quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Deus tem um Propósito por Trás de Cada Problema (1)

“… pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.” 2 Co 4:17

Deus usa as circunstâncias para desenvolver nosso caráter. De fato, Ele depende das circunstâncias para nos moldar na semelhança de Cristo mais até que na Bíblia, porque nós enfrentamos problemas 24 horas por dia. Mesmo que você gaste 3 horas por dia em leitura bíblica, ainda assim sobram 21 horas de circunstâncias que Deus pode usar.

Jesus nos adverte que teremos problemas no mundo. Tiago acrescenta que eles são imparciais, imprevisíveis e aparecem em diferentes sabores, e Pedro nos assegura que eles são normais. Ninguém está imune à dor ou livre do sofrimento, e ninguém passa pela vida livre de problemas. A vida é uma série de problemas. “Meus queridos amigos, não fiquem admirados com as duras provas de aflição pelas quais vocês estão passando, como se alguma coisa fora do comum estivesse acontecendo." 1 Pe 4:12.

Você deve esperar quatro tipos de problemas na vida:

· Provações são designadas por Deus para nos levar para perto dEle e constroem nosso caráter.
· Tentações são determinadas pelo Diabo para nos levar para distante de Deus e destruir nosso caráter.
· Transgressões são dores causadas pelos pecados dos outros.
· Dificuldades e problemas são geralmente, mas nem sempre, conseqüências de nossas escolhas pecaminosas.
Provérbios nos dá uma lista longa de pecados que nos trazem problemas, como a impaciência, desonestidade, egoísmo, temperamento agressivo, e até mesmo o falar em demasia. Também nos diz que a sabedoria nos previne dos problemas. Em qualquer tempo que ignoremos os princípios de Deus, nós eventualmente sofreremos as conseqüências. Sempre o que semeamos, ceifaremos.Deus nos deu a liberdade para fazer escolhas, mas nós não somos livres para também escolher as conseqüências dessas escolhas. Davi orou: “Estou cercado de muitas tribulações... Meus pecados me dominam".

As pessoas geralmente confundem estes quatro tipos de problemas acusando Deus pelas conseqüências naturais de suas escolhas erradas, ou acusam o diabo pelas circunstâncias que foram realmente planejadas por Deus. Deus nunca nos tenta a pecar, mas Ele testa nosso caráter continuamente.
Quando você se defrontar com um problema, tente, primeiramente, determinar qual é a fonte que origina tal problema. Jonas se deparou com uma tempestade porque ele desobedeceu a Deus. Paulo se deparou com uma tempestade porque outros desobedeceram a Deus. Mas os discípulos enfrentaram uma tempestade porque haviam obedecido a Deus! As tempestades de sua vida podem ser uma prova, uma tentação, uma transgressão, ou conseqüência de dificuldades. Cada uma delas requer diferentes respostas.

Se você for o responsável pela sua dificuldade, você precisa se arrepender. Se for uma tentação de Satanás, você deve resistir. Se for uma ofensa de outros contra você, então você precisa liberá-la através do perdão. Mas se o problema for uma provação de Deus, você precisa relaxar e confiar em Deus.

Busque em Deus sabedoria para sobreviver com fé diante dos seus problemas. Às vezes as pessoas reagem de modo tolo quando passam por problemas, dando a eles valores que realmente não o tem, outros dão um tamanho infinitamente maior ao que realmente seu problema tem. Quando você passar pro problemas, confie no Senhor, seja qual for a fonte de seus problemas, o Senhor prometeu que estará com você, por isso, nunca desista, os fracos é que desistem sempre, sua fé te fortalecerá, e os braços fortes do Senhor te levará vitoriosos até um lugar seguro, longe de seus problemas. Confie sempre no Senhor. “Quando você atravessar águas profundas, eu estarei ao seu lado, e você não se afogará. Quando passar pelo meio do fogo, as chamas não o queimarão.” (Isaias 43.2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!