quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Passos para Sermos Uma Igreja Forte - RESPEITO


Texto: “Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros” (Filipenses 2.4)

Introdução:
· Uma frase antiga: “o mundo está perdido”;
· Perde-se a cada dia o senso de respeito – natureza - humanidade – cultura – igreja - Deus;
· O que é respeito? “O respeito é uma das qualidades que temos para podermos nos relacionar com outras pessoas. É alguém não fazer aquilo que não gostaria que lhe fosse feito”;
· O respeito é um comportamento raro no mundo “desenvolvido” que vivemos: tecnologia segrega; conhecimento segrega; riqueza segrega, etc.
· Uma igreja sem humildade será uma igreja sem respeito;
· Uma igreja sem respeito será incapaz de conviver como irmãos (ex.: Gálatas 5.15);

Passos para Ser Uma IPB CIC Forte:

Uma outra versão da Bíblia apresenta esta admoestação da seguinte forma: “Coloque-se de lado e ajude outros a avançar. Não fique obcecado em obter sua própria vantagem. Esqueça-se de si mesmo o suficiente para estender uma mão auxiliadora”.

1) Para Nos Tornarmos uma IPB CIC Respeitosa Precisamos pensar menos no "MEU".
· “Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu”;
· Narciso era um jovem e belo rapaz que desesperadamente o desejava. Como punição, foi amaldiçoado de forma a apaixonar-se incontrolavelmente por sua própria imagem refletida na água. Incapaz de levar a termos sua paixão, Narciso suicidou-se por afogamento; (imagem)
· A igreja de Filipos não tinha problemas de beleza física;
· Mas seus conflitos eram gerados por um grupo egocêntrico que buscava uma vida perfeccionista, e que criticavam os que não faziam parte deste grupo;
· Este grupo não olhava as qualidades, mas se prendia nos defeitos de seus irmãos de fé;
· Hoje, nosso mundo é exclusivista e narcisista;
· A igreja não pode permitir que o culto se torne um tribunal; que cada crente se torne juiz; que o “eu” se torne o centro das manifestações culticas;
· Um grupo de membros da igreja estava apenas preocupado em cultivar suas experiências espirituais, se tornando incapazes de ver o que era evidente na vida entre irmãos – eram apenas um corpo em Cristo. “Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros. “ (Rm 12.4-5);
· Se você quer ser diferente e atrair atenções pratique colocar os outros acima de si mesmo.
Conclusão: O conferencista e consultor Zig Ziglar: “Você pode ter na vida tudo o que quer, se ajudar outras pessoas a conseguir o que elas querem”.

2) Para Nos Tornarmos uma IPB CIC Unida Precisamos pensar mais nos "OUTROS"
· “Senão também cada qual o que é dos outros” ;
· Como a figura de Narciso nós, humanos, ficamos tão hipnotizados com nossos reflexos, nossas próprias necessidades e interesses, que passamos a ficar indiferentes às necessidades dos outros;
· Já não conhecemos tanto sobre auto-sacrifício e auto-negação;
· Muitas pessoas acreditam que a satisfação depende de apoderar-se do que você deseja. “Mais bem-aventurado é dar que receber. “ (At 20.35)
· “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.” (Gl 6:9-10).
· Somos convidados pelo apóstolo Paulo a tratarmos uns aos outros com o carinho e a sinceridade que merecem os membros de uma mesma Família.
· Cultivar uma comunidade exige humildade. A presunção, o convencimento e o orgulho obstinado destroem a nossa comunhão mais rápido do que qualquer outra coisa.
· O orgulho ergue muros; mas a humildade ergue pontes.
· Cultivar uma comunidade exige cortesia. Somos corteses quando respeitamos nossas diferenças, quando somos cuidadosos com os sentimentos uns dos outros, e pacientes com as pessoas que nos irritam.
Conclusão: para sermos uma igreja forte, precisamos contribuir com a igreja, pensando sempre mais no “nós” e menos no “eu”.

CONCLUSÃO:
Para nos tornarmos uma IPB CIC forte precisamos ser HUMILDES;
Para sermos uma Igreja Humilde precisamos:
Meu X nós não combina com misericórdia, unidade, humildade e respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!