quarta-feira, 21 de novembro de 2012

DIRIGIDOS PELO MEDO


Qual a força que dirige sua vida?

O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto física quanto psicologicamente, e o pavor, o pavor é a ênfase do medo.

MUITOS SÃO DIRIGIDOS PELO MEDO

O medo é o maior inimigo das pessoas. O medo está por trás de muitos fracassos, de doenças e das relações humanas desagradáveis. Milhões de pessoas no mundo têm medo do passado, do futuro, da velhice e da morte. Há aquelas pessoas que tem medo de amar, medo de perder uma pessoa querida (filhos, pais, etc), medo de falhar.

Quando eu era pequeno e estudava na sexta série passei muito tempo com medo de ir à escola porque diziam que havia uma mulher de algodão dentro do banheiro masculino. Eu nunca vi tal mulher, mas só a idéia de deparar com este ser dentro do banheiro me arrepiava, assim, foram vários anos sem ir ao banheiro da escola. Seus temores são provavelmente o resultado de experiências traumáticas e de expectativas ilusórias, do crescimento em um lar extremamente severo, por ter apanhado muito na infância, ter sofrido separações que abalaram sua estrutura emocional com: separação dos pais, ter sido entregue para adoção, ser colocado em orfanato, longe dos pais, ter sido vitima de violência sexual, doméstica ou social. Um bom exemplo é a jovem que, abusada sexualmente na infância, quando se casa têm medo da primeira relação sexual com seu esposo, na lua-de-mel. A filha que cresceu vendo pai trair sua mãe com outra mulher, e no casamento trata seu marido com desconfiança de que a qualquer momento ele vai traí-la também.

Independentemente do que tenha causado seus medos, as pessoas dirigidas pelo medo com freqüência perdem grandes oportunidades na vida por terem medo de correr riscos. Em vez disso, elas se comportam de maneira cautelosa, evitando riscos e tentando manter a situação vigente. Um bom exemplo são as pessoas que mesmo após terminarem a faculdade, não conseguem prosperar na sua profissão porque tem medo de arriscar, de investir. Outro bom exemplo são as pessoas que tem medo de se relacionarem, medo da conquista, por causa da possibilidade de receberem um não, ou medo de não dar certo, ou até mesmo medo de sofrer emocionalmente, caso inicie um relacionamento amoroso. Geralmente, se você sofre com o medo, você vive quase sempre uma vida de frustração, seja profissional, seja emocional.

Eu realmente não quero que você viva prisioneiro de seus próprios medos, de suas incertezas, e Deus, Deus não te criou para viver aprisionado, sofrendo, encarcerado dentro de si mesmo, por isso no Salmo 125.1:  “Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se abalam, ficam firmes para sempre”. Quero que você entenda que o medo é a auto-imposição de um cárcere, que impedirá você de se tornar o que Deus pretende que você seja. Certa vez Pedro, discípulo de Jesus  desceu do barco e “começou” a andar sobre as águas do Mar da Galiléia, indo em sentido a Jesus. Tudo ia muito bem, mas ele tirou os olhos de Jesus e passou a observar a tempestade, as grandes ondas, o horário (entre 4 e 6 da manhã) e a grande profundidade do mar onde ele estava. Quando Pedro desviou o olhar de Jesus ele sentiu medo: Mateus 14:30  “Reparando, porém, na força do vento, e por que teve medo, começou a afundar.” Quem sabe você está afundando na vida por que vive cercado pelo medo! Você tem de agir contra isso, com as armas da fé e do amor. Aprenda a olhar para Jesus que, como um bom pai, está sempre perto para te abraçar e devolver a confiança que você precisa para lutar e vencer dia-a-dia. A Bíblia diz em Salmo 27.1: “O SENHOR Deus é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR me livra de todo perigo; não ficarei com medo de ninguém.”
Não tenha medo. Tenha fé!

Pr Alexandre Pevidor
(baseado no livro Uma Vida com propósitos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!