimento:

1) Crescendo para Cima
· Tem a ver em mostrar espiritualidade para os outros, e não em realidade de vida com Deus. (hipócritas 16 x no NT – Jesus referindo aos fariseus: Membro de um dos principais grupos religiosos dos judeus. Os fariseus seguiam rigorosamente a Lei de Moisés e as tradições e os costumes dos antepassados {Mt 23.25-28}. Acreditavam na ressurreição e na existência de seres celestiais);
· Quando não temos uma vida real com Deus, o diabo começa e encontrar brechas, caminhos nos quais ele pode e vai agir em nossas vidas (1Pe 5.8).
· O amor do Senhor nos livra do devorador, porém, quando não existe a nossa fidelidade para com o Pai, o diabo pode agir em nosso meio.
· O crescimento para cima é essencial, todavia não pode ser de aparência apenas.
· O crescimento para cima é essencial, mas não dará base para suportar as tempestades da fé. “Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. 27 Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída.”(Mt 7.27-28).

2) Crescendo para Baixo
· Contudo, os que realmente confiam no Senhor e são fiéis à Palavra do Pai crescem também para baixo.
· Esse crescer para baixo é como as plantas crescem. Elas criam raízes e são essas que não deixam que a planta pereça ao menor ataque que venha sofrer. “Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha 25 Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha.” (Mt 7.24-25).
· Uma planta pode ficar totalmente destruída por cima da terra, mas se ela tem raízes profundas, será restaurada dentro em breve. (Sl 1.3).
· Da mesma maneira se comporta nossa vida com Deus. Se possuirmos raízes profundas, quando formos atingidos pelas investidas malignas de Satanás não seremos abalados e se formos não durará mais que uma noite, pois o renovo do Senhor vem pela manhã (Sl 125.1).
· Infelizmente, por terem uma visão materialista da Palavra, alguns crentes se julgam pouco abençoados em muitas situações e isso enfraquece a fé destes. Para rebater esse pensamento de “Ter” para “Ser” (o Ser abençoado quero dizer): “Deus pode não dar a padaria, mas o pão de cada dia ele NUNCA deixa faltar.”
· Por tanto, devemos buscar aprofundar nossas raízes em Jesus Cristo para que ao mais simples sinal de tempestade não deixemos que as flores e frutos do espírito sejam jogados por terra.

CONCLUSÃO
· O crescimento na fé, esperança e na vida cristã precisa ser igual em proporção para cima e para baixo;
· Deus quer que cresçamos, mas nosso crescimento para cima será relativo às bases, às raízes que tivermos crescido para baixo, na terra;
· O crescimento cristão não se deve medir pela beleza das folhas, mas pela força das suas raízes;
· Raízes profundas e fortes só são adquiridas com fé, leitura da Bíblia, fidelidade aos princípio bíblicos, e dedicação fiel ao Reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!