sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

IGREJA - Uma Comunidade de Amor


IGREJA, UMA COMUNIDADE DE AMOR
2 Tessalonicenses 1.3-4

Com certa freqüência podemos ver nas igrejas o amor, o respeito e a consideração pelos outros como sendo virtudes raras, e talvez você até conheça alguma igreja assim. Os cristãos já não mais vivem como se fizessem parte da mesma família. A igreja, que foi estabelecida como uma comunidade de amor está sofrendo uma descaracterização. Muitos a enxergam como uma empresa que realiza “atividades religiosas”.


Nos dias de hoje, muitos cristãos enxergam a igreja, meramente, como um local geográfico onde se reúnem, alguma vez da semana, para satisfazer alguma necessidade religiosa. São poucos os que vêem a igreja como uma comunidade de amor, em que as pessoas se importam, ajudam e encorajam umas as outras. São poucos os que vêem a igreja como uma família formada por irmãos e irmãs se esforçando para conseguirem juntos tornar-se parecidos com Cristo.


O apóstolo Paulo escreveu uma carta, praticamente toda ela, dedicada a mostrar, aos cristãos, a grandeza do propósito de Deus para a igreja. Na carta endereçada aos efésios, Paulo trata da realidade da igreja, e, conseqüentemente, também do modo como os cristãos devem se relacionar entre si, como membros de uma comunidade de amor. Em Efésios 5.21, Paulo escreveu aos cristãos: “Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo”. Por quê? Porque a igreja é uma comunidade de amor, devemos nos sujeitar uns aos outros. Dessa forma precisamos aprender algumas lições:

1. Devemos renunciar as nossas vontades em favor uns dos outros
Quando o apóstolo Paulo diz que, na igreja, devemos nos sujeitar uns aos outros, ele não está dizendo que as pessoas devem, obrigatoriamente, fazer as vontades uns dos outros. Pelo contrário, a idéia trazida por essa palavra é a de uma família, em que os irmãos, voluntariamente, renunciam as suas próprias vontades em favor uns dos outros. Paulo tem em mente uma comunidade de amor, em que as pessoas, por se amarem, desejam o melhor umas para as outras. E, porque desejam o melhor umas para as outras, elas têm a liberdade de abrirem mão das próprias vontades em favor uns dos outros.Devemos, sempre que possível, abrir mão das nossas próprias vontades em favor uns dos outros, e, conseqüentemente, em favor da comunidade de crentes, que é a igreja. Portanto, acima da nossa vontade, deve estar o nosso amor uns pelos outros. Para se ter uma idéia desse tipo de amor que os irmãos devem ter entre si, pense na sua mãe. Se, por exemplo, a sua mãe for levada ao hospital e telefonarem para você informando o acontecido e chamando-o para se encontrar com ela, qual será a sua atitude? Você ficará em casa, dormindo? Ou você irá se encontrar com a sua mãe? Certamente, por causa do amor, você irá renunciar à sua vontade de ficar dormindo em casa e irá se encontrar com a sua mãe. Esse deve ser o tipo de amor a ligar os cristãos dentro da igreja. Imagine, por exemplo, que um crente está ajuntando dinheiro para comprar um som. E, de repente, ele recebe o telefonema de uma pessoa, dizendo que a casa do irmão fulano de tal foi assaltada; e que levaram tudo da casa dele; e que um grupo de pessoas está se reunindo para fazer um mutirão a fim de comprar o que os ladrões levaram. Qual deve ser a atitude daquele crente? A atitude daquele crente deve ser a de compaixão e a de se oferecer para fazer parte do mutirão, ainda que, para isso, naquele momento, ele abra mão do som que desejava comprar. Devemos, sempre que possível, abrir mão das nossas vontades em favor uns dos outros.

2. Devemos renunciar os nossos direitos em favor uns dos outros
Porque a igreja é uma comunidade de amor, devemos renunciar os nossos direitos em favor uns dos outros. Jesus numa ocasião, Ele, que era o mestre, se levantou e decidiu lavar os pés dos seus discípulos. Aquela tarefa não deveria ser realizada por Jesus. Ele, mais do que todos, tinha o direito de permanecer assentado, esperando que alguém viesse lhe lavar os pés. Contudo, Ele renunciou ao seu direito de permanecer assentado e decidiu, Ele mesmo, fazer o trabalho dos servos. Infelizmente, muitos crentes não têm a mesma atitude de Jesus. Decidem permanecer assentados, inflexíveis, esperando que as pessoas façam o que eles querem. Têm grandes dificuldades de abrirem mão dos próprios direitos. Acham que, se têm direitos, então, esses direitos precisam, necessariamente, ser observados e concretizados. As pessoas têm dificuldade de renunciar o seu direito em favor do outro.
Em algumas situações, um membro marca uma visita do pastor em sua casa. Contudo, por algum motivo, o pastor fica impossibilitado de fazer a visita naquele dia marcado. E, por causa disso, a ovelha fica magoada com o pastor. Ela não consegue aceitar que o pastor não tenha podido visitá-la naquele dia. Ela não consegue renunciar àquele seu direito de visita. Antes, ela fica amargurada com o seu pastor e começa a falar mal dele. Uma situação de visita que não pôde se concretizar acaba se tornando mais importante do que o relacionamento entre ovelha e pastor, entre irmão e irmão. E, pouco a pouco, por causa de acontecimentos assim, a igreja vai se descaracterizando, e deixando cumprir a sua vocação: a de ser uma comunidade de amor, um lugar em que as pessoas se sujeitam umas às outras.

Conclusão


A igreja é uma comunidade de amor, formada por homens e mulheres, salvos pelo sangue de Jesus Cristo, e adotados na família de Deus. Portanto, a primeira característica da igreja é o amor com que as pessoas devem amar-se mutuamente. Se o amor deixar de existir, e as pessoas vierem a se tornar egoístas, materialistas, individualistas e fechadas em si mesmas, a igreja vai deixar de existir com tal. A igreja vai sofrer uma descaracterização. Ela vai se tornar, simplesmente, uma empresa religiosa ou uma personalidade jurídica.
Mas, porque a igreja é uma comunidade de amor, devemos nos sujeitar uns aos outros: devemos abrir mão das nossas vontades e direitos em favor uns dos outros. Essa é a Palavra de Deus para nós. Por isso, agora mesmo, se você estava deixando de se sujeitar aos seus irmãos, mude de atitudes e comece a experimentar o amor de Deus na sua vida.

Oração

Pai, eu quero viver para Ti e para minha igreja, onde está minha família de fé, meus irmãos e irmãs. Eu quero ser usado e transformado, para que através da minha vida, meu pequeno grupo e minha igreja se torne a cada dia uma comunidade de amor, nas palavras e no comportamento. Me ensine a viver mais para os outros, a me doar mais pelos outros. Abençoe minha igreja, em nome de Jesus. Amém




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!