sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

PG - O QUE EU TENHO COM MEU PRÓXIMO


Amados irmãos e irmãs, iniciamos um novo ano cheio de esperanças novas, e com nossos braços fortalecidos para a grande seara. O mundo necessita de novas mudanças para a paz mundial e para uma qualidade de vida humana digna de uma criatura do Grande Criador.
Infelizmente o novo ano não trouxe novas expectativas para muitas crianças, homens e mulheres inocentes e indefesas, em países que vivem no limiar da guerra. De um lado vemos a saga de Bush em destruir um homem, e se possível, toda uma nação, em prol de um desejo humano e egoísta. Enquanto isso, milhares de pessoas estão se mobilizando pelo mundo fora, dizendo NÃO à guerra. Até esmo igreja católica, que há alguns anos pediu perdão por acobertar genocídios da segunda guerra mundial, já se pronunciou contra.
A igreja cristã protestante tem um fundamental papel nesse combate à guerra. Aqui no Brasil, somos quase trinta milhões, mas a guerra parece não afetar nossos sentimentos, parece não alertar nossa consciência religiosa e eclesiástica, e uma nebulosidade nos impede de redescobrirmos nosso papel como igreja de Jesus Cristo, no mundo que se morde de se devora mutuamente.
Às vezes procuro uma audiência com o Mestre, tentando encontrar uma causa para tanta inércia de seus seguidores protestantes, por nem mesmo nos pronunciarmos contra as ações do fim dos tempos, mesmo que elas sejam profecias irrevogáveis da boca de Deus. Paulo, em Romanos 12.2 diz: “não vos conformeis com este século”. Essa falta de conformidade com nosso atual século é uma ordem de Deus para seu povo, na qual devemos nos manifestar seja em palavras, em ações, em manifestações e com todos os recursos disponíveis a nós, contra todas as atrocidades provenientes dos cumprimentos dos últimos dias nessa terra, em nosso mundo, às margens da nossa igreja. Todavia, ao contrário disso, estamos nos “adaptando” aos terríveis acontecimentos de nosso século, e quase sempre, mesmo sendo sacerdotes ou escribas, passando ao largo, contrariando o que nosso ideal de fé nos ensina, até mesmo pela própria natureza de misericórdia e compaixão.
Até parece que não é conosco, e que não é nossa responsabilidade. Mas somente sentiremos a fome de alguém faminto, somente sentiremos seu frio e sua dor quando ele se tornar nosso próximo.
A igreja cristã protestante precisa se mobilizar em prol de uma pastoral urbana eficaz e atuante, seja qual for à área de necessidade eu estiver à sua volta. Ela precisa desenvolver mecanismos de promoção do ser humano, precisa ser próxima de seu contexto social, e permitir que o mundo seja seu próximo. Precisamos levar nossos púlpitos para fora de nossos templos, tendo um ministração atuante àqueles que estão nas trevas da fome, da segregação e das injustiças do século atual.

Rev Pevidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!