quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PROBLEMAS COMUNS QUE DESTROEM UM CASAMENTO - Parte 2


 PROBLEMAS COMUNS QUE DESTROEM UM CASAMENTO

3. Expectativas Irreais
Expectativas irreais são exatamente irracionais, e podem surgir em quase qualquer ponto de um relacionamento dentro do casamento. Muitos homens e mulheres acabam tendo as piores expectativas sobre a instituição do casamento, e tornam-se rapidamente desencantados com o parceiro, quando casados. A televisão mostra uma fantasia sobre o relacionamento conjugal que nem sempre condiz com a realidade, e muitas pessoas acabam entrando em um casamento crendo que a eterna lua-de-mel é sinônimo de “perfeição”, e que a esposa será sempre uma princesa Rapunzel e que jamais vão se desenrolar suas tranças. Todavia, o dia-a-dia mostra o que realmente somos, nossas fraquezas, nossos defeitos, e que um dia, aquele namorado sempre de barba feita e perfumado vai acordar do seu lado, com a barba espetando e com um “bafo de onça” pela manhã. Isso vale em dobro para a tarefa de criação de filhos, quando a falta de sono faz você romper a noite em claro, e quando o estresse e pressão financeira que trazem conflitos para quase todos os casais do mundo. A lista de áreas onde as pessoas têm expectativas irrealistas é quase infinita: como seu parceiro deveria parecer, o trabalho que deveria ter, a quantidade de dinheiro que deveria ganhar, e assim por diante. Você não pode se esquecer que na vida nem sempre estamos em alta, sempre estaremos em baixa, e às vezes o dinheiro vai sobrar, às vezes vai faltar, vocês terão períodos de comprar, e períodos de economizar. Nossas expectativas sobre o casamento, sobre o futuro e o relacionamento deve ser realista, deve ser conversado, e deve ser decidido a dois. Não cobre de seu esposo(a) o que ele(a) não pode te oferecer, não exija o que esteja acima de seu alcance. Seja realista com as expectativas que você cria em seu relacionamento conjugal. Cada pessoa deve conversar sobre o que quer e o que espera, principalmente em certas áreas de conflito especialmente complicadas, para então analisar se as suas expectativas são ou não razoáveis ou mesmo possíveis de se atingir.

4. Culpar o outros pelos Problemas
Recusar-se a aceitar a sua parte na deterioração de qualquer relacionamento geralmente se manifesta como fuga de responsabilidade. Muito poucas pessoas sabem pedir desculpas e admitir que elas poderiam ter feito as coisas de forma diferente. Uma das frases mais difíceis de se pronunciar no casamento é: ”me perdoe!” e “eu estava errado!”. Você já pediu perdão no casamento alguma vez? Já voltou atrás em algo que falou ou em uma decisão que tenha reconhecido estar errado, e pediu perdão? Para algumas pessoas extremamente defensivas, que sem pré se acham certas, e que não  dão o “braço a torcer”, ou acham que pedir perdão é sinônimo de fraqueza, fazer isso não é apenas difícil, mas impossível. Por qualquer razão (infância, um relacionamento anterior onde se sentia impotente) alguns homens e mulheres simplesmente não conseguem admitir que podem estar contribuindo para problemas no relacionamento. Certa vez aconselhei um casal que estava se separando porque a esposa havia traído o marido com seu vizinho. Ao perguntar o motivo da traição ela me disse com segurança: “há seis meses não tenho marido na cama. Ele sai para trabalhar cedo e as crianças estão dormindo, e quando chega à noite as crianças já estão dormindo. Há dois meses os filhos não vêm o pai. E eu disse ao marido: “ você precisa trabalhar tanto assim?” ele me disse: “quando saio do trabalho fico com os amigos tomando uma cerveja”, e eu disse a ele que  era responsável por destruir seu próprio casamento, mas ele jamais admitiu que estava errado, que se ele mudasse de atitude, salvaria seu casamento, sua família, por isso, aquele casamento acabou em divórcio. Interessante, que quando aconselhamos casais em conflitos geralmente o diálogo se resume em: “mas ele(a) fez isso primeiro!”, ou, “eu nunca fiz nada de errado, ele(a) que…”. Essas pessoas mantêm uma “pontuação”, e são sempre inocentes. Em casos como este, as pessoas têm que ser capazes de mostrar ao cônjuge que se trata de salvar um casamento, de salvar uma família, sua própria família, não de manter uma contagem de quem errou mais, e mas de lutar pelo bem mais precioso que você pode ter nesta vida: sua família.
Eu gosto muito de fazer casamentos, sempre tive uma agenda cheia para cerimônias matrimoniais, mas gosto mais ainda quando saio de casa e vejo casais apaixonados na pizzaria, na lanchonete, passeando de mãos dadas. Seja feliz, lute pelo seu casamento, e no que depender de você saia da zona de conforto e lute com todas as suas forças pelo seu casamento. Lute pela sua felicidade.

Pr Alexandre Pevidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!