quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

as 9 características vencedoras de Josué - 1 - submissão

1° CARACTERÍSTICA: SUBMISSÃO
TEXTO BASE: Filipenses 2:5-8
Um dos grandes desafios nos relacionamentos da igreja é estabelecer princípios de autoridade e submissão. Uma pessoa normal para o mundo é uma pessoa insubmissa, independente e auto suficiente, orgulhosa, jactanciosa e egoísta. Uma pessoa normal não tem uma liga de amor que a leve a ser submisso. O insubmisso tem suas boas desculpas, defende seus direitos, seus princípios e não anda em sucesso. Jesus se esvaziou, abriu mão de sua vida por submissão para viver a vitória como Rei. Ser submisso é anormal para o mundo, mas Deus nos escolheu para sermos diferentes.

Leia Efésios 6.5-7. Josué era um homem submisso e tinha homens submissos ao seu comando e essa relação traz segurança e sucesso. Nossa submissão é como se fosse ao Senhor em nossas atividades na igreja.

Para ter a submissão de Josué é preciso:

1) TER UMA CONVICÇÃO DE AMOR
1Coríntios 13:3 diz: “E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará”.
Só posso ser submisso àquilo que amo, senão é pura obrigação. A submissão imposta é a porta para a rebeldia, pois, é obrigação, e a pior coisa na vida é viver por obrigação. Se você é um liderado seja na igreja ou trabalho secular seja submisso como se o seu líder ou patrão fosse o Senhor. Tenha alianças de amor. Desenvolva sua atividade sabendo que o fruto será o sua bem. Não alimente o desgosto murmurando constantemente. Faça o sua trabalho com os olhos no Senhor. Deus te prosperará, você achará graça diante das pessoas e Deus te colocará em honra, haverá sucesso em suas mãos, pois você se destacará no meio da maldade do ser humano.

Se você está na posição de Liderança: Não seja um ditador. Não obrigue as pessoas com ameaças. Não as tenha sob pressão debaixo da sua mira. Não lhes provoque a ira. Leve-os a uma conquista como Josué. Faça-os amar o que fazem e recompense-os. Deus vai te dar os melhores ajudadores. Serão submissos a você como o povo foi a Josué. A aliança de amor vai trazer frutos de prosperidade. Haverá crescimento no trabalho da sua equipe e todos serão satisfeitos.

Essa convicção de amor é o que nos leva a sermos submissos a Deus, às autoridades que Deus constituiu. Sou submisso a alguém como ao Senhor, pois amo a Deus.

2) ROMPER COM A SUBMISSÃO RELIGIOSA PARA INCORPORAR UMA SUBMISSÃO DO CORAÇÃO
Josué era tão submisso a Moisés que Deus precisou dizer enfaticamente que Moisés era morto. Josué 1:2 diz: “Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.” Quantas vezes deixamos de nos submeter a uma diretriz espiritual por estarmos limitados a uma submissão a valores religiosos. Se Josué não se libertasse dessa limitação não seria conquistador. Moisés foi peregrino, Moisés deu voltas, mas Josué avançaria. A submissão de Josué a Moisés foi habilitadora. Se Deus não falasse claramente a Josué que Moisés era morto, Josué, por submissão a Moisés, ficaria parado no deserto. Deus deseja que haja em nós os sentimentos de um verdadeiro pai!

Há grandes diferenças entre ser Paternal e ser Paternalista.

O paternalista :
Não repreende a quem ama. Só cobra de quem não gosta. É irresponsável na delegação pois só promove quem gosta. Não ouve opiniões vindas das pessoas que não gosta. É parcial. Cobra de forma diferenciada e é injusto. Por isso o resultado é terrível. Cria focos de rebeldia. É traído por quem ele protegeu. Como sempre foi injusto, a injustiça o alcança. O rendimento da equipe é péssimo. Sempre tem insatisfeitos ao seu redor. A sabotagem é um fantasma que sempre ronda o seu trabalho. E seu destino é ficar só, pois nem os que ama ficarão com ele. Não gera ninguém.

O paternal:
Este é pai. O paternal ensina. Tem prazer em edificar a todos. É imparcial. Trata segundo a verdade e a necessidade. Não protege ninguém, mas ama a todos. Ouve opiniões. Para ele ninguém está totalmente certo nem totalmente errado até que se apurem os fatos. É justo. É leve no seu comando e quando tem que ser enérgico nunca leva ao campo pessoal. Suas cobranças são estímulo e acrescentam ensinando. É responsável, tudo está ao seu alcance. Por isso terá sempre a melhor equipe. Todos querem andar com ele. Sua produtividade é alta. Sua equipe cresce em qualidade. Ele gera novos líderes tão bons quanto ele. A justiça o cerca. Seus liderados defendem a empresa e defendem a ele. Ele é provedor e tudo prospera nas suas mãos. A traição não será seu destino, se existir ele descobre antes que o alcance. Sempre terá ajudadores e vai expandir seu trabalho sempre.CONCLUSÃOO meu coração submisso, sem religiosidades, me habilita a ser uma pessoa diferenciada, para exercer com total liberdade o meu chamado. Serei conquistador, sucessor, sacerdote e guerreiro. Josué 1.5 diz: “Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei”. Deus foi com Moisés, mas no seu coração, Moisés não foi totalmente com Deus, Josué era um homem inteiro para Deus e Deus foi com ele em todos os seus dias! Assim como Deus foi com Josué, Ele estará conosco e ninguém poderá nos resistir.
Seja submisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!