quinta-feira, 17 de abril de 2008

APOCALIPSE: AS SETE IGREJAS - Cap. 2.12-17


Carta à Igreja em Pérgamo

A cidade ficava em uma enorme colina rochosa, os romanos a tornaram a capital da província da Ásia; Nela Esculápio, o deus da cura, era adorado em forma de uma serpente, havia ali também um altar a Zeus, por ser a capital da província havia lá o culto ao Imperador; Os crentes eram obrigados a prestar culto a César e declarar: “César é Senhor”; havia nesta cidade um elegante templo dedicado a Atene; um templo construído em honra do divino Augusto; fora dos limites da cidade existia um altar famoso dedicado a Esculápio, deus da medicina, freqüentado por multidões de enfermos, de todas as partes do mundo à procura de saúde. Pérgamo foi construída em tempos que remontam a 241 a.C. , e ainda hoje há moradores nos restos históricos dessa cidade.

“espada afiada de dois gumes” (12)
A auto descrição de Cristo é pertinente ao escopo geral da carta. Ele tem a espada de dois gumes (Palavra de Deus) para destruir todos quantos não o obedecessem ou se levantassem contra a Sua Igreja;

“Trono de satanás” (13)
Provavelmente uma referência aos vários altares acima mencionados, principalmente ao Imperador César; Os cristãos permaneciam fiéis a Cristo a despeito de toda a perseguição;

“sustentam a doutrina de Balaão” (14)
Balaão (Senhor do Povo,Devorador): Profeta da cidade de Petor, na Mesopotâmia. Ele abençoou o povo de Israel, mas depois o levou ao pecado (Nm 22.5-24.25; 31.8,16; 2Pe 2.15; Jd 11). Balaque (Esgotado, Devastador): Rei de Moabe que contratou Balaão para que amaldiçoasse os israelitas (Nm 22-24). Haviam crentes que participavam das festas pagãs, sem nenhuma preocupação com o mal testemunho e muito menos com a pureza da Igreja de Cristo, a não participação das festas implicava na perda de privilégios e as vezes da própria vida (13) (Nm. 24:1-2; 31:16); “praticarem a prostituição” (proneuw): pornografia;

“doutrina dos nicolaítas” (15)
Nicolaítas: Uma forma de doutrina que justificava os pecados do povo como uma coisa boa e necessária para se enfrentar satanás, a Igreja é convocada a tomar uma postura purificadora e disciplinadora contra aqueles que praticavam tais pecados. Seguidores de uma seita que perturbavam as igrejas de Éfeso e de Pérgamo. Comiam alimentos sacrificados a ídolos e entregavam-se aos prazeres carnais (Ap 2.6-15);

“maná escondido” (17)
Maná: (Que É Isto?): Alimento milagrosamente fornecido por Deus aos israelitas durante 40 anos no deserto. Era como uma semente pequena e muito branca (Êx 16.14-36; Dt 8.3; Js 5.12; Jo 6.31-35,48-51).
O maná escondido é Cristo em toda a sua plenitude (Jo 6.33-35). Cristo está escondido do mundo, mas revelado aos crentes, aqui na terra, e no porvir. Aqueles(as) que vencerem a tentação de participar das festas pagãs, e das oferendas pecaminosas do mundo, serão alimentados pelo próprio Senhor, esses se privam do mundo, mas participam dos secretos de Deus;

“pedrinha branca”... “um nome novo” (17)
Pedrinha branca com um nome novo, temos duas interpretações sobre este assunto:
a. A pedra representa a pessoa que a recebe - Ex. 28:15-21:
A pedra é branca o que significa santidade, beleza, glória (3:4; 6:2); a pedra simboliza durabilidade, imperecibilidade; Pedra branca: um ser, livre de culpa e limpo de todo o pecado, vivendo neste estado para todo o sempre; Nome novo: a pessoa que a recebe e expressa o caráter real e interior da pessoa; cada pessoa terá uma consciência distinta e única desta personalidade, tal conhecimento só é próprio de quem recebe este nome novo (19:12);
b. A pedra representa o nome de Cristo:
Receber o nome de Cristo significa que na glória o vencedor receberá uma revelação da doçura da comunhão com Cristo, o que só quem o recebe pode apreciar (3:12; 14:1; 22:4; Ex. 28:36-38);
Isto significa que os crentes são consagrados especialmente a Cristo.

Contexto da Cidade
Este templo de la época helenística, llamado Altar de Pérgamo, dedicado a Zeus, responde a un nuevo tipo de edifico religioso, que durante este periodo artístico de la segunda mitad del siglo IV a.C. se puso de moda en los territorios dominados por el imperio griego de Alejandro. Pérgamo se convirtió en uno de los núcleos principales del mundo helenístico, especialmente durante los reinados de Eumenes II (263 - 241 a.C.) y Atalo II, sucesores de Alejandro.
Bergama, la antigua Pérgamo, se asienta sobre unas fértiles tierras, de ahí que fuese poblada desde tiempos prehistóricos. Gracias al Río Selinus, aquí se desarrollaron las soberanías lidia y persa. En el año 334 a.C., Pérgamo pasó a formar parte del imperio de Alejandro Magno. A la muerte del gran emperador, la ciudad pasó a ser gobernada por el general Lisímaco. Poco después, Filetairos la convirtió en un reino independiente. Con las dinastías de Atalo y Eumene, este pequeño reino llegó a dominar toda la región occidental de Anatolia. A la muerte de Atalo III, en el siglo II a.C., el Reino de Pérgamo pasó a formar parte del Imperio Romano. Desde ese momento y hasta el siglo III d.C., Pérgamo se convirtió, junto con Alejandría, en uno de los principales focos culturales, científicos y artísticos de occidente. La biblioteca de Pérgamo llegó a tener más de 200.000 rollos de pergamino. Con la llegada del Cristianismo, la ciudad perdió importancia aunque nunca dejó de desarrollarse culturalmente.
Templo a Serapis
Sobre este antiguo templo se encuentran los restos de una de las Siete Iglesias de la Apocalipsis, posteriormente convertida en basílica, en tiempos del Imperio Bizantino.
Altar de Zeus
Sin duda, este templo es una de las mejores muestras de una de las épocas más avanzadas culturalmente hablando, la Helenística. Este monumento, de una belleza increíble, se trasladó a Alemania durante la época de decadencia del Imperio Otomano, en el siglo XIX. Para ver los altos relieves de la ` Gigantomaquia´ hay que viajar hasta Berlín.
Heroon
Situado a la entrada del Parque Arqueológico, este era el lugar donde se rendía culto a los reyes de la ciudad, divinizados tras su muerte.
Templo de Atenea
Muy cerca de las murallas talladas están los restos de uno de los templos de la Acrópolis.
Templo de Trajano
Para observar las ruinas de este gran templo, lo mejor es situarse en la parte superior del Teatro Helenístico. El templo de Trajano se elevaba gracias a las galerías abovedadas, talladas con gran cuidado, que servían, a su vez, como almacenes para las provisiones. El Templo de Trajano y la adyacente Plaza Sagrada, han sido restaurados recientemente.
Templo de Deméter
Situado en la parte inferior de la Acrópolis, en este antiguo templo puede verse como se mezclaban el dórico y el corintio.
Gimnasio
Situado junto al Templo de Deméter, es este el edifico más grande de la Acrópolis de Pérgamo.
El Patio Rojo
Construido en el siglo III d.C., las ruinas de este templo recuerdan que fue uno de los más grandiosos de su tiempo, construido con ladrillos de barrio cocido. Es el Templo de Serapis, uno de los más importantes dioses del panteón egipcio. Con la era cristiana, el Patio Rojo pasó a ser la Iglesia de San Pablo. Es muy probable que una de las torres del edificio fuese utilizada como sinagoga durante la época del asentamiento judío.

Alrededores
Situada en la costa norte del Mar Egeo, la antigua Foçea fue una de las ciudades de la Federación de Ciudades Jónicas y hoy es una de las más modernas. Sus excelentes hoteles y restaurantes la han convertido en uno de los principales centros vacacionales del país. Muy cerca está la Isla Rocosa de la Sirena, donde acuden aquellos que buscan el sol ideal para un bronceado perfecto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!