segunda-feira, 28 de abril de 2008

PG - OLHANDO PARA JESUS


João 5.1-11

Muitos de nós simplesmente queremos que Deus supra as nossas necessidades e resolva os nossos problemas. Em outras palavras queremos um Deus que nos faça bem, um Deus que conserte aquilo que nós achamos que esteja errado em nossa vida.

O evangelho fala de um paralítico que estava à beira do tanque chamado Betesda. (João 5. 1-11.). O que pensava aquele homem? O tanque é a minha resposta. Ele queria que Jesus o ajudasse a entrar no tanque. O plano é meu, eu só preciso da ajuda de Jesus.

Aquele tanque era usado para purificar as ovelhas. Antes que elas estivessem subindo para o templo e ali serem sacrificadas elas precisavam ser limpas. Esta parte de que haviam anjos que agitavam as águas ainda é contestado. Era mais uma superstição que existia naquela época. A Bíblia não fala que as águas que os anjos supostamente agitavam curavam, fala que muitos que estavam em volta daquele tanque criam assim. Jesus não confirmou este fato, antes ele se apresenta como aquele que tem o poder de curar.

Aquele homem estava ali por muito tempo, trinta e oito anos é uma vida. Ele se apresenta a Jesus como aquele que está ali naquele estado de provação por causa dos outros que não lhe ajudam. Não tem ninguém que me ponha na água!

Há pessoas que em vez de buscar pura e simplesmente procuram uma justificativa para explicar o seu fracasso acusando os outros pela sua situação. Muitas das nossas justificativas são tentativas de justificar a nossa incompetência. Eu estou doente, eu estou fraco espiritualmente, mas veja bem, não é minha culpa. A miséria adora a companhia de pessoas fracassadas e dispostas a se entregarem à derrota. Um abismo chama outro abismo (Salmo 42.7).

Este homem tinha uma mentalidade de vítima. Ficava parando esperando que alguém fizesse por ele aquilo que ele mais desejava na vida. Isso nos dá uma lição: se você tem sonhos, não espere que outros lutem por ele; não invente desculpas para suas consecutivas derrotas. Os grandes vencedores foram aquelas pessoas que não pararam diante de uma derrota ou uma barreira, mas deram várias vezes a volta por cima, e venceram. Uma pessoa sarada não fica usando esta palavra de auto-comiseração.

A pergunta de Jesus é direta e objetiva: "Queres ser curado?" O objetivo desta pergunta era despertar a vontade daquele homem. Os mortos não precisam exercitar a vontade, os doentes sim. A cura virá para quem está desejoso de ser curado.

O que fica bem claro no episódio era de que os planos daquele homem não eram os planos de Jesus. Jesus não vai seguir os nossos planos. O tratamento de Deus exige que você tome uma nova postura e mude o seu estilo de vida. Procure pensar da maneira que Deus pensa. Saia do círculo vicioso do "coitadinho de mim", "ninguém me ama", ou "eu sou assim mesmo, tá vendo? etc, etc, etc."

Temos que parar de transferir responsabilidades para os outros daquilo que nos pertence. Sou eu que precisa mudar de atitude. Sou eu que precisa tirar os olhos do tanque e colocar os olhos em Jesus. Sou eu quem desejo receber a bênção, então creia, comece a agir, e busque caminhar na vontade de Deus.

Deus abençoe você e sua família.

Pr Alexandre Pevidor

2 comentários:

  1. Deus abençoe voçe e seu ministerio e que Jesus te use cada dia mais e que fique sempre cheio do espirito santo para pregar o evangelho fique com Deus voçe e sua familia ♥

    ResponderExcluir
  2. A vida toda de uma pessoa é feita de planos,mas estes planos excluem os planos que Deus tem para tal pessoa. Por isso muitos planos são verdadeiros fracassos.Temos um Senhor grandioso que tem para nós planos maravilhosos, porque deixar de fora alguem que nos ama tanto e que está pronto a nos receber. Os planos de Deus são perfeitos, eu vivo a porção de cada dia,me alegro por sentir a doce presença do meu Senhor a me guiar. Obrigada Senhor! Que os ardentes desejos do coração de Deus sejam depositados em nossos corações ,só assim alcançaremos a verdadeira e próspera vida com Deus que Ele nos prometeu.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!