terça-feira, 27 de novembro de 2012

PROBLEMAS COMUNS QUE DESTROEM UM CASAMENTO


Imagino que alguns de meus fieis ouvintes já chegaram à conclusão que seu casamento se tornou rotina; que não consegue mais manter um diálogo saudável dentro de casa; e parece que você e seu esposo não falam mais a mesma língua; parece que a separação é certa e inevitável. Casamento é uma grande bênção do Criador, todavia, construir um casamento saudável não é tarefa fácil. Iniciar a manter a vida a dois é um desafio que exige a realização de tarefas diárias de ambas as partes. Hoje quero falar de quatro problemas comuns que destroem um casamento.

PROBLEMAS COMUNS QUE DESTROEM UM CASAMENTO

1. Varrer as coisas para debaixo do tapete
Muitos problemas que surgem na caminhada de um casal, durante a vida conjugal, são ignorados, esquecidas e enterradas, porque quase sempre no dia-a-dia não sobra tempo para uma boa conversa, e em boa parte das vezes você prefere deixar pra lá, você prefere dizer: “esquece”, e na verdade o fato jamais é esquecido, apenas fica depositado em um canto da sua memória, do seu coração. Não discutir os problemas só faz com que eles se acumulem se tornando cada vez maiores e mais assombrosos no seu casamento. Você só pode agüentar essa “pilha de problemas” por certo tempo, até que um de vocês explodam. Quando algo sobre o seu relacionamento conjugal está incomodando em sua mente, avalie se é importante ou não, e mesmo que seja algo muito pequeno, trate, fale, converse. Já vi casamentos se desfazerem porque a esposa nunca era elogiada pelo marido, algo muito importante para ela, mas o marido jamais imaginava que elogiar a feminilidade da sua esposa fosse tão importante para ela. Tudo isso poderia ter se resolvido com apenas uma frase, após um beijo carinhoso, e por se acumular, tornou-se em brigas, insatisfações e divórcio. Não espere meses ou anos de raiva reprimida para finalmente explodir. Lide com os conflitos, conforme eles aparecem. “Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que peque e não deixem que o sol se ponha antes de resolver seu problema”. (Efésios 4.26)

2. Ouça mais, fale menos
Lembrem disto, meus queridos irmãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva.” (Tiago 1.19) Existe uma pesquisa, não sei se é exagero ou não, mas que afirma que a mulher fala em média 20 mil palavras por dia. A mulher é muito mais detalhista do que o homem. Enquanto o homem chega em uma loja de calçados e pergunta ao vendedor: “você tem sapato preto?”, a mulher diz: “você tem um sapato preto, de salto, para combinar com minha bolsa, porque, sabe, eu tenho um casamento para ir, e  já decidi que vou de vestido preto, e preciso de um sapato que combine  com minha roupa, quero arrasar nesta festa...”Uma queixa muito comum entre os casais é que a esposa fala demais e o marido ouve de menos. Pense no começo do seu relacionamento, quando cada palavra que saia do seu amor era interessante, você não poderia esperar por uma ligação, para ouvir a sua voz, e como foi seu dia, ou o que o seu amor achava das coisas. E hoje? Você está distraído, muito preocupado com as crianças ou com o seu trabalho. Você está tão preocupado com seus afazeres que não tem mais paciência para conversar sobre o trivial, ocupado demais para parar e dar atenção a uma boa conversa, para dar risada dos problemas, para ser feliz. Você sabia que boa parte dos problemas conjugais estão diretamente relacionados com o diálogo? Ou se fala demais, ou se fala de menos. (Provérbios 27.15) “O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher briguenta são semelhantes”;  Salomão não está reprimindo a mulher de falar, mas sim de falar sem parar. Não tem coisa mais chata de se ouvir é uma goteira, gotejando em uma lata, sem parar, o tempo todo, você até ignora n início, daqui a pouco parece que esta goteira está dentro de sua cabeça. Isso é murmurar, que significa ficar reclamando em voz baixa, constantemente. Por outro lado, um marido que não ouve, que não dialoga, que simplesmente ignora as necessidades de sua esposa e de seu casamento está em um extremo prejudicial ao seu matrimônio. Procurem o equilíbrio. Falem sobre tudo: o perfume, a roupa, a maquiagem, o futebol, Deus, as crianças, relembrem a lua-de-mel, falem de vocês.
Lembrem-se, as palavras podem construir ou destruir um casamento. Use-as com moderação. “As palavras do falador ferem como pontas de espada, mas as palavras do sábio podem curar”. (Provérbios 12.18)

Pr Alexandre Pevidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!