quinta-feira, 22 de novembro de 2012

DIRIGIDOS PELO MATERIALISMO


Qual a força que dirige sua vida?
Nossa sociedade está presa em conceitos de moral que são determinados muito mais pelo ter do que pelo ser. Pessoas que pensam: eu tenho uma grande igreja, por isso sou melhor do que você, ou, eu tenho o carro da marca “x”, por isso tenho mais poder do que você, minha casa é amais excepcional da cidade, por isso tenho mais dinheiro e assim por adiante. Infelizmente, nossa sociedade não observa mais o caráter da pessoa, mas o que ela tem.

DIRIGIDOS PELO MATERIALISMO

Talvez você ainda não tenha percebido, mas seu desejo de adquirir coisas, marcas e modelos de bens matérias tem se tornado o único objetivo na sua vida. Você trabalha para comprar, se vestir, calçar, não pelo prazer de ter estes bens, mas muito mais para mostrar para suas amigas e seus colegas, mostrar para a sociedade o que você tem. O impulso de sempre querer mais baseia-se no conceito errôneo de que ter mais tornará você mais feliz, mais importante e mais protegido. Mas os três pensamentos são falsos. Posses somente trazem felicidade temporária. Seja honesto comigo, como você ficou feliz quando comprou um calçado novo, ou aquela bolsa nova! Você ficou irradiante de tanta felicidade, mas agora, pegue novamente aquele calçado ou aquela bolsa e olhe para ela, é somente mais um objeto em seu guarda-roupa. Uma vez que as coisas não se modificam, acabamos nos entediando e então passamos a desejar modelos mais novos, maiores e melhores. (Provérbios 12:9)  “É melhor ser uma pessoa comum e trabalhar para viver do que bancar o rico e passar fome.”

Também é um mito o pensamento de que, quanto mais possuir, mais importante serei, mais as pessoas vão me respeitar, mais eu serei querido no grupo importante da sociedade. O grande problema é quando você quer ser o que realmente não é, é quando o pobre quer se mostrar rico, é quando você quer usar uma autoridade que você não tem, é quando você se endivida por cinco anos financiando um carro que mal pode pagar, apenas para mostrar um poder aquisitivo que você não tem para a sociedade, é quando alguém que é muito pequeno, mas usa a arrogância, a altivez e a soberba para se impor dentro da sociedade.

Auto-estima e patrimônio (um bem material) não são a mesma coisa. Seu valor não é determinado pelas suas posses, e Deus deixa claro que as coisas mais valiosas da vida não são os bens! Que triste você ser conhecido pela marca de roupa que você usa. Já pensou que insignificante se as pessoas não te chamassem de Maria, mas de “Levis”, não te chamassem de José, mas de “Calvin Klein”, que triste as pessoas não te respeitarem  por aquilo que você é, mas você somente ser aceito em um grupo social quando você usar aquele carro, morar naquela casa, e vestir um grupo de grife específica de roupa e calçados. Se eu pudesse resumir a eterna busca pelo materialismo, eu chamaria de “vaidade”, que é o desejo exagerado de atrair a atenção para si mesmo.

O diabo tem escravizado as pessoas dentro do materialismo, e enquanto antigamente uma renda familiar era suficiente para as necessidades da família, hoje, esposo e esposa precisam trabalhar para sustentar as despesas da casa, e os filhos sendo criados em creches, já há nas grandes cidades os “hotéis de bebê”, e a família não tem tido mais tempo para sentarem juntas à mesa para uma refeição. Por isso as famílias estão sendo destruídas todos os dias em nossa cidade. (Provérbios 15:17) “É melhor comer verduras na companhia de quem a gente ama do que comer a melhor carne onde existe ódio.” Mas a maior perda que você tem quando passa a vida lutando para ter coisas materiais e para sustentar sua vaidade é não ter tempo para Deus. Me responda, você tem tempo para orar? E tempo para ler a Bíblia? Você não se sente demasiadamente cansado para ir à igreja no domingo a noite?, se você disse “sim” a uma destas perguntas, então você está sem tempo para Deus.

Não permita que a sociedade dite as regras de quem você deve ser. Seja autêntico, seja você mesmo, seja a pessoa que Deus planejou que você fosse. É assim que Deus te ama, pois foi Ele quem te fez, e Deus te criou para você ter tempo para Ele, tempo para seu relacionamento com Deus. Seja autêntico e realista em suas compras, seja natural, não tente mostrar uma pessoa que você não é, vai ficar falso, artificial, mecânico, e Deus, Deus sabe muito bem o que você é e que você tem por dentro, no coração.

Pr Alexandre Pevidor
(baseado no livro Uma Vida com propósitos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!