quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

O Homem que NÃO Estava Preparado para Encontrar-se Com Deus

Texto: Lc 12.16-21
Tema: O homem que não estava preparado para se encontrar com Deus

O que é Preparo: Aptidão para determinada tarefa; Capacidade adquirida para executar uma função.
O que não é Preparo: Não é uma capacidade nata; Não é adquirida por talento, dom ou herança.

1) Desperdiçou o tempo de Deus preocupado com as coisas materiais
· Jesus está falando de uma parábola (Geralmente história curta ou comparação baseada em fatos verdadeiros com o fim de ensinar lições a respeito do Reino de Deus, ou de sabedoria ou moral)
· Jesus está falando ao povo de algo real e vivencial na vida do povo: o egoísmo, problemas familiares.
· Quando não encontramos tempo para Deus em nossa agenda, estamos próximo ao fracasso da fé. (Jó 1.5, Sl 119.97).
· Os filhos do capitalismo não aprenderam as lições do limite, ganhar e ganhar é a máxima do capitalismo: Bill Gates, é o primeiro da lista dos 465 bilionários, com a fortuna de 90 bilhões de dólares. O co-fundador da empresa, Paul Allen, ficou em terceiro lugar, com 30 bilhões de dólares. O diretor da Microsoft, Steven Ballmer, em quarto lugar, com 19,5 bilhões de dólares. Eles querem mais.
· Cuidar das coisas materiais, ou tê-las em si mesmo não é pecado ou desagrado diante de Deus. (José, Abraão, Jacó, Daniel
· Substituir Deus em sua vida por causa das cousas materiais é um agravo terrível que coloca Deus em segundos planos na sua vida.
· Deus exige prioridade nas coisas espirituais se quisermos que Ele priorize as coisas materiais em nossas vidas.
· Tudo que não é prioridade é secundário. Quando você coloca Deus em segundo plano Ele não prioriza Suas bênçãos sobre sua vida. (instituição dos: dízimos, ofertas, esmolas, dia do Senhor)(v 31).

2) Desperdiçou o tempo de sua família para ter o melhor dessa terra
· A usura e o egoísmo são o combustível para nos afastar das pessoas que nos amam (cônjuges, filhos, familiares, amigos, etc.).
· A família é o maior bem que alguém pode ter nessa terra, não se compra, não se paga, Deus dá.
· A preocupação demasiada com as coisas materiais é a causa da desconfiança nos relacionamentos. (v 13)
· O texto nos apresenta um problema familiar entre dois irmãos que brigavam por causa de dinheiro.
Uma pergunta pessoal: Você tem algum tipo de problema familiar?
· Nenhum sucesso financeiro compensa o fracasso familiar
· não precisamos tanto de dinheiro para viver quanto precisamos de uma família (Pv 30.8)
dinheiro compra coisas boas - família dá prazer, alegria, felicidade, contentamento, sonha com a gente - isso não se compra
· os bens adquiridos na terra passam, todavia, os bens que Deus nos dá são para eternidade.

3) Desperdiçou todo seu tempo de preparo para a eternidade com o preparo para o mundo passageiro

· no mundo atual não temos tempo pra nada. Mas o tempo sempre foi o mesmo (ano: 360 dias; dia: 24h; hora: 3600s; minuto: 60s).
· Deus não mudou o tempo, nós perdemos a capacidade de administra nosso tempo corretamente;
· Oração de um sem tempo: “Deus, me perdoe, mas estou sem tempo, para te dizer que não tenho tempo, de separar um tempo, para passar um momento na Tua presença”.
· A Bíblia ensina que há um tempo determinado para tudo (Ec 3.1-8)
· O texto nos fala de um homem que trabalhou toda a vida para adquirir bens, e ele não estava errado
· A reprovação de Jesus não estava no fato de o homem trabalhar para ter bens, mas na inversão das prioridades:
· ele passou toda sua vida preocupado com as coisas materiais, e não teve tempo de se preparar para a morte.
· A morte é a única certeza que todos nós temos nesse mundo.
· Quando ele pensou que iria descansar e desfrutar das suas riquezas acumuladas, Deus o chama para a eternidade
· A loucura desse homem não estava na riqueza acumulada, mas em se esquecer de Deus.
· Esse texto nos ensina que esse mundo é bom, mas passageiro, e a vida após a morte é eterna. (Lc 16.19-31).
· Priorizar o Reino de Deus nesse mundo é se preparar para uma vida na presença de Deus na eternidade. (Mt 25.34)

Conclusão:
1) Você está preparado para se encontrar com Deus?
2) Chegará o dia em que o Deus eterno dirá: “Basta!” e sua vida terá um fim quer você queira, quer não.
3) Palavras de Jesus: “porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui”. (Lc 12.15b)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!