quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Uma Edificação Prudente


Texto: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha” (Mt 7.24)

Tema: Uma Edificação Prudente
Afirmação teológica: Deus deseja edificar base santa e fiel em seu coração.
Frase de transição: A edificação de uma vida cristã prudente:


1. Uma Edificação Baseada na SABEDORIA
· Quando as bases de sua vida estão bem fundamentadas, todo o resto sobrevive aos temporais;
· No sermão do Monte Jesus trata de vários assuntos referentes à FÉ e à PRÁTICA; (Mateus 7.15) “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores”.
· Os falsos profetas têm obras, mas não tem prática da Palavra; “pois surgirão falsos profetas operando grandes sinais e prodígios” (Mt 24.24).
· A vida cristã sem a prática da Palavra é uma hipocrisia, falsidade; (Mateus 6.16) “Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa”.(upokrithv = ator, artista, dissimulador, impostor).
· Para termos uma verdadeira fé é necessário prática da Bíblia (Tg 1.21-27);
· Não há melhor e mais poderoso fundamento para sua vida do que a PALAVRA DE DEUS;
· Um homem “prudente” (fronimov) inteligente, sábio;
· O fundamento da sabedoria espiritual está na prática da Palavra de Deus.

2. Uma Edificação Baseada em CRISTO
· edificou a sua casa sobre a rocha{petra}
· (Mt 6.16-18) “Também eu te digo que tu és Pedro(petrov), e sobre esta pedra(petra) edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.
· Ser cristão não significa, necessariamente, ser de Cristo! (Judas) (M 7.21-23);
· O inferno foi criado para crentes nominais; (fariseus: um dos principais grupos religiosos dos judeus, doutores da lei; saduceus: um poderoso grupo religioso dos israelitas; sumo–sacerdote: chefe de todos os sacerdotes e presidente do Sinédrio {tribunal religioso judaico}; Levita: ajudava no serviço do templo; escribas: escritores da lei).
· Quem aprende a Bíblia, mas não pratica seus mandamentos, não é de Cristo! (1Co 5.17) “se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. (João 15:14) “Vós sois meus se fazeis o que eu vos mando”. (“se” – conjunção subordinativa condicional)
· Quando uma vida não pratica a Palavra de Deus sua não está em Cristo, mas no mundo;
· A falta da prática da Palavra de Deus credencia os filhos do diabo (1Jo 3.10) “A diferença clara que existe entre os filhos de Deus e os filhos do Diabo é esta: quem não faz o que é correto ou não ama o seu irmão não é filho de Deus”.


Conclusão:
· A sabedoria de um crente é determinada pela construção de seu caráter cristão;
· O caráter cristão só será construído pela prática da Palavra de Deus;
· Uma vida baseada em Cristo não se edifica pelo título, mas pelo estilo de vida cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!