terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Consagração - O Que É

CONSAGRAÇÃO
1) o que é consagração; 2) por que o cristão deve se consagrar; 3) como o cristão se consagra

“40 Para os filhos de Arão farás túnicas, e cintos, e tiaras; fá-los-ás para glória e ornamento. 41 E, com isso, vestirás Arão, teu irmão, bem como seus filhos; e os ungirás, e consagrarás, e santificarás, para que me oficiem como sacerdotes. 42 Faze-lhes também calções de linho, para cobrirem a pele nua; irão da cintura às coxas. 43 E estarão sobre Arão e sobre seus filhos, quando entrarem na tenda da congregação ou quando se chegarem ao altar para ministrar no santuário, para que não levem iniqüidade e morram; isto será estatuto perpétuo para ele e para sua posteridade depois dele.” (Ex 28.40-43)

Introdução
· Basicamente os ensinos bíblicos nos apresentam todos os meios necessários para estarmos em conformidade e em aliança com Deus.
· Objetivamente o ato de consagrar-se a Deus exige mais de quem o quer, do que daqueles que simplesmente querem uma vida cristã comum;
· Não existe uma regra comum, uma receita para consagração – é individual;

LUTANDO CONTRA A CONDUTA DO PECADO – DESENVOLVENDO A PERFEIÇÃO
· 48 vezes a expressão “sem defeito” indicando o animal que seria sacrificado ao Senhor;
· Esta indicação apontaria para Cristo, o sacrifício “sem defeito” que tira o pecado do mundo. “mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo” (1Pe 1.19);
· Esta expressão também indica que o povo eleito de Deus seria um povo santo. “Salvador Cristo Jesus, 14 o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.” (Tt 2.14-15);
· “Sem defeito”: Mymt (tamiym): saudável, sem defeito, inocente, íntegro;
· Deus deseja que você seja sem defeitos – desenvolvimento da perfeição. “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus”.(Fp 3.12);
· O pecado só será vencido com muita luta contra ele. “na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue”(Hb 12.4). “Luta – agwnizomai - competir com adverários, lutar.
Conclusão: a consagração só será alcançada passo-a-passo quando você lutar contra o pecado.

VESTINDO ROUPAS SACERDOTAIS – vivendo um cristianismo autêntico
· Arão e seus filhos “vestiam” roupas especiais que os identificavam como “consagrados”;
· A consagração no NT implicava na dedicação de uma vida a Deus, e na aceitação de Deus;
· Se eles entrassem sem suas roupas sacerdotais diante do Senhor, eles morriam;
· As vestes têm implicações espirituais não materiais (Ap 7.13-17);
· Vivemos hoje um cristianismo “modista”, onde as pessoas vão à igreja como ao shopping; onde “ser um crente” deixou de significar “modelo”, “diferença”, “santidade”, “pureza”; “disseram a Pedro: Verdadeiramente, és também um deles, porque o teu modo de falar o denuncia.” (Mt 26.73);
· As roupas identificam uma cultura, uma época, uma moda;
· Um cristianismo autêntico e fiel identificará crentes honrados e modelos de Cristo para nossa geração; “...vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, ... e vos revistais (enduow - entrar numa roupa) do novo homem, criado segundo Deus” (Ef 4.22-23);
Concusão: um cristão consagrado é aquele que “vive” um cristianismo autêntico todo o dia.
DESENVOLVENDO HÁBITOS ESPIRITUAIS
· Hábito: uso, costume.
· As roupas que Arão e seus filhos sacerdotes usavam deveria ser comum a eles – habitualmente;
· O que deve ser comum na vida de um cristão que deseja ser consagrado:
ð Separar-se para Deus. “14 Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? 15 Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? 16 Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 17 Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, 18 serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.” (2Co 6.14-18);
ð Ter momentos separados para meditação na Bíblia. “Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!” (Sl 119.97);
ð Ter momentos separados para oração. “Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer” (Lc 18.1);
ð Cultuar constantemente. “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns” (Hb 10.25);
Conclusão:
· O serviço ao SENHOR para o qual Deus nos chama é qualificado como sendo com integridade e fidelidade. Integridade, aqui, tem a ver com totalidade, ou seja, aquilo que é integral.
· Se o culto ou serviço ao SENHOR é prestado na totalidade, isto é, com um coração íntegro ou não dividido, segue-se naturalmente que tal serviço será marcado pela fidelidade.
· Isto implica em deitar fora todos os outros deuses, inclusive a nós mesmos, e servir à vontade do SENHOR.
· FOGO ESTRANHO: Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR, o que lhes não ordenara. Então, saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR. (Lv 10.1-2) - Jamais se apresente diante do Senhor trazendo “fogo estranho”.

3 comentários:

  1. foi muito importante pra mim esclarecer sobre esse assunto por que sou professora da escola dominical muito obrigada

    ResponderExcluir
  2. pastor que Deus continue lhe usando na palavra
    paz do senhor!!!

    ResponderExcluir
  3. Bem gostaria de saber mais sobre vestes. Nossa cultura é diferente dos tempos bíblicos é uma cultura liberal em termos de vestes mesmo dentro das igrejas, o que se usa fora tbm se pode usar dentro da igreja exceto nas igrejas conservadoras ou tradicionais. Eu me sinto incomodada de vestir qualquer coisa que mostre o corpo mesmo a si lueta. Dias atrás soube que um casal de Diáconos dormiam nus na presença de seu filhinho de 2 anos isso me incomodou e eu conversei com eles. Bem Apoc. 7:13 se refere a isso ao nosso modo de vestir já que exercemos o sacerdócio tbm?
    Paz. Isso me chamou a atenção!
    Email: somellarts@gmail.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!