quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

FORTALECENDO A FAMÍLIA - Restaurando a Harmonia no Lar

Série: Fortalecendo Sua Família - Parte 2 de 4

Tema: Restaurando a Harmonia no Lar

Texto Básico: Marcos 3.25
Introdução:

· Nós estamos em uma série intitulada "Fortalecendo Sua Família". Hoje vamos ver como restaurar a harmonia em seu lar.
· Há cinco causas comuns de conflito no casamento: dinheiro, sexo, filhos, comunicação e parentes.
· Eu penso que deveria haver uma lei obrigatória para que qualquer pessoa antes se casar, fosse ensinada acerca de gerenciamento de conflitos.
· Conflito é inevitável! Nós temos diferentes desejos, gostos, interesses, talentos, habilidades, temperamentos.
· Portanto, vamos entrar em colisão, pois somos diferentes.

Frase de Transição: para resolver seus conflitos você precisa entender:

1. AS CAUSAS DO CONFLITO

· A causa do conflito são os desejos que lutam entre si. Eu quero o que quero. Você quer o que você quer. Temos necessidades que competem entre si, interesses que competem entre si. (Tiago 4.11)
· Nós somos diferentes em nossos temperamentos. Na medida em que o relacionamento se desenvolve no casamento, conflitos se tornam inevitáveis.
· Quando nos casamos criamos muitas expectativas irrealistas no dia do seu casamento.
· Três estágios do casamento (secular): A Lua de mel feliz, a festa acabou, vamos entrar num acordo.
· Conflitos são inevitáveis.

2. COMO VOCÊ NORMALMENTE REAGE AO CONFLITO?

Geralmente reagimos de uma dessas cinco maneiras:

"Minha maneira" - Esta é uma maneira de reagir. Faço valer a minha vontade até que você desista. Estou totalmente certo e você totalmente errada. Minha maneira é a única maneira." Alguns de vocês lutam desta maneira em seus casamentos.
"De nenhuma maneira" - Esta diz: "Eu bato em retirada. Evito o conflito. Ignoro o problema. O problema nunca é resolvido se você vive se afastando do conflito.
"Sua maneira" - Eu desisto, finjo que estou surdo, ou que estou morto. É uma maneira muito pacífica de viver, mas é também uma maneira altamente frustrante de viver.
"Das duas maneiras" - Eu chego a um acordo. Desisto de um pouco. Você desiste de um pouco. Você ganha um pouco e você perde um pouco. Esta maneira é melhor do que as outras três.
"Nossa maneira" - Nós trabalhamos em nossos alvos mútuos juntos. Eu não apenas me preocupo em resolver o problema, mas me preocupo também em cuidar do relacionamento e me preocupo com você.

3. A RESOLUÇÃO DO CONFLITO

Eu gostaria que olhássemos na Bíblia e víssemos oito passos para resolver o conflito daquela maneira.

1º. Torne-se um cristão
· Torne-se um cristão. Este é o início. Entregue a sua vida a Cristo. Você não pode ter paz com outras pessoas enquanto você não está em paz primeiramente com Deus.
· A Bíblia nos diz que se eu não entreguei a minha vida a Cristo, estou em guerra com Deus.
· Muitos casamentos teriam seus problemas resolvidos se os membros da família se reunissem em torno do trono da graça de Deus e entregassem suas vidas a Jesus Cristo. Haveria harmonia, unidade.
· Por favor, não adie esse passo mais. Este é o fundamento. Faça isso hoje mesmo. Abra o seu coração para Jesus Cristo e seja um crente.

2º. Converse com deus sobre o conflito
· Antes de conversar com a pessoa com quem você está triste, converse com Deus acerca do conflito.
· Muitos dos conflitos em nossas vidas acontecem porque criamos uma expectativa a respeito das pessoas.
· Se você ainda está solteiro, não saia à procura de alguém que preencha todas as suas necessidades. Você nunca vai encontrar tal pessoa. Olhe para Deus.

3º. Analise o problema
· Se pergunte: "Quanto desse problema é minha falta?" Antes de você sair acusando, atacando. (Mt 7.3,5);
· Problemas de família não são somente “meus” ou seus problemas, eles são “nossos” problemas;

4º. Marque uma conferência de paz
· Sente frente a frente com o seu cônjuge e converse sobre "Qual é o problema?". Conflitos raramente são resolvidos acidentalmente. São resolvidos deliberadamente, intencionalmente. Não acontecem ao acaso. Sente-se, encare o problema, planeje isso em sua agenda;
· A única maneira de resolver o conflito é encará-lo. Você tem que conversar sobre isso;
· Jesus estava falando acerca de ir a igreja e da prioridade de concertar as coisas com outras pessoas sobre o culto. (Mt. 5.23-24);
· Jesus está dizendo aqui para não ignorar conflito, mas encará-lo e resolve-lo;
· Você já teve uma briga no carro com o marido ou esposa, ou já falou mal de alguém da igreja, no caminho para a igreja? Algumas de nossas maiores brigas acontecem no carro a caminho da igreja;
· A Bíblia afirma que a desarmonia em casa impede que as nossas orações sejam ouvidas.

5º. Estabeleça as regras do jogo antes da briga
"As Batalhas dos Sete 'C's" e que de agora em diante estas coisas serão evitadas:
a) Nunca Compare. Não diga: "Porque você não é como 'fulano de tal'?" Deus fez cada pessoa singular;
b) Nunca Condene. Não use frases como "você sempre..."ou "você nunca...", "você tem que...";
c) Nunca Comande. Não termine uma discussão com o uso da força;
d) Nunca Confronte. Não ameace, não provoque um duelo. As três ameaças mais comuns no casamento são: Sexo, dinheiro e divórcio. São armas mortais. Estas coisas são a marca de imaturidade;
e) Nunca Condescenda. Nunca trate o seu cônjuge como se ele ou ela fosse realmente inferior a você;
f) Nunca Contradiga. Nunca interrompa o que a pessoa está dizendo no meio da frase;
g) Nunca Confunda. Mantenha o assunto. Não confundia as pessoas.

6º. Mude o seu foco
· Mude a atenção de si mesmo para a outra pessoa. Do egoísmo para o altruísmo. (Fp. 2.4-5)
· Qual foi o modo de agir de Jesus Cristo? Não foi o de procurar ser o número um, mas o de procurar o interesse de outros. A Bíblia diz para olharmos para o interesse de outros. Mude o foco.
· Pergunte-se a si mesmo quais são as necessidades do meu cônjuge? O que eu posso fazer para satisfazer tais necessidades?
· Use sempre essa frase: "Desculpe, eu estou sempre pensando só em mim mesmo..."
· Quando pessoas imaturas querem fazer prevalecer suas próprias maneiras e não estão pensando uns nos outros, o conflito é inevitável. Vai acontecer. A única coisa que precisamos é amadurecer!

7º. Peça por conselho
· Busque algum tipo de ajuda. Envolva uma terceira pessoa e peça por conselhos;
· Em todas as outras áreas da vida você não tem vergonha de buscar ajuda profissional. Médico, advogado, contador, pedreiro... Busque ajuda de algum conselheiro cristão! Não há motivo para estar envergonhado;
· E se meu cônjuge não estiver interessado em buscar ajuda? Vá sozinho(a). Pelo menos você pode crescer.
· Quanto custa a sua felicidade? Quanto ela vale? Quanto é que vale um lar onde haja harmonia e que você deseje estar depois do trabalho?

8º. Não desista
· Não abandone no meio de uma discussão. Termine suas lutas. Vá até o final. Resolva o seu problema. Resolver um conflito nunca é fácil. Há três estágios em um conflito.
a. Estágio Um é Reconhecimento: "Nós temos um problema!"
b. Estágio Dois é Reação: "É pior do que eu pensava." Esse é um estágio doloroso.
c. Estágio Três é Resolução: "O que podemos fazer a respeito disso?"
· O problema muitas pessoas saem e nunca resolvem o problema. Você tem que ter persistência.
· É necessário muita coragem para resolver conflitos quando todas as partes do seu corpo parecem gritar dentro de você dizendo: "Saia fora! Não suporte mais isso";
· É mais recompensador resolver um conflito do que dissolver um relacionamento;
· Você fará um ou outro: Resolver ou dissolver. Resolver um conflito é doloroso, mas a recompensa é muito maior do que simplesmente deixar o relacionamento morrer;
· É mais recompensador resolver um conflito do que dissolver um relacionamento.

Não desista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!