quinta-feira, 17 de abril de 2008

APOCALIPSE: AS SETE IGREJAS - Cap. 2.1-7


ÉFESO

Capital da PROVÍNCIA romana da ÁSIA, famosa por seu templo de DIANA. Era um grande centro comercial. Éfeso se inició en el año 800 a.C. cuando los frigios erigieron un templo a su diosa de la fertilidad, Cibeles, luego identificada como Artemisa por los griegos y posteriormente como Diana por los romanos. Diana foi deusa romana que representava a lua, os campos e os bosques. Correspondia à deusa Artemísia, dos gregos. O centro principal de sua adoração estava em Éfeso (At 19.24, 27, 28, 34,35).

Igreja de Éfeso: O Apóstolo Paulo visitou essa cidade em sua segunda viagem missionária (At 18.19-21), cerca de 52 A.D., fundando essa igreja. Em sua terceira viagem missionária ele passou três anos em Éfeso. (At 20.31).
Éfeso era rica, próspera, magnificente e formosa devido ao seu templo a Diana. A cidade ficava situada nas proximidades da costa ocidental da Ásia Menor, no Mar Egeu. Seu porto, nos tempos de maior glória, tinha capacidade de aportar os maiores navios de sua época.. Era uma das cidades mais acessíveis por terra, pois estava ligada por meio de estradas com as outras cidades importantes da Ásia Menor. Foi por longo tempo o centro comercial da Ásia Menor. O templo de Diana era ao mesmo tempo a casa do tesouro, museu e lugar de refúgio para os criminosos.

Em 262 A.D. o templo de Diana foi queimado e nunca mais reconstruído.
Durante o reinado de Trajano (81-96 AD) João foi libertado e morto. A tradição cristã relata que quando João, já muito idoso, sem poder mais caminhar, era levado para as igrejas e admoestava os membros dizendo: “filhinhos, amemo-nos uns aos outros”.
A Igreja de Éfeso tinha mais de 40 anos quando Cristo lhe enviou essa carta. Uma nova geração havia se levantado, pessoas que não conheciam o zelo e ao contato com a convicção do evangelho, assim, a Igreja tinha abandonado seu primeiro amor.

v 1: A o anjo da igreja em Éfeso: a tradução literal para angelos é “mensageiro”. Pode ser um mensageiro celestial, mas no caso das cartas apocalípticas há uma relação com o pastor da Igreja.
conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro: As sete estrelas indicam os ministros das igrejas, os verdadeiros embaixadores de Cristo no mundo. A Igreja de Éfeso tinha sofrido tribulação pelos “falsos apóstolos”.
Lado direito: A apresentação de Cristo mostra-nos os ministros das Igrejas, os verdadeiros embaixadores de Cristo, a Igreja de Éfeso tinha sido perseguida pelos falsos apóstolos. Porém Cristo tem os ministros em suas mãos, ele sabe o que se passa com as suas Igrejas.
Candeeiros: Igrejas.

v 2-3: Conheço: Símbolo da onisciência, preocupação e interesse, cuidado de Jesus pelas suas igrejas;
Labor: Trabalho árduo, até a exaustão. Serviço pesado em circunstâncias difíceis a favor do Reino de Deus. A igreja era o castiçal iluminando o mundo mesmo vivendo sob a pressão de heresias que brotavam dentro de seu grupo cristão;
A Igreja recebe elogios: obras, labor, perseverança, não suporta homens maus. A igreja foi intolerante com falsos pastores que se intitulavam como tais, e sempre permaneceram fiéis na proposta de fazer novos discípulos, lutando, mesmo diante da possibilidade de morte e perseguição, perseverando na sã doutrina, rejeitando as falsas doutrinas.
Puseste a prova - Fizeram um auto exame daqueles ensinos e daqueles homens e rejeitaram os seus ensinos, At. 20:28-29; I Jo. 4:1, era uma Igreja marcada pela intolerância as falsas doutrinas;

v 4: A Igreja recebe acusação: “abandonaste o teu primeiro amor”. A igreja havia perdido o entusiasmo intenso, a espontaneidade, e o ardor com o Evangelho, a Cristo. Os membros da igreja se tornaram muito regulares na freqüência e nos serviços religiosos, apesar disso não eram devotados fervorosos ao Senhor(1 Co 13). O Culto se tornou apenas uma reunião corriqueira, fria, desprovida de emoção, fervor e devoção a Cristo. Morreu o primeiro amor.
v 5: Arrepender-se: Mudar de mente e de atitudes, retornar a essência. A ameaça feita nesse versículo se concretizou. Atualmente a Igreja de Éfeso é apenas ruínas.
v 6: Nicolaítas, eram gnósticos e criam que a matéria é má e o espírito é bom, o mesmo tem que se libertar da matéria, i.é, do corpo, por isso não aceitavam a encarnação de Cristo, era um grupo ou escola de hereges. Participavam de banquetes imorais e idólatras dos pagãos e, ainda, tentavam justificar suas práticas pecaminosas.
v 7: Vencedor: É aquele que luta contra o pecado, o diabo e todo o seu domínio e que persevera até o fim fiel e amando a Cristo;
Alimente da árvore da vida: Algo melhor do que as refeições pagãs. Era a herança da vida eterna no paraíso celestial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!