quarta-feira, 7 de novembro de 2012

COMBATENDO O ORGULHO E A SOBERBA


COMBATENDO O ORGULHO E A SOBERBA
1 Samuel 2:3  Não multipliqueis palavras de orgulho, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o SENHOR é o Deus da sabedoria e pesa todos os feitos na balança.


Existem duas formas de orgulho: uma positiva e outra extremamente negativa. A forma de orgulho que entendo como positiva é aquela em que a pessoa se sente bem: orgulho de sua família, de sua igreja, de terminar a faculdade, de vencer os obstáculos da vida, etc. Infelizmente a forma de orgulho que é perniciosa e destrutiva é a que mais vemos nos comportamentos das pessoas em nossa sociedade. O orgulho soberbo.

A Soberba é o sentimento negativo caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando esta pessoa a agir de forma arrogante. È um comportamento que leva a pessoa a se sentir maior, mais elegante, mais bonita, leva a pessoa a desenvolver um sentimento de que deve ser privilegiado. Um exemplo de orgulho soberbo é quando um policial é parado em uma barreira da PRF, e ele não apresenta seus documentos pessoais e o documento do seu veículo, mas apresenta a carteira de policial; é quando uma autoridade da cidade entra na pizzaria e espera ser atendido na frente dos fregueses que chegaram antes dele, é o caso de um rico que espera a preferência no atendimento bancário, e não aceita pegar a senha e esperar. É quando as pessoas compram um carro ou uma marca de roupa apenas para mostrar poder de compra.

Mas, a soberba não é privilégio de muitos ricos e autoridades. Os pobres também podem experimentar o orgulho e a soberba ao se considerarem especiais e buscando fingir serem o que não são. Não só através de bens materiais, pois muitas vezes a pessoa pode se sentir superior aos outros por acreditar que é o melhor no que faz, no que decide, na sua capacidade de resolver situações. Enquanto o invejoso guarda tal sentimento para si, se remoendo internamente, o soberbo tende a se mostrar, pois ama sua a própria existência. O soberbo se sente auto-realizado querendo mostrar-se para os outros a todo preço, querendo despertar a inveja e a admiração dos outros, como se isso elevasse sua estima ao máximo e lhe trouxesse prazer.
A correção da soberba ocorre única e simplesmente por meio da humildade. É agindo com simplicidade que se consegue combater a soberba nas suas mais diversas formas, evitando a ostentação, contendo as vaidades e olhando o mundo não apenas a partir de si, mas principalmente ao redor de si. O soberbo vê o mundo começando a partir de si, enquanto o correto seria que ele olhasse ao redor, comparasse, analisasse e traçasse seu caminho individualmente, com a virtude da simplicidade e da generosidade.
Precisamos ver o mundo como parte de cada um de nós e não em função de “mim”. Veja bem, você não é a pessoa mais importante da nossa cidade, nem a mais bonita, nem a mais rica muito menos a mais inteligente, você é apenas uma pessoa nesta rede de relacionamentos que é nossa sociedade Chapadense. Deus não nos criou para sermos melhores do que os outros. Deus não nos olha pela beleza ou pela nossa conta bancária. As pessoas, às vezes até algumas igrejas te olham assim. Fico triste quando percebo que pessoas na sociedade, pastores e igrejas nos olham fazendo uma análise breve de nosso perfil, pelas roupas que vestimos, pelo carro que dirigimos ou pelas lojas que freqüentamos. Se Deus nos olhasse desta forma o mundo seria um verdadeiro inferno. Para Deus não há cor, posição social, formação acadêmica ou capacidade intelectual que O impressiona, Deus não fica impressionado com a marca da roupa que você usa, muito menos com o modelo do seu carro, Deus não fica de olhos arregalados com o valor do dízimo que você consagra, Deus se impressiona e fica feliz quando você procura ser mais humilde e trata as pessoas como seus irmãos, como seus semelhantes. Salmos 51:17  “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás.”
Deus não precisava enviar Seu Filho Jesus para nos salvar, mas Deus não foi orgulhos, nem arrogante quando se falou em pagar um preço para ter eu e você juntinho dEle novamente. “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.” (Fp 2.5-8).

Busque de Deus sabedoria para você praticar a humildade, e aprenda a louvar a Deus pela sua riqueza ou pela sua pobreza, louve a Deus pelas suas roupas de grife, ou simplesmente por ter roupa para vestir, louve a Deus pela comida fina, ou simplesmente por ter dentes na boca para se alimentar. Seja humilde, seja simples, seja autêntico.

Pr Alexandre Pevidor



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!