terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

PG - NÃO DESANIME



(Neemias 4. 1-14)

A reconstrução do muro pode significar o reordenamento de nossa vida, e de nosso ânimo. O desânimo é vencido pela coragem de fazer algo tendo convicção de estarmos sob a orientação de Deus e da sua palavra e isso Neemias tinha.



O DESANIMO PODE SER CONTAGIOSO
Mas é curável. v. 4, Neemias dá inicio a reconstrução dos muros de Jerusalém, e os judeus começaram a trabalhar com muito fervor e zelo, empolgados com os projetos.

No entusiasmo inicial da reconstrução, todos faziam exatamente o que Neemias ordenara. Quando uma atividade é nova e excitante, as pessoas seguem seu líder sem qualquer objeção, porém, quando o entusiasmo arrefece, começa o problema. As pessoas passam a questionar e a reclamar.

“O que fazer quando se tem vontade de desistir? Até a metade de sua altura o povo estava animado”. 6.10-12. O povo que morava em Judá começou a dizer: “Os trabalhadores já não tem mais força e ainda há muito entulho”. Quando damos ouvida a conversa derrotista ficamos desanimados e fadigados. Se você não tem mais força, se sente fisicamente exausto, emocionalmente esgotado e a alma angustiada você esta precisando de descanso, de relaxamento e de renovação interior. Deus quer um momento com você, pois, você já chegou a metade da altura, a metade do seu projeto. No inicio muito trabalho e dedicação; Então surge a duvida: “devo continuar?” Você começou a pensar: “talvez seja à vontade de Deus!” Mas saiba que o desanimo geralmente aparece bem no meio da tarefa.

Claro, ainda há muito entulho em seu caminho, mas não perca o alvo de vista, por causa da sujeira. “Sempre que você estiver realizando um projeto, algum lixo vai acumular”. As quinquilharias é tudo aquilo que o impede de tornar-se a seguir os caminhos de Jesus Cristo.

Como você trata o fracasso? Você diz: “É impossível”. “Não pode ser feito”. “Fui um tolo ao tentar”. O muro representa segurança, certeza da proteção, o Espírito de Deus em nossa vida torna-se um antídoto contra o desanimo e falta de fé. Então reorganize - se, (v 13) “começando dos pontos mais baixos do muro”; Nada é motivo para que você desista de seus objetivos, desenvolva um novo método de agir. Você pode estar fazendo a coisa certa de modo errado. Ore a Deus de outro modo. Concentre-se novamente em seu alvo e diga, Jesus guie meus passos.

Conclusão
1. Salomão diz:”è melhor ter companhia do que estar sozinho... se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! (Eclesiastes 4. 10)
2. Lembrar-se do Senhor (v. 14) significa dedicar-se, aproximar-se do seu poder espiritual, por isso Jesus disse: “Tudo é possível ao que crê”. (Marcos 9. 23)
3. “A diferença entre vencedores e perdedores está em que os vencedores sempre vêem a derrota como uma ponte para a experiência”.


O trabalho em equipe

Conta-se que numa marcenaria houve uma estranha assembléia. Foi uma reunião de ferramentas para acertas as suas diferenças. Um martelo exerceu a presidência, mas os participantes o notificaram que teria de renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho, além do mais, passava o tempo todo golpeando. O martelo reconheceu sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que este dava muitas voltas para conseguir algo. Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atrito. A lixa acatou, com a condição de que expulsassem o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito. Nesse momento entrou o marceneiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente a rústica madeira se converteu num fino móvel. Quando a marcenaria ficou só a assembléia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse: “senhores, ficou demonstrado que todos temos defeitos, mas o marceneiro trabalha com nossas dificuldades, com os nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos nos nossos pontos fracos, mas concentremo-nos em nossos pontos fortes. A assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar as asperezas e o metro era preciso e exato. Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria pela oportunidade de trabalhar juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!