quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Restaurando a Família - SE EU COMEÇASSE TUDO NOVAMENTE (1)

Introdução:
· O ser humano desenvolveu uma característica que é comum em animais irracionais: “ingratidão”;
· O ser humano também tem a característica de “se lembrar” quando precisa de alguém, mas de “esquecer” quando tudo vai bem. “não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário; 9 para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o SENHOR? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus.” (Pv 30.8-9)
· Porque nós temos essa qualidade terrível de só valorizar o que é bom quando o perdemos? Esposa, filhos, emprego, amigos, etc.

Tema: Se eu Começasse Tudo de Novo
Texto Básico: ”Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos.” Gálatas 6:10

1. EU AMARIA MAIS MEU CÔNJUGE
· Eu estaria mais livre para deixar que meus filhos soubessem que eu amo sua mãe; (Cantares)
· Quando uma criança sabe que seus pais se amam, ela sente segurança, estabilidade e uma atmosfera de santidade em torno da vida que ela não pode experimentar por outro meio;
· O amor se expressa em 1% de palavras e 99% de atitudes. (Ez 24.16);
Ilustração: um casal conversava na praça de alimentação de um shopping sobre a necessidade de cultivar mais demonstrações de amor entre eles. Após o diálogo se encaminharam para uma relojoaria...
· O amor exige tempo e comportamento disponível.

2. EU ME DIVERTIRIA MAIS COM MEUS FILHOS
· Se eu começasse minha família de novo, eu riria e me divertiria muito mais.
· Às vezes somos demasiado sério a maior parte do tempo. Muitas famílias perdem a capacidade de se divertir, de rir e de brincarem reunidas;
· Muitas das tensões da vida, especialmente em nossas famílias, ocorrem porque levamos a nós mesmo muito a sério. Daí podermos ser mais facilmente magoados;
Ilustração: A via-crúcis de Paulinho. a natação, ginástica olímpica, artes, inglês, judô, francês, terapeuta, aparelho nos dentes, hipismo, karatê e sapateado completam a longa lista das atividades, para as quais o pequeno até precisa usar agenda. Com tudo isso, Paulinho amadureceu "de véspera". Consultado por um parente, no seu aniversário, sobre o que desejava ser quando crescesse, respondeu imediatamente: - "Criança!" Enfim, tornou-se adulto. Paulão, já formado economista, pós-graduado, intelectual, casa-se. Agora pode enfim libertar-se da escravidão competitiva familiar. E, trancado em seu escritório particular, pode finalmente realizar o seu grande sonho... brincar de trenzinho.
· O divertimento familiar é muito importante para se perder com as tensões da vida diária.

3. EU SERIA UM OUVINTE MAIS ATENTO
· A maioria de nós acha difícil ouvir. Você é um ouvinte atencioso em sua casa?
· Quantas vezes nos irritamos com filhos e esposa quando somos interrompidos na hora do jornal;
· Tais momentos podem ser as melhores oportunidades para mostrar amor, bondade e confiança neles;
Ilustração: Certa noite um garotinho procurava mostrar a seu pai um arranhão em seu dedo. Finalmente, depois de varias tentativas para conseguir a atenção do pai, este parou a leitura e, impaciente com a interrupção, disse, “Bem, não posso fazer nada sobre isso, posso?”. “Sim, papai, disse o pequenino,” você podia dizer: “oh!”;
· Atenção é demonstração de valor, cuidado e importância.

Conclusão:
· Se você começasse tudo de novo como seria sua família;
· Você pode começar, se você ainda não perdeu seu cônjuge ou filhos ainda é tempo, comece agora!
· Os vencedores não são aqueles que nunca falham, mas aqueles que nunca desistem.
· Não desista de sua família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!