terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

O MAOR DOS ENCONTROS

Texto Básico: 1Reis 17.8-16
Introdução:
A jovem roqueira que foi a uma igreja para matar o pastor, mas se converteu naquele culto, porque em toda sua terrível vida, ninguém havia lhe falado o que ela ouviu do pastor: “eu te amo em Jesus!”
Tema: O Maior dos Encontros
Afirmação Teológica: O encontro com Deus é um encontro com a fé e a esperança.
Frase de Transição: três verdades sobre nosso encontro com Deus

Deus nos Encontra nos Momentos Mais Difíceis
“Tão certo como vive o SENHOR, teu Deus, nada tenho cozido; há somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou preparar esse resto de comida para mim e para o meu filho; comê-lo-emos e morreremos.” (12)
· Deus sabia de toda a dificuldade que essa mulher vivia.
· Ela não cria em Deus (era gentia) “Tão certo como vive o SENHOR, teu Deus” (Serepta era uma cidade fenícia situada 13 km ao norte de Sidom: cidade situada numa ilha entre Beirute e Tiro, na Fenícia, atual Líbano. Era um centro de fabricação de objetos de vidro, e o seu povo era dado à idolatria).
· Ela possuía somente o suficiente. “há somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija”. Não havia expectativa, sonhos, esperança, luz no fim do túnel, apenas esperavam a morte chegar.
· Deus se importa muito com você, mesmo quando as circunstâncias pareçam tirar Deus de perto de você.
· É nos momentos difíceis que ele te chama para confiar e descansar em seus braços.

Deus nos Encontra Quando não Tememos as Dificuldades
“Não temas” (13a); “primeiro faze dele para mim um bolo pequeno” (13b); “depois, farás para ti mesma e para teu filho” (13c).
· Primeira atitude de fé: “Não temer”. (Sl 23.4) “ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.” (118.6) “O SENHOR está comigo; não temerei”.
· Segunda atitude de fé: “primeiro faze dele para mim um bolo pequeno e traze-mo aqui fora”. (Mc 12.44) “Porque todos eles ofertaram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento.” (Lc 12.31) “Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas” .
· Terceira atitude de fé: “depois, farás para ti mesma e para teu filho”.
· Ela devia confiar, pois no tempo de Deus vem a solução.
· Deus está sempre no controle da sua vida, por isso você deve sempre confiar em toda e qualquer situação.

No Encontro com Deus Vivemos a Abundância de Vida
“A farinha da tua panela não se acabará, e o azeite da tua botija não faltará, até ao dia em que o SENHOR fizer chover sobre a terra.” Foi ela e fez segundo a palavra de Elias; assim, comeram ele, ela e a sua casa muitos dias. Quem anunciava as boas novas era o Deus do profeta Elias: “Porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel” (14-16).
· Tudo que tememos está nas mãos de Deus. A vida, a eternidade, o nascer e o viver.
· Sua vida é como um barco em alto mar e Deus é o leme que dirige sua vida para um porto seguro. “O coração do homem traça o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos.” (Pv 16.9).
· Em todas as áreas de nossas tribulações, quando nos sentimos impotentes para dirigi-las, acredite, Deus está no controle: “até ao dia em que o SENHOR fizer chover sobre a terra”.
· A abundância de Deus vai além da nossa razão. Deus gosta de nos surpreender.

Conclusão
· Nos seus momentos difíceis, talvez você acredita que Deus não existe;
· Deus quer te encontrar nos seus momentos mais difíceis;
· Deus, como um bom Pai poderá te deixar lutar por algum momento, mas nunca te abandonará;
· Quando encontramos Deus necessitamos apenas do suficiente, nada mais, apenas confiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!