terça-feira, 20 de novembro de 2012

DIRIGIDOS PELO RANCOR E PELA RAIVA


Qual a força que dirige sua vida?
Neste exato momento, você pode estar sendo dirigido por um problema, por pressão ou por um prazo limitado. Você pode estar sendo dirigido por uma lembrança dolorosa, um temor ou uma crença inconsciente. Existem centenas de circunstâncias, valores e emoções que podem dirigir sua vida. Durante esta semana vou tratar cinco das circunstâncias mais comuns que tem dirigido a vida das pessoas:
Você se magoa fácil? É uma pessoa rancorosa, jamais esquece o que alguém lhe fez? É vingativo? É uma pessoa explosiva, agressiva, pavio curto, age por impulso e depois se arrepende, fica com remorso? É autoritário, odeia ser contrariado, contestado? Costuma se sentir menos diante das pessoas? É inseguro, medroso, se desvaloriza, se sente incapaz? É possessivo, ciumento, controlador? É vaidoso, sempre preocupado com o que as pessoas vão pensar de você?

MUITOS SÃO DIRIGIDOS PELO RANCOR E PELA RAIVA
As três coisas mais difíceis do mundo são: guardar um segredo, perdoar uma ofensa e aproveitar o tempo” (Benjamim Franklin)

Já dizia alguém que Estar perto de uma pessoa rancorosa e acariciar um cachorro que rosna são coisas igualmente desagradáveis. Essas pessoas se apegam a mágoas e ressentimentos de coisas acontecidas no passado, sem jamais superá-las. Em vez de aliviarem sua dor através do perdão que deveriam liberar a alguém que porventura lhe tenha feito muito mal, ou até mesmo de pedir perdão quando ofendeu alguém. Uma das tarefas mais difíceis de você realizar é o de liberar perdão. Quando somos ofendidos raramente temos a decência e o senso cristão de perdoar. Pense bem, quem é a pessoa que você ofendeu, fez algo contra você, e que você foi até ela e pediu perdão? Nós somos egoístas e mesquinhos, pensamos apenas em nós mesmos, e  sempre sentimos quando as pessoas nos ofendem, mas raramente percebemos quando ofendemos as pessoas, e quando você é confrontado por alguém que lhe dia que você fez algo que ofendeu seu próximo, você sempre arranja uma desculpa para justificar sua atitude contra aquela pessoa. (Mc 11.26: “Se não perdoarem os outros, o Pai de vocês, que está no céu, também não perdoará as ofensas de vocês.”

Há pessoas que, revivem a raiva e o rancor todos os dias em sua mente. Algumas pessoas dirigidas pelo rancor “se fecham” e interiorizam sua raiva, gerando doenças cardíacas, gastrites, depressões e isolamento. Veja só como estes sentimentos negativos podem te fazer muito mal: câncer: Mágoa profunda, tristezas mantidas por muito tempo; enxaqueca: raiva reprimida. hepatite: raiva, ódio. nódulos: ressentimento, frustração, ego ferido pressão alta: problema emocional duradouro não resolvido; quistos e tumores: alimentar mágoa. Por outro lado, há outras pessoas que “explodem” sobre os outros, com xingamentos, brigas, assassinatos, violência em geral. Você sabia que Às vezes as pessoas, por causa da raiva e do rancor, se tornam como animais, irreconhecíveis em sua atitude, como no caso de um homem, que inconformado com a separação e cheio de raiva pela esposa, envenenou os três filinhos de 7 anos, de 4 anos e de 1 aninho, inocentes que pagaram pelo preço da raiva de uma pessoa rancorosa.

Ambas as reações (rancor e raiva) são perniciosas e não trazem nenhum benefício. O rancor sempre machuca mais a você que a pessoa que trouxe tal indignação: “Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra. {William Shakespeare}. Enquanto aquela pessoa que te ofendeu provavelmente esqueceu o insulto e seguiu com sua vida, você continua angustiado em sua dor, perpetuando o passado, criando rugas, gerando doenças, deixando de viver de bem com a vida enquanto fica remoendo o passado.

Ouça bem: As pessoas que te magoaram no passado não podem continuar a magoá-lo hoje, a menos que você se agarre à dor através do rancor. O que passou, passou! Nada poderá mudar o passado. Você apenas machuca a si mesmo com sua amargura; e para seu próprio bem, aprenda com  o passado e então afaste-se dele. A Bíblia diz: Ficar  desgostoso e amargurado é loucura, é falta de juízo, que leva à morte? (Jó 5.2)

Pr Alexandre Pevidor
(baseado no livro Uma Vida com propósitos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!