quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Você Foi Formado para Servir a Deus

Ministério: você foi formado para servir a Deus
Mt 23.11


Mas o maior dentre vós será vosso servo - o de meizwn umwn estai umwn diakonov

Propósitos: Adoração; Companheirismo; Discipulado; Ministério
· Para ser um servo você tem que incrementar a forma de pensar, mudar as atitudes.
· Deus está sempre mais interessado no porquê fazemos determinadas coisas do que como ou o que fazemos.
· Para se tornar um servo, você precisa pensar como um servo
· As atitudes são mais importantes do que as realizações.

Servos verdadeiros servem o Senhor com seis atitudes:

1) servos verdadeiros NÃO PENSAM em si mesmos

· Os servos verdadeiros focalizam os outros e não a si mesmos; esta é a verdadeira forma de humildade: não pensar pouco de nós mesmos, mas pensar pouco em nós mesmos.
· Quando paramos de nos centrar em nossas próprias necessidades, nós nos apercebemos das necessidades dos outros.
· Jesus "esvaziou-se a si mesmo por tomar a forma de servo". (Fp 2.7).
· Quando foi a última vez que você se esvaziou em benefício dos outros? Você não pode ser um servo se estiver cheio de si mesmo.
· Infelizmente, muito do nosso serviço é geralmente servir a nós mesmos. Servimos para que os outros gostem de nós, para que nos admirem, ou para alcançarmos algum objetivo de interesse pessoal. Isso é manipulação, não ministério.

2) Servos verdadeiros não usam Deus para seus propósitos

· Eles permitem que Deus os use para os Seus propósitos.
· A qualidade do desprendimento, como a fidelidade, é extremamente rara.
· Pensar como um servo é difícil porque me desafia no problema básico de minha vida: sou, por natureza, egoísta. Penso muito mais em mim mesmo.
· Negar-se a si mesmo é o centro do serviço. (Cristo)
· Podemos medir o coração de servo ao analisarmos o fato de como nós respondemos quando os outros nos tratam como servos.
· Como reagimos quando nos dão ordens, mandados ou somos tratados como inferiores? (MT 5:41)

3) Servos verdadeiros pensam como mordomos e não como donos

· Os servos se lembram que Deus é o dono de tudo. Na Bíblia, um mordomo era o servo de confiança que gerenciava uma determinada área. José na casa de Potifar.
· Como você está tratando os recursos que Deus confiou a você?
· Para se tornar um servo verdadeiro, você precisa clarear a idéia sobre o dinheiro em sua vida. Jesus disse: "Ninguém pode servir a dois senhores...” (Mt 6.24)
· Se você é um servo de Deus, não pode vacilar. Todo o seu tempo pertence a Deus. Ele insiste em dedicação exclusiva, nunca em fidelidade parcial.
· O dinheiro tem um grande potencial para tirar Cristo de sua vida.
· Muita gente não serve por causa do materialismo, mais do que por outra razão. Dizem: “Depois que eu alcançar meus objetivos financeiros vou servir a Jesus." Essa é uma decisão tola de que vão se lamentar por toda a vida.
· Quando Jesus é o seu Mestre, o dinheiro é que lhe serve, mas se o dinheiro é o seu mestre, você se torna um escravo dele. Riqueza certamente não é um pecado, mas falhar em usá-la para a glória de Deus é.
· Como você administra seu dinheiro afeta o quanto Deus pode abençoar sua vida.


4) servos Verdadeiros pensam sobre suas responsabilidades e não no que os outros servos estão fazendo


· Não comparam, criticam ou competem com outros servos ou ministérios. Estão bastante ocupados fazendo a obra que Deus lhes responsabilizou.
· Competição entre os servos de Deus é ilógica por muitas razões, estamos todos no mesmo time, o alvo é mostrar a bondade de Deus, não a nossa, temos diferentes áreas de ação e somos diferentes e exclusivamente moldados.
· Não há lugar para inveja entre os servos. Quando estamos ocupados servindo, não temos tempo para criticar. O tempo que gastamos criticando deveria ser usado para ministrar aos outros. Quando Marta reclamou a Jesus que Maria não estava ajudando com a comida, ela perdeu o coração de serva.
· O verdadeiro servo não reclama de injustiças, não fica melindrado, e não fica ressentido com os que não estão servindo. Apenas confiam em Deus e continuam servindo.
· Não é nossa tarefa avaliar os servos de outro mestre.
· Se você serve como Jesus, pode esperar ser criticado. O mundo, e até gente da igreja, não entende os valores de Deus. Os discípulos criticaram um dos mais belos gestos de amor mostrados a Jesus. Maria pegou o que tinha de mais valor, um perfume muito caro, e o derramou sobre Jesus.

5) Servos verdadeiros baseiam sua identidade em Cristo

· Lembram que são incondicionalmente amados e aceitos pela graça, assim não precisam provar seu valor quando são amedrontados nas questões inferiores da vida.
· Um dos exemplos mais profundos do servir baseado numa auto-imagem segura é Jesus lavando os pés de seus discípulos. (Jo 13.5) .
· Se você quer ser um servo, deve posicionar sua identidade em Cristo.
· Apenas as pessoas seguras podem servir. Quanto mais inseguro você for, mais você quer que os outros lhe sirvam, e mais vai querer aprovação deles.
· Quando você baseia seu valor e identidade na sua relação com Cristo, você se liberta da expectativa dos outros. Você torna-se livre para servir.
· Os verdadeiros servos não precisam colocar placas e troféus em seus muros para validar seu trabalho. 6) servos verdadeiros pensam no ministério como uma oportunidade, e não como uma obrigação

· Adoram ajudar as pessoas, suprir suas necessidades e cumprir o ministério.
· Eles “servem ao Senhor com alegria". Por que servimos com alegria? Porque amamos o Senhor, somos agradecidos pela sua graça, sabemos que o serviço é a forma do mais alto nível da vida, e Deus tem prometido uma recompensa.
· Jesus prometeu honrar e recompensar todos que O servem.
· Imagine o que aconteceria se apenas 10% de todos os cristãos no mundo levassem a séria sua responsabilidade de ser um servo verdadeiro.
· Imagine as coisas boas que poderiam ser feitas. Você está querendo ser uma dessas pessoas? Albert Schweitzer disse: "As únicas pessoas que são realmente felizes são aquelas que aprenderam a servir."

Conclusão:
· Você já pensou que está no mundo para servir;
· “Servir” é um dos propósitos pelo qual Deus criou você;
· Você encontrará a verdadeira realização e felicidade quando servir aos outros;
· Deixe de servir a você mesmo, e comece a servir ao Senhor, servindo a Sua Igreja e aos seus irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!