terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

FORTALECENDO A FAMÍLIA - Para Que Serve a Família

Série: Fortalecendo Sua Família - Parte 1 de 4

Texto Básico: Genesis 2: 18,24
Introdução:

· Nós estamos começando uma nova série de mensagens hoje.
· Há muitas forças mudando o cenário da família. Há muitas vozes lá fora dizendo que a família acabou, que não é mais relevante, que está ultrapassada, que é uma coisa do passado.
· A família não acabou! Ela está apenas fragilizada e necessita ser fortalecida.
· Na televisão eles raramente mostram uma família normal em nossos dias. Eles têm todos os tipos de aberrações, mas apresentar uma família normal que é bom, só muito raramente.
· O que a Bíblia tem a dizer acerca da família?
· Vamos começar bem no início hoje, olhando para o princípio de tudo em Gênesis. Quando você tem dúvida é melhor consultar o manual do fabricante, voltar à criação e ver o que a Bíblia diz sobre o que é a família.

Gn. 2.18 e 24 - "Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea. Portanto, deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne."

Você precisa perceber duas coisas:

1. A família foi idéia de Deus. É instituição dEle de tal maneira que ela sempre existirá, pois foi inventada para ser os blocos que constroem a sociedade.
2. Deus criou Adão, colocou-o em um ambiente perfeito. Adão tinha tudo o que queria, mas Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só." Isto ainda é verdade seja você casado ou solteiro. Pessoas foram feitas para pessoas. Nós precisamos de relacionamentos. Seja você casado ou solteiro, você precisa ter um relacionamento profundo e ter pessoas que se preocupem com você. O homem não foi feito para ficar sozinho. Por isso Deus criou a família. Depois Ele olhou e disse: "Agora é bom."

"Para que serve a família?" Este é o tema da nossa mensagem hoje. Para que serve a família? Há cinqüenta anos atrás não era necessário falar sobre isso. Era algo assumido. Todos sabiam para que servia a família. Muitas pessoas não têm a menor idéia do que representa a família hoje.

Frase de Transição: os propósitos de Deus na criação da família:

1. A FAMÍLIA É UM ABRIGO NAS TEMPESTADES

· Todos enfrentamos tempestades na vida porque a vida é difícil.
· As coisas nem sempre são do jeito que planejamos.
· Nós precisamos de um lugar de estabilidade, proteção e segurança. (Pv 14.26)
· A Bíblia diz que Deus criou a família para ser um abrigo nas tempestades.
· Há três tipos de tempestades que enfrentamos hoje. Existem muitas: tempestades financeiras, físicas, emocionais, intelectuais, morais.

1. Mudanças. Todos passamos por mudanças na vida. Quando as mudanças da vida acontecem, eu preciso de um refúgio contra a tempestade.
2. Fracassos. Você não será sempre um vencedor na vida. Vocês podem lidar muito melhor com os fracassos na vida se vocês podem chegar em casa e ter alguém que os abrace e que os conforte, onde haja um abrigo nos dias de tempestade. (Ec 4.9-10)
3. Rejeição. Esta é provavelmente uma das tempestades mais difíceis que temos na vida. Nós odiamos sermos rejeitados, diminuídos, ridicularizados e criticados. Se você não tem alguém em casa que possa reafirmar você, dizer algo positivo à seu respeito, isto pode causar uma ferida emocional que dura a vida toda. Nós precisamos de um abrigo contra a tempestade quando as pessoas nos diminuem e nos rejeitam.
· O ideal de Deus é que os lares sejam abrigos em tempos de tempestade.


2. A FAMÍLIA É UM CENTRO DE APRENDIZADO PARA A VIDA

· A família é a escola onde nós ensinamos e aprendemos ao mesmo tempo: crescemos juntos (Sl 144.12);
· Nós aprendemos muito com nossas famílias. Há três coisas que você não vai sair de casa sem elas:
1) Relacionamentos. Você aprende a se relacionar com pessoas em sua casa.
2) Caráter. Muito do que você é você basicamente herdou de seus pais.
3) Valores. Nós aprendemos acerca do que é realmente importante para nós - nossos valores (Dt 6.6-7).

3. A FAMÍLIA É UM LUGAR PARA BRINCAR

· É um local para diversão, um abrigo para a felicidade, um lugar para descansar e festejar, um lugar para se divertir. É um lugar para deitar, relaxar, acalmar-se e aproveitar a vida. É isto que falta em muitos lares. Ec 9.9) (Pv 5.18: “alegre-se com a sua mulher, seja feliz com a moça com quem você casou”)
· A família que brinca e se diverte unida permanece unida. Há muitos lares em que o problema básico é que eles precisam descontrair! Isso começa com os pais. Descontraia e se divirta com as suas crianças. Relaxe e aproveite.
· As crianças são engraçadas por natureza.
Você tem se divertido com seus filhos? Você tem se alegrado com sua família? Se você não se diverte com os seus filhos, não fique surpreso se quando eles crescerem eles não se preocuparem em vir mais visitá-los. Quanto mais feliz e alegre, mas forte será sua família.

4) A FAMÍLIA É ONDE APRENDEMOS A SERVIR A DEUS E AO PRÓXIMO

· Você provavelmente nunca pensou na sua família como um time ministerial que trabalha junto à serviço de Deus. Você e sua esposa, ou você e seu marido, ou se você tem filhos em casa, formam um time ministerial.
· A base mais importante para a unidade, alegria e harmonia na família pode ser encontrada em At. 16.34b
· Quando a sua família inteira passa a conhecer ao Senhor, e amar ao Senhor, e servir ao Senhor, este é um fator unificador.
· A alegria vem quando a família toda passa a crer em Deus. Não existe nada mais interessante para mim do que sentar na igreja e ver minha família cantando para o Senhor e cantar com eles louvores a Deus. Nada faz mais para o meu coração do que saber que eu tenho uma outra geração atrás de mim que amará a Jesus.
· Nada é mais importante para mim como uma pai do que saber que a salvação de meus filhos está assegurada e que nós estaremos juntos no céu. Faça isto uma prioridade em sua vida.
· Se a sua família já é cristã, o que você deve fazer? Transforme-a num time de serviço a Deus.
· Eu desafio você a dedicar o seu lar a Deus. Talvez, será um lugar que hospedará um grupo de estudo bíblico. Dedique o seu lar a Deus.

Conclusão:
· Meu pensamento é que todas as famílias precisam ser fortalecidas.
· Tudo o que Deus disse para fazer na família natural, biológica, nós temos que fazer como igreja.
· A igreja há de ser um abrigo contra as tempestades;
· Um centro de aprendizado para a vida;
· Um lugar onde você se diverte e tem comunhão e uma plataforma de lançamento para o ministério.
· Se você não tem uma família natural próxima onde você vive, faça desta igreja a sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!