terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

As Implicações do Batismo

AS IMPLICAÇÕES DO BATISMO
“batizando-os em nome do Pai e do Filho, e do Espírito Santo" (Mt 28:19)

A ordenança do batismo é riquíssima em seu significado e implicações.

1. IDENTIFICAÇÃO COM A OBRA DA CRUZ
· O batismo é uma declaração pública de fé. Jesus disse: "Aquele que me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai, que está nos céus" (Mt 10:32).
· Ao ser batizado o novo crente está confessando que crê na obra redentora de Cristo, em sua encarnação, morte e ressurreição.
· Está dizendo também que se identifica com ele em sua morte e ressurreição (Rm 6:3, 5).

2. DECISÃO DE MORRER PARA O PECADO
· A conversão é uma decisão de morrer para o pecado e viver uma nova vida para Deus.
· O ato do batismo traz essa conotação de sepultamento e novo nascimento. Paulo diz: "Fomos pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida' (Rm 6:4); e ainda: "Considerai-vos, pois, mortos para o pecado. mas vivos para Deus, em Jesus Cristo' (Rm 6:11).
· Por isso mesmo, só faz sentido batizar aqueles que tomaram uma firme decisão de romper com a velha maneira de viver.

3. CONVERSÃO DA FÉ NA TRINDADE
· Jesus ordenou que fizéssemos discípulos, batizando-os em nome do Pai e do Filho, e do Espírito Santo" (Mt 28:19).
· Ora, aqueles que aceitam esse batismo estão confessando sua fé na Trindade Santa, a existência de um só Deus manifestado na unidade de três Pessoas distintas.
· Não por coincidência, quando Jesus foi batizado no Jordão, ocorreu uma das manifestações mais claras da Trindade registradas na Bíblia. O único e verdadeiro Deus se manifestou ao mesmo tempo nas três pessoas distintas: enquanto o Filho saia das águas do Jordão, o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corpórea de pomba e o Pai se revelou através de uma voz vinda dos céus (MI 3:16, 17).

4. SENHORIO EXCLUSIVO DE CRISTO
· Outra séria implicação do batismo é a aceitação do senhorio exclusivo de Cristo.
· Os apóstolos costumavam batizar os novos convertidos invocando o nome do Senhor Jesus (At 8:16; 19:5).
· Muitos, no decorrer da História Cristo, têm pagado com o próprio sangue, tornando-se mártires por assumirem Jesus como Senhor Absoluto de suas vidas, renegando todos os outros deuses e ídolos.

5. REVESTIMENTO ESPIRITUAL
· Há um poder no batismo. Paulo afirma “quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes “(GI 3:27).
· Esse revestimento fala de uma confirmação da identidade de filho de Deus. “Este é meu Filho amado, em quem me comprazo"(Mt 3:17).
· Um paralelo muito interessante é traçado por Paulo entre a circuncisão de um israelita e o batismo de um cristão. Eis suas palavras: "Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne que é a circuncisão de Cristo, tendo sido sepultados, juntamente com ele, no.batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos" (CI 2:11,12).

6. INSERÇÃO NA IGREJA
· Ao ser batizado com água, o novo crente é também batizado no corpo de Cristo, ou seja, é inserido como membro da igreja do Senhor (1Co 12:3).
· No dia de Pentecostes, após a pregação de Pedro. Uma multidão se converteu. A Bíblia diz: "Assim que, os que receberam sua palavra foram batizados, e se acrescentaram naquele dia quase três mil almas" (At 2:41).
· Note que os que eram contados na igreja primitiva eram os que davam o passo de obediência do batismo.
· Portanto, ao ser batizado, a pessoa não está apenas confirmando seu compromisso com o Senhor, mas também com a igreja. Seu corpo na terra.

REQUISITOS PARA SER BATIZADO

Temos visto o significado do batismo, mas é importante reafirmar que ele não tem nenhum poder te não for precedido por arrependimento e fé. Por isso mesmo, não há nenhum sentido em se batizar crianças, visto que elas não podem tomar tais posicionamentos. Disse Jesus que dos tais é o reino dos céus “(Mt 19:14). £m todo o Novo Testamento não encontramos sequer um exemplo de "criança sendo batizada. O próprio Jesus o fez com a idade madura de trinta anos. A inocência natural dos pequeninos não os coloca sob nenhum tipo de juízo ou condenação.

1, ARREPENDIMENTO - Arrependimento é o primeiro pré-requisito para o batismo (At 2:38). Já vimos que isso implica em mudança de vida e não' apenas declaração verbal. O próprio João Batista, que batizou Jesus no Jordão, ao ver os fariseus e saduceus vindo para o mesmo fim, disse-Ihes: "Raça de víboras. Quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento” (M--i'3:7. 8). É necessário, pois, que a igreja seja zelosa em preparar os novos crentes, anunciá-lo-eis o evangelho com clareza e comprovando sua mudança de vida, confirmando os fruto do arrependimento, antes de fazê-los descer às águas. -

2. FÉ - O segundo pré-requisito é crer.Sem fé e impossível agradar a Deus" (Hb 11:6) e gozar da salvação (Ef 2:8). Aquele que é batizado sem uma fé genuína no Senhor Jesus é semelhante ao que coloca uma aliança na mão esquerda sem nunca ter se casado. O símbolo visível não tem nenhum valor sem a experiência. A pessoa precisa, portanto, crer de todo o coração (At 8:36-39) e estar segura da obra que Cristo realizou em seu favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!