terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Deus Ama a Unidade

Texto Básico: Da multidão dos que creram era um o coração e a alma (At 4.32a)

Introdução
· É muito importante perceber que o Novo Testamento dá mais atenção sobre a unidade da igreja do que sobre o céu ou inferno.
· Deus deseja que experimentemos unidade e harmonia uns com os outros.
· Unidade é o coração da comunhão. Destrua isso e você acaba com o coração do corpo de Cristo.
· Sem unidade não há comunhão - e sem comunhão não há igreja.
· A Trindade é una e Deus quer que nós sejamos unificados também.
· Nosso Pai Eterno, como qualquer pai, aprecia saber que seus filhos se dão bem uns com os outros.
· Jesus, em seus últimos momentos antes de ser preso, orou fervorosamente pela nossa unidade. E o Espírito Santo é quem nos une em amor.
· Nada é mais valioso para Deus que a sua igreja. Ele pagou alto preço por ela e valorizou a proteção dela. Parte de sua responsabilidade como crente é proteger a unidade no lugar onde você tem comunhão.
· Você precisa pensar a respeito de si mesmo como agente da unidade, comissionado por Jesus para promover e preservar a comunhão dos crentes.

Tema: Deus ama a unidade
Afirmação Teológica: Deus planejou uma família com o propósito da comunhão e do crescimento.
Frase de Transição: Aqui vão algumas idéias de como podemos promover a unidade:

1) Dê importância ao que temos em comum e não em nossas diferenças
· Como crentes, a Bíblia diz que compartilhamos um só Senhor, um só corpo, um propósito, um Espírito, uma esperança, uma fé, um batismo e um amor;
· Compartilhamos a mesma salvação, a mesma vida e o mesmo futuro;
· Naturalmente Deus nos fez diferentes e podemos valorizar e apreciar essas diferenças e não meramente tolerá-las. Deus deseja unidade e não uniformidade;
· Precisamos estar concentrados nos propósitos comuns de Deus para nós e sua igreja. Os conflitos são geralmente sinais de que o foco mudou para coisas menos importantes.
· "Que exista a verdadeira harmonia de modo que não haja divisões na igreja. Rogo a vocês que sejam um em mente, unidos em pensamento e propósito".

2) Seja realista em suas expectativas
· Uma vez que você descobre como Deus quer que seja a verdadeira comunhão, é fácil ficar desencorajado pelo diferencial entre o ideal e o real em sua igreja;
· Podemos amar fervorosamente a igreja a despeito de suas imperfeições. Ficar buscando o ideal usando críticas sobre o real é imaturidade; De outro modo, estabelecer o que é real sem lutar na busca do ideal é complacência;
· Maturidade é viver em tensão (2 Timóteo 2:24); Os crentes vão desapontar e entristecer você, mas isso não deve ser desculpa para não continuar em comunhão com eles;
· Vocês são uma família, mesmo quando não agem como família. E você não deve abandoná-los;
· As pessoas se tornam desiludidas com a igreja por muitas razões compreensivas. A lista pode ser bem longa: conflitos, ofensas, hipocrisia, negligência, sentir-se insignificante, legalismo, e outros pecados; Em vez de ficarmos chocados e surpresos, devemos lembrar que a igreja é constituída de pecadores, incluindo nós mesmos;
· Porque somos pecadores, nós nos ferimos uns aos outros, algumas vezes intencionalmente, outras não. Mas em vez de abandonarmos a igreja, devemos permanecer e trabalhar para acertarmos tudo, tanto quanto possível;
· Reconciliação e não fuga é o caminho que fortalece o caráter e aprofunda a comunhão;
· Abandonar a igreja ao primeiro sinal de desapontamento ou desilusão é marca de imaturidade;
· Deus quer ensinar algumas coisas a você e aos outros. Além disso, não existe uma igreja perfeita para onde você se transfira. Toda igreja tem suas imperfeições e fraquezas. Logo você vai ficar desapontado de novo.

Groucho Marx ficou famoso quando disse que não queria pertencer a um clube que desejasse sua permanência nele. Se a igreja deve ser perfeita para satisfazer você, essa mesma perfeição é suficiente para excluí-lo, porque você não é perfeito!
Dietrich Bonhoeffer, o pastor alemão que foi morto por resistir aos nazistas, escreveu um clássico sobre comunhão, Life Together. Nesse livro, ele sugere que a desilusão com a igreja local é uma coisa boa, porque destrói nossa falsa expectativa de perfeição.
· Quanto mais cedo deixamos essa ilusão de que a igreja deve ser perfeita para podermos amá-la, mais rápido paramos de fingir e começamos a admitir que somos imperfeitos e precisamos da graça;
· Este é o começo da verdadeira comunidade. Toda a igreja deveria por um cartaz na porta dizendo: "Aqui não é lugar para pessoas perfeitas. Aqui é o lugar apenas para aqueles que admitem que são pecadores, precisam da graça e desejam crescer”.
· Se não damos graça diariamente pela comunhão cristã na qual fomos colocados, mesmo quando não haja grandes experiências, ou ricas descobertas, mas muita fraqueza, pequena fé, e dificuldade, então impedimos que Deus atue fazendo nossa comunhão crescer;
· Para termos uma unidade saudável, nunca devemos permitir que as diferenças nos dividam.

3) Escolha encorajar em vez de criticar
· É sempre mais fácil ficar de fora e atingir aqueles que estão servindo, do que estar envolvido, fazendo alguma contribuição; (Tiago 4:11, Mateus 7:1 “ Não julgueis, para que não sejais julgados.”
· Sempre que julgo outro crente, instantaneamente quatro coisas acontecem: perco a comunhão com Deus, exponho meu orgulho e insegurança, coloco-me diante do julgamento de Deus e firo a comunhão da igreja;
· O espírito crítico é um vício caro. A Bíblia chama o Diabo de "acusador de nossos irmãos" (Ap 12.10). É trabalho do Diabo acusar, reclamar e criticar os membros da família de Deus;
· Em qualquer tempo que fazemos isso, estamos fazendo o trabalho do Diabo por ele;
· Concordemos em usar toda nossa energia para estarmos de bem com os outros. Ajude os outros com palavras encorajadoras; não os oprima por apontar as suas faltas.

4) Recuse ouvir fofocas
· O que é fofoca: Fofoca é passar uma informação quando você não é parte do problema nem da solução;
· Você sabe que espalhar fofocas é errado, mas também você não deve ouvi-las se quer proteger sua igreja;
· Ouvir fofocas é como aceitar uma coisa que foi roubada e isso faz de você tão culpado como quem cometeu o delito;
· Quando alguém começa a fofocar para você, tenha a coragem de dizer: "Por favor, pare. Eu não quero saber disso. Você já falou pessoalmente com a pessoa envolvida?";
· A pessoa que fofoca para você vai fofocar de você também, não são confiáveis;
· No rebanho de Deus, as piores feridas procedem de outra ovelha, não dos lobos. Paulo adverte sobre cristãos canibais que devoram uns aos outros e destroem a comunhão. Eles devem ser evitados (Gl 5.14-15, Tt 3.10-11);
· (Pv 20.19) “O mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios”. O caminho mais rápido para acabar com os conflitos da igreja é confrontar amorosamente a fofoca e destruí-la. "Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda”.(Pv 26.20).

5) Pratique o método de Deus para resolver os conflitos
· Mt 18.15-20
· Durante o conflito, é da natureza humana reclamar para uma terceira pessoa em vez de corajosamente falar diretamente com a pessoa envolvida no problema. Isso só piora a situação;
· Desse modo, você deve ir diretamente à pessoa envolvida. A confrontação privada é sempre o primeiro passo que você deve dar e quanto mais cedo, melhor;
· Se você não for capaz de acertar a situação entre os dois, o próximo passo é conseguir testemunhas que confirmem o problema e ajudem na reconciliação;
· E se a pessoa permanecer empacada? Jesus diz para dizer a igreja e, se a pessoa ainda assim se recusar a ouvir, ela deverá ser tratada como um descrente.

6) Apóie seu pastor e líderes
· Não há líderes perfeitos, mas Deus deu a eles a responsabilidade e a autoridade para manter a unidade da igreja;
· Durante o conflito, é sempre uma tarefa ingrata o tentar a reconciliação entre as partes que têm pontos de vistas diferentes;
· Contribua para a alegria de sua liderança, e não a perturbe. Por que você iria gostar de fazer as coisas mais difíceis para eles?" Os pastores um dia estarão diante de Deus e prestarão contas de como cuidaram de vocês;
· Você também vai prestar contas a Deus da maneira como você tratou os seus líderes;
· Protegemos a unidade da igreja por honrar àqueles que nos servem como líderes. Pastores e anciãos precisam de nosso encorajamento, orações, apreciação e amor.

conclusão
· Desafio você a aceitar sua responsabilidade de proteger e promover a unidade de sua igreja. Coloque todo seu esforço nisso e estará agradando a Deus;
· Isso nem sempre será fácil. Algumas vezes você terá de fazer o que for melhor para o Corpo e não para você mesmo, mostrando preferência para os outros;
· Esta é a razão porque Deus nos colocou na família da igreja - para aprender a não sermos egoístas.
· Na comunidade nós aprendemos a dizer "nós" em vez de "eu" e "nosso" em vez de "meu".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!