quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Restaurando Bênçãos


Texto: 2Cr 7.14-15,19-20: “14 se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. 15 Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar..... 19 Porém, se vós vos desviardes, e deixardes os meus estatutos e os meus mandamentos, que vos prescrevi, e fordes, e servirdes a outros deuses, e os adorardes, 20 então, vos arrancarei da minha terra que vos dei, e esta casa, que santifiquei ao meu nome, lançarei longe da minha presença, e a tornarei em provérbio e motejo entre todos os povos.”

Tema: Restaurando as bênçãos
Introdução:
· A grande construção do templo em Jerusalém (Cap. 3);
· A dedicação do templo com: 120 mil ovelhas, 22 mil bois sacrificados em 7 dias (7.5,8);
· Mas toda esta festa não era suficiente para “convencer” Deus a aceitar e abençoar a vida deles;
· Mas o povo não era abençoado: às vezes sentimos Deus muito longe de nós!
· Às vezes tentamos convencer Deus oferecendo nossas “coisas”;

Quero te apresentar três condições para a restauração das bênçãos de Deus na sua vida:

1. Sacrifício Pessoal DEDICADO A DEUS
“se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar” (14ª)
· Nosso sacrifício pessoal agrada mais a Deus que nossas ofertas, nossas festas;
· Nosso sacrifício pessoal exige humilhação (Mt 23.12: “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado”, Dn 10.12: “Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim.”);
· Nosso sacrifício pessoal exige oração; (Mt 26.42-46 – Jesus no Getsêmani).
· Enquanto você dorme o inimigo se aproxima com dados inflamados para te destruir.
· Nosso sacrifício pessoal exige busca. “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jr 29.13).

2. Conversão Individual SOMENTE A DEUS
“e se converter dos seus maus caminhos” (14b)
· Às vezes esperamos que os outros mudem de atitude para só depois entregarmos nossa vida a Jesus;
· O chamado à conversão é feito por Deus 14 vezes na Bíblia, mas é uma decisão pessoal;
· Conversão: mudança de atitude, de rumo, de vida, de um rumo errado para um certo;
· Assim, a conversão é diária – precisamos nos converter a cada dia de nossa vida. “Convertei-vos, pois, ó filhos de Israel, àquele de quem tanto vos afastastes.” (Is 31.6);
· Pecamos diariamente, precisamos de um renovo a cada amanhecer.

3. Firmeza nos Propósitos de Deus
“se vós vos desviardes, e deixardes os meus estatutos e os meus mandamentos” (19);
· Uma atitude passiva, condicional e pessoal de não viver nos trilhos dos propósitos de Deus;
· A responsabilidade de viver para Deus ou longe dEle é exclusivamente sua;
· Essa é uma das poucas atitudes que você tem possibilidade de tomar e ninguém pode fazer por você; “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti” (Sl 119.11);
· Deus não precisa provar o quanto Ele é bom, te ama, e deseja sua salvação;
· O ônus não é o da prova, mas o da sua fé.

Conclusão
· A humanidade procura de uma religiosidade para satisfazer a si, mas não para encontrar a Deus;
· Às vezes fazemos cultos “para Deus”, mas no coração queremos agradar a nós mesmos;
· Suas bênçãos secaram? Seus sonhos foram frustrados?
· O que Deus espera de você, sua vida, sua caminhada?
· Até que ponto você tem se sacrificado para ser encontrado(a) fiel?
· Deus quer restaurar as Suas bênçãos na sua vida, família, etc! não depende mais dEle, mas de você! TOME HOJE MESMO SUA DECISÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!