segunda-feira, 26 de novembro de 2012

DEUS É REAL, INDEPENDENTE DE COMO VOCÊ SE SINTA


Série: QUANDO DEUS PARECE DISTANTE

Sabe aqueles momentos que parece que estamos sós, que ninguém se importa conosco, aqueles momentos que até mesmo Deus parece não se importar, parece que Deus está ta distante que só temos vontade de chorar. Tem momentos na vida que Deus parece distante. Eu já senti isso uma vez, quando pela primeira vez fiquei sozinho, quando meus pais foram para seu primeiro campo missionário, e a única ligação de sangue que eu tinha em casa, uma irmã casada que morava no mesmo bairro que eu, por ser casada com um rapaz com boas condições financeiras me disse que eu não era seu irmão, que eu não deveria sequer passar na rua em que ela morava. Me senti só, desamparado, triste, rejeitado, mas hoje entendo que Deus sempre esteve perto de mim, todo o tempo, por isso estou aqui para falar com você.
  
DEUS É REAL, INDEPENDENTE DE COMO VOCÊ SE SINTA
É fácil adorar a Deus quando as coisas vão bem, quando ele provê comida, amigos, família, saúde e situações felizes. Mas as circunstâncias não são sempre agradáveis. E como então você irá adorar a Deus? O que você faz quando Deus parece estar a milhões de quilômetros? Você sabia que a mais profunda adoração é louvar a Deus nos momentos da dor, dar graças durante a provação, manter a confiança nele em meio à tentação, render-se a ele durante um sofrimento além de amá-lo quando Ele parece distante?

Amizades são freqüentemente testadas por separação e silêncio; ou você é separado por uma distância física, ou está impossibilitado de conversar. Na sua amizade com Deus, não será sempre que você se sentirá próximo dele. Há momentos na nossa vida em que se tem o sentimento de que Deus nos abandonou ou nos esqueceu. Tem-se a impressão de que Deus está a quilômetros de distância. Em absoluto desespero, você grita: “Qual é o meu problema?” A verdade é que não há nada de errado com você! Trata-se de uma parte normal da provação e amadurecimento de sua amizade com Deus. Todo cristão passa por isso ao menos uma vez, e normalmente várias vezes. É doloroso e perturbador, mas absolutamente vital para o desenvolvimento da sua fé.

Quando Deus parece distante, você pode pensar que ele está zangado ou está punindo você por algum pecado. E na verdade o pecado realmente nos desliga de uma amizade íntima com Deus. Nós entristecemos o Espírito de Deus e sufocamos nossa amizade com ele ao desobedecer sua palavra, entrar em conflito com outras pessoas, nos ocupar ou ter amizade com o mundo, além de outros pecados. Mas, freqüentemente, esse sentimento de abandono e afastamento de Deus não tem nenhuma relação com o pecado. É um teste de fé que todos devemos enfrentar.

Será que você continuará a amar, confiar, obedecer e adorar a Deus, mesmo quando não sente a sua presença dEle, nem há evidência visível da ação divina em sua vida? Nos dias de hoje, o erro mais comum que os cristãos cometem ao adorar é buscar uma experiência em vez de buscar a Deus. As pessoas vão à igreja para buscar sensações e, se elas ocorrerem, concluem que foram bem-sucedidos em adorar. Está errado! Na realidade, Deus em geral afasta as nossas sensações para não dependermos delas. Buscar uma sensação, mesmo uma sensação de proximidade com Cristo, não é adoração.

As situações que mais põem à prova a sua fé são aquelas em que a vida desanda e Deus não pode ser achado. Isso aconteceu com Jó. Em um único dia, ele perdeu tudo, sua família, seus negócios, sua saúde e tudo o que possuía. E, o que é pior, ao longo de 37 capítulos, Deus não disse nada! Então, como louvar a Deus quando você não compreende o que está acontecendo na sua vida e Deus está em silêncio? Como permanecer em comunhão em meio a uma crise e sem nenhum contato? Como manter os olhos em Jesus quando eles estão cheios de lágrimas?

Recomendo que você se torne um leitor assíduo da Bíblia. Se você quer encontrar a Deus, o melhor lugar para procurar é na Bíblia, pois quando você lê a Bíblia Deus fala com você. Freqüente a igreja. Na igreja você sempre vai encontrar pessoas que vão te ajudar a passar pelo deserto do silêncio de Deus, pessoas que já passaram ou pessoas que estarão passando pelos mesmos dilemas que você, e, nunca desista. Salmos 34:4  “procurei o SENHOR, e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores”.

Pr Alexandre Pevidor
(baseado no livro Uma Vida com propósitos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!