quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

O Crescimento Espiritual Não Acontece por Acaso

Tema: o crescimento espiritual não acontece por acaso
Introdução
· Muitas pessoas pensam que o crescimento espiritual é automático uma vez que a pessoa creu em Cristo. Obviamente isso não é verdade.
· Crescimento espiritual não acontece só porque você é salvo, mesmo que você freqüente os cultos regularmente.
· As igrejas estão cheias de pessoas que têm freqüentado a igreja a vida inteira e ainda são como crianças espirituais.

Para crescermos na vida espiritual precisamos entender algumas coisas:

1) O crescimento espiritual deve ser intencional
· Crescimento espiritual não é automático com o passar do tempo.
· O autor de Hebreus, de uma maneira triste, diz: “Depois de tanto tempo, vocês já deviam ser mestres, mas ainda precisam de alguém que lhes ensine as primeiras lições dos ensinamentos de Deus.” (Hb 5.12).
· Milhões de cristãos ficaram velhos sem estarem espiritualmente maduros.
· A verdade é que crescimento espiritual requer compromisso.
· A pessoa deve querer crescer, decidir crescer e fazer um esforço para crescer.

2) Discipulado começa com uma decisão
· Não precisa ser uma decisão complexa, mas tem de ser sincera.
· Quando os discípulos decidiram seguir a Jesus Cristo eles não entendiam todas as implicações de sua decisão.
· Eles simplesmente expressaram o desejo de seguir. Jesus pegou essa simples, mas sincera decisão, e construiu sobre ela. Filipenses 2.12-13 diz: “... continuem trabalhando com respeito e temor a Deus para completar a salvação de vocês. Pois Deus está sempre agindo em vocês para que obedeçam à vontade dele....”.
· Observe que o texto nos diz “trabalhando (…) para completar a salvação…” Não há nada que você possa acrescentar à salvação que Jesus providenciou para vocês.
· Paulo está falando às pessoas já salvas sobre crescimento espiritual nessa passagem.
· O que é importante a se observar aqui é que Deus tem uma parte em nosso crescimento, mas nós também temos a nossa. Devemos fazer um esforço intencional para crescer.
· Tornar-se semelhante a Jesus é resultado dos compromissos que fazemos.
· Nós nos tornamos àquilo que nos comprometemos – sem compromisso para crescer, qualquer crescimento que ocorra será circunstancial, não intencional.
· O crescimento espiritual é muito importante para ser deixado às circunstâncias.
· Precisa ser intencional e não incidental.
· Crescimento espiritual que leva à maturidade começa com o tipo de compromisso descrito em Romanos 6.13: “... entreguem-se completamente a Deus – cada parte do seu ser – pois vocês foram libertados da morte e querem ser ferramentas nas mãos de Deus, para serem usados para seus bons propósitos.”

3) Crescimento espiritual não é uma questão de privacidade
· Alguns de nós hesitam em comprometer-se com um plano intencional de crescimento espiritual dos membros de nossa congregação, porque acreditam que esta é uma questão privativa e pessoal.
· Em vez de interferir, escolhemos permitir que cada pessoa desenvolva sua própria forma e tenha seu plano de crescimento. Esta é uma aberração da verdade.
· A idolatria do individualismo tem influenciado mesmo nessas questões ligadas ao crescimento espiritual.
· Muito do ensino sobre formação espiritual é centrado e focalizado na pessoa em si, sem qualquer referência ao relacionamento com outros cristãos. Isto é inteiramente não-bíblico e ignora muito do Novo Testamento.
· A verdade é que cristãos precisam de relacionamentos para crescer. Não crescemos no isolamento. Nós nos desenvolvemos no contexto da comunhão com outros.
· Por muitas vezes no Novo Testamento encontramos esta verdade básica: crentes precisam de relacionamentos com outros para crescerem! Hebreus 10.24-25 diz: “Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a terem mais amor e a fazermos o bem. Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário animemos uns aos outros...”

Conclusão:
Deus quer que cresçamos em família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!