quinta-feira, 29 de novembro de 2012

PROBLEMAS COMUNS QUE DESTROEM UM CASAMENTO


Falta de Expressões Carinhosas

Lembra quando vocês namoravam, de como havia diversos elogios de ambas as partes, de como a paciência e o respeito sempre governavam relacionamento. Por que será que durante o namoro as pessoas são mais carinhosas, pacientes, amorosas, se presenteiam mais, saem para passear e comer fora? Como seria bom se o casamento fosse um eterno namoro!
  
Que é carinho? Carinho é um gesto afetivo entre duas pessoas que pode envolver contato físico, palavras, ou um simples olhar. Quando Deus nos criou, Ele nos planejou para sermos carinhosos, com necessidade de afeto; e no casamento, carinho, afeto e respeito são essenciais para a construção de uma relação estável e duradoura. Acho interessante na construção civil, que quanto mais o pedreiro alisa o cimento, com sua colher, mais firme o piso ficará; assim, quanto mais você oferecer atitudes carinhosas com seu esposo, mais forte ficará o seu casamento.

Mas uma pergunta que fica no ar é por que o casal perde a capacidade de fazer carinho, de falar de forma carinhosa, de expressar amor não apenas por palavras, mas por gestos, atitudes e olhares? Às vezes o marido e a esposa que vivem debaixo do mesmo teto se comportam como se estivessem a milhares de quilômetros um do outro. Não trocam mais caricias, afetos, palavras carinhosas, toques apaixonados. Porque? Porque deixar que seu casamento se torne frio e sem sal?

Interessante lembrar que se seu casamento está totalmente desprovido de expressões carinhosas, não foi sempre assim. Durante o namoro geralmente os casais são muito carinhosos e conseguem expressar amor por diversas maneiras: palavras, gestos, recadinhos, presentinhos, passeios, etc. Mas, infelizmente muitos casais atualmente só conseguem fazer carinho e carícia no momento da relação sexual, acabou o sexo, cada um para seu lado como se não se conhecessem. A correria do dia-a-dia,  estresse financeiro e emocional pela carga da cota que precisam vencer no trabalho de ambos, não deixa espaço para que o casal se curta, brinquem e se divirtam como faziam durante o período de namoro.

Salomão, no livro de Cantares nos dá diversas dicas de como devemos ser carinhosos com gestos e palavras. Se você aprender e praticar vai te ajudar muito:

Esposa:
· Beija-me com os beijos de tua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho (1.2)
· O seu perfume é suave; Nenhuma mulher poderia deixar de amá-lo (1.3)
· Eu estou morena (bronzeada) e formosa (1.5)
Esposo:
· Se você, a mais bela de todas as mulheres (1.8)
· Como um lírio entre os espinhos, assim é a minha amada entre as outras mulheres (2.2)
· Como você é bela, minha querida! Como você é linda! Os seus dentes são brancos como ovelhas com a lã cortada, que acabaram de ser lavadas; Os seus lábios são como uma fita vermelha, e a sua boca é linda. O seu rosto corado brilha atrás do véu; Você tem o pescoço lindo e macio; Os seus seios parecem duas crias, pastando entre os lírios; Como você é linda, minha querida! Como você é perfeita! Com um só olhar, minha noiva, meu amor, você me roubou o coração; Como são deliciosas as suas carícias, minha namorada, minha noiva! O seu amor é melhor do que o vinho; o seu perfume é o mais agradável que existe. (cap 4)

Salomão e Sulamita tinham problemas no casamento, como você e eu temos, mas eles não deixavam que o trabalho e as preocupações do dia-a-dia afetassem as expressões carinhosas que eles trocavam diariamente na vida conjugal, por isso eram felizes.

Hoje não há desculpa para você não expressar o amor que você sente pelo seu cônjuge. Você pode deixar recados no facebook, no Orkut, no MSN, por sms, pelo correio, no espelho do banheiro, recado na porta da geladeira, etc.

Lutar pelo seu casamento e pela sua felicidade conjugal implica em você tomar atitudes, sair da zona de conforto e agir. Não fique esperando que o outro tome a atitude, haja você, faça você primeiro, comece agora mesmo a restaurar expressões carinhosas no seu relacionamento conjugal. Só depende de você, então, faça. Lute pela sua felicidade conjugal! Lute pela sua família, e sejam felizes; e que nem a morte não seja o motivo para separar vocês. Sejam felizes para sempre; que o amor de vocês seja eterno. Que um dia eu possa ver, nos campos eternos de Deus, vocês caminhado, de mãos dadas, felizes para sempre.

Pr Alexandre Pevidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!