quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

as 9 características vencedoras de Josué - 9 - mãos no arado


9° características – mão no arado

TEXTO BASE Josué 8.10- 26: “Levantou-se Josué de madrugada, passou revista ao povo, e subiram ele e os anciãos de Israel, diante do povo, contra Ai.11 Subiram também todos os homens de guerra que estavam com ele, e chegaram-se, e vieram defronte da cidade; e alojaram-se do lado norte de Ai. Havia um vale entre eles e Ai. 12 Tomou também uns cinco mil homens e os pôs entre Betel e Ai, em emboscada, ao ocidente da cidade.13 Assim foi posto o povo: todo o acampamento ao norte da cidade e a emboscada ao ocidente dela; e foi Josué aquela noite até ao meio do vale. 24 Tendo os israelitas acabado de matar todos os moradores de Ai no campo e no deserto onde os tinham perseguido, e havendo todos caído a fio de espada, e sendo já todos consumidos, todo o Israel voltou a Ai, e a passaram a fio de espada. 25 Os que caíram aquele dia, tanto homens como mulheres, foram doze mil, todos os moradores de Ai. 26 Porque Josué não retirou a mão que estendera com a lança até haver destruído totalmente os moradores de Ai.”

Josué era um homem diferenciado. Josué punha as mãos na obra. Josué estava junto com o povo todos os dias. Passava revista, não retirava a mão da espada até ver a vitória completa. Muitas pessoas quando alcançam um certo status deixam de ser participativos.
Como era esta característica de Josué:

1) JOSUÉ ERA UM HOMEM PRESENTE COM O POVO NO DIA A DIA DA GUERRA
Josué era um homem presente no dia a dia do povo, e na guerra, enquanto Davi foi ausente e isto abriu a brecha para que ele caísse em tentação. (2Samuel 11:1-4). Estar presente no dia a dia do povo traz a habilitação para a conquista. Josué dormia no deserto, estendia a lança, gritava com o povo. Como Josué temos que estar presentes na batalha. Estar junto com o povo de Deus, na igreja, em todos os momentos, não se desligar da situação, não se isolar. Tudo está nas minhas mãos se sou presente, e Deus me dá vitória.
Nos ausentamos por uma série de deformações, somos:
a) Desorganizados; b) Indisciplinados; c) Acomodados, passivos; d) Soberbos; e) Preguiçosos.
E assim nos ausentamos e perdemos nossa condição de bênção. Não se ausente da igreja, seja sempre presente aos cultos, deixe o povo perceber que você está ali, ponha as mãos na massa, e Deus te honrará.

2) ERA HONESTO, NÃO MANDAVA ALGUÉM FAZER SEM SER HABILITADO
1 Coríntios 11:1 Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.É desonesto mandar alguém fazer sem que eu tenha feito. É desonesto orar e exigir de Deus se nós mesmos não nos envolvemos no processo de conquista. É desonesto ordenar sem ter feito.Marcos 4:24 Então, lhes disse: Atentai no que ouvis. Com a medida com que tiverdes medido vos medirão também, e ainda se vos acrescentará.Devemos ser referenciais. Josué era um referencial, estava presente e tinha habilitação para ordenar.Habilitação é o direito legal adquirido como resultado dos posicionamentos espirituais.Gálatas 6:17 Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.Quando sou habilitado o inimigo não pode me impedir. Faço e meus liderados fazem. Eu mato gigantes e meus liderados também. Sou abençoado e minha família também é.Eu entro numa dimensão espiritual de conquista onde o diabo não pode me impedir. I Sm 17:40 Tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco pedras lisas do ribeiro, e as pôs no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão; e, lançando mão da sua funda, foi-se chegando ao filisteu. – ( LEIA TAMBÉM - II Sm 21:15-22 ) Davi era um homem de guerra. Preparado e presente. Lutou contra Golias e não fugiu da luta. Tinha 5 pedras no alforje de pastor. Com uma matou o gigante e as outras quatro representam que Davi mataria outros 4 gigantes através de seus homens, Abisai, Sibecai, Elanã e Jônatas filho de Siméia, irmão de Davi.A presença de Davi habilitava os seus valentes. Diz a palavra que caíram os gigantes pelas mãos de Davi e pela mão de seus homens. Davi não derrubou estes gigantes, mas esteve presente na luta. Quando sou presente, aumento o poder de conquista, habilito a vitória, incentivo, e como um líder espiritual, como um pai, sou amado e defendido. Quando sou presente:a) Nada anda devagar. b) Constranjo os preguiçosos e passivos.c) Corrijo erros no momento exatod) Ensino e habilito pessoase) Realizo mais pelos meus liderados.


CONCLUSÃO:

Neemias 4:13. então, pus o povo, por famílias, nos lugares baixos e abertos, por detrás do muro, com as suas espadas, e as suas lanças, e os seus arcos;14 inspecionei, dispus-me e disse aos nobres, aos magistrados e ao resto do povo: não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa mulher e vossa casa.15 E sucedeu que, ouvindo os nossos inimigos que já o sabíamos e que Deus tinha frustrado o desígnio deles, voltamos todos nós ao muro, cada um à sua obra.Colocar as mãos na massa é a atitude de homem de Deus que como Josué é um conquistador.Prepare-se para um poderoso tempo de crescimento e expansão. Presente, com as mãos na massa, você vai preparar um exército para entrar na terra e conquista-la. Você vai formar imitadores capazes e se multiplicará em seus valentes. Hoje Deus te dá uma capacitação, como foi com Josué, o maior conquistador da palavra, assim será você em seu setor. O maior índice de crescimento será o teu, seus homens vencerão gigantes e Deus te dará avanço e conquista.

Um comentário:

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!