terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Culto? Para Quem?

Texto Básico:
“22 Então, Paulo, levantando-se no meio do Areópago, disse: Senhores atenienses! Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos; 23 porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio”. (At 17.22-23)

Introdução
Testemunho de Joana Vaz: “ah, se eu estivesse ali com certeza faria diferente do que o louvor está fazendo, cantaria uma música diferente que atrairia mais a igreja, que atrairia a presença de Deus...” melhoraria o tema e a pregação seria mais viva, cheia da unção.... O Senhor imediatamente interferiu em meus pensamentos: “Você não é melhor do que ninguém, e ao invés de julgar o modo de ser das pessoas, deveria estar adorando para que a minha presença se mova na igreja”. Você, como eles, depende na minha misericórdia e do meu amor. Eu não estou interessado nas fórmulas que você acha que podem dar certo na ministração de um culto, eu faço o que quero e uso quem eu quero, sem me impressionar com as aparências. A adoração não é para você, é para mim”.

Tema: A quem Estamos Adorando no Culto?
Frase de Transição: A quem podemos adorar durante um culto?

1. EM UM Culto Podemos Adorar a Deus
“Adorai o SENHOR” (Sl 96.9)
· Israel Adorava a Deus, mas não O conhecia, por isso fez um bezerro de ouro para adorar (No dia seguinte, madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se. {Ex 32.6});
· Para adorar a Deus no culto você precisa ter intimidade com Ele, conhece-lo de perto; Oséias 6:3 “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR”
· Quando nossas expectativas estão no Senhor, damos a Ele nossa adoração; “Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto”.(Lc 4.8)
· Ele é o centro de nossas atenções e o culto é somente para Ele;
· A igreja se torna apenas um lugar para seu corpo, mas seu espírito sobe para um lugar mais alto;

2. EM UM Culto Podemos ADORAR AS PESSOAS / COISAS
· Quando nossas expectativas estão nas pessoas esperamos que elas nos agradem (igreja de Corinto){11 “Pois a vosso respeito, meus irmãos, fui informado, pelos da casa de Cloe, de que há contendas entre vós. 12 Refiro-me ao fato de cada um de vós dizer: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo.”};
· Grande endeusamento de pessoas contemporâneo (música, pregação, fundadores de igrejas, etc);
· No culto, somos apenas expectadores, estamos ali para assistir e não para participar;
· Gostamos sempre de acreditar que “pessoas” nos trarão felicidade e realização, e sempre ficamos decepcionados.

3. EM UM Culto Podemos ADORAR A NÓS MESMOS
· Uma estratégia de satanás que nunca caiu de moda, e sempre funciona é : “criar expectativas que nos engrandeça”; colocar em nossa estrela um brilho maior que a luz de Cristo;
· Quando o foco está em nós mesmos esperamos que o culto nos agrade; “Ele tem de ficar cada vez mais importante, e eu, menos importante.”(Jo 3.30)
· A auto-idolatria é quando a única preocupação do indivíduo é a auto-satisfação.
· A igreja contemporânea desaprendeu a confiar no SENHOR verticalizando sua fé doutrinas que criam para se apegarem a elas, não sendo poucas as novidades que aparecem a cada dia.
· As igrejas não querem mais “pastores”, mas peregrinam de igreja em igreja à busca de MITOS de púlpitos, na qual possam satisfazer suas ansiedades mais egoístas, sem contudo, desenvolverem compromisso do Deus e com o Reino;

Conclusão
· Você alguma vez já se pegou analisando, julgando ou tendo expectativas a respeito do grupo de louvor, do pregador, do grupo de dança ou quem quer que esteja no púlpito da igreja?
· Você vai aos cultos esperando ver o ministro de louvor que mais gosta; espera ouvir canções que te agrade e faça se sentir bem?
· Espera que o pregador fale fluentemente e agradavelmente bem, trazendo uma calorosa mensagem para mais uma semana? Espera que os músicos e cantores estejam bem afinados e, é claro, bem vestidos? enfim, esperamos que o culto seja o mais politicamente correto o possível, pois você quer ser agradado(a)? Temos a necessidade de sermos entretidos?.
· A pergunta é: Afinal, A quem Estamos Adorando?
· O culto não é para nós, para nosso entretenimento e satisfação, em outras palavras, quem precisa gostar ou não do culto é o Senhor Jesus e não nós. Nosso dever é o de entreter o Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!