quinta-feira, 17 de abril de 2008

APOCALIPSE: AS SETE IGREJAS - Cap. 2.18-29


Carta à Igreja em Tiatira

Tiatira era um centro comercial na Ásia Menor (moderna Turquia). Estava localizada num fértil vale no qual passavam rotas de comércio. Embora destruída por um terremoto durante o reino de César Augusto (27 a.C.-d.C. 14), Tiatira foi reconstruída com a ajuda Romana.
Principal Divindade

A principal divindade de Tiatira era Apolo Tirimaeus. Os títulos dados a essa divindade eram associados com o poder do sol. Na imagem mostrada aqui, o deus está em pé à direita, cumprimentado o imperador. O deus segura um machado para mostrar seu poder na guerra.

Culto ao Imperador

Tiatira não tinha um templo provincial para um imperador no primeiro século, mas o culto local a César Augusto era praticado antes de 2 a.C. A cidade tinha uma boa razão para honrar ao imperador. Durante o reino de Augusto (27 a.C - 14 d.C), a cidade foi destruída por um terremoto e reconstruída com a ajuda romana.

· Alguns judeus provavelmente viveram em Tiatira no primeiro século a.C., embora o tamanho da comunidade não seja conhecido. Lídia, a comerciante de Tiatira, era uma seguidora de Deus antes de encontrar Paulo em Filipos, o que provavelmente indica que era judia (Atos 16:14). Uma inscrição do terceiro século d.C. menciona uma "casa de sábado" próxima à cidade, o que sugere a habitação de judeus nas proximidades. Embora comunidades judias em algumas cidades da Ásia fossem hostis aos cristãos, o Apocalipse não diz nada sobre isso em Tiatira.

· A cidade de Tiatira ocupava uma posição importante no sistema rodoviário de Roma, uma vez que estava situada na estrada que vinha de Pérgamo, a capital dos romanos. Era ligada também por estrada a Laodicéia, e daí para as províncias orientais. Constituía-se numa importante junção entre estas cidades para o livre comércio.

· Comercialmente, Tiatira era de grande importância, pois havia ali indústrias de tinta, roupas, artigos de cerâmica, além de apetrechos de bronze. Mas politicamente, a cidade não conseguiu se destacar, sendo considerada a cidade de menor influência política dentre todos as que receberam cartas.

· Assim como nas cidades já vistas, havia também em Tiatira templos a vários deuses, como por exemplo: Apolo, Tirimânios, Artemis, além de um santuário a Sambate, uma sibila (uma espécie de oráculo ocidental). Embora a igreja cristã tenha tido progressos em seu início, pouco a pouco o Montanismo (uma seita anti-cristã, que dava ênfase à segunda vinda de Cristo, com profecias falsas. Montano, o fundador do movimento contava com o auxílio de duas profetizas – Prisca e Maximila), foi ocupando grandes espaços quase chegando a sufocar a igreja. A igreja de Tiatira desapareceu completamente no século II.

· Um fato digno de nota é que a primeira convertida na Ásia foi uma mulher de Tiatira, Lídia, que provavelmente fosse uma agente da indústria têxtil, uma vez que nós a vemos em Filipos vendendo suas mercadorias de púrpura, suas lãs tingidas, At 16.14, "Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia".

v 18: os olhos como chama de fogo: os olhos do Senhor enxerga e ilumina todas trevas. Não há nenhuma obra que feita às escuras que escapam aos olhos do Senhor. O Senhor expõe as obras dos homens que são realizadas nas trevas (1Co 4.5);
os pés semelhantes ao bronze polido: Uma discrição da força, da estabilidade do reinado de Cristo, e o suporte dado ao povo de Deus quando passam por provações. A base em que está firmado a Igreja do Senhor é inabalável, forte, resplandecendo a glória da vitória e da força do Senhor Jesus.

v 19: O Senhor elogia tudo quanto é digno de recomendação na igreja: as obras, amor, fé, ministério, amor ao serviço, perseverança. Era uma igreja luz para o mundo.

v 20: A igreja de Tiatira era fiel no exercício de seu ministério, todavia fracassava no exercício da disciplina acerca dos membros que faziam compromisso com o mundo. Havia na igreja pessoas que partilhavam suas vidas com práticas das trevas, e ensinavam outros membros da igreja ao mesmo comportamento. Essas pessoas eram chamadas de Jezabel (sig: Sem Marido?Sem Nobreza? Filha de Etbaal, rei de Sidom. Acabe se casou com ela e dela teve um filho chamado Jorão (1Rs 16.31; 2Rs 3.1; 9.22). Promoveu o culto a Baal, matou os profetas de Javé e obrigou Elias a fugir (1Rs 18.4-19.18). Tomou a vinha de Nabote para Acabe (1Rs 21). Foi morta 11 anos depois por ordem de Jeú, e os cães comeram a sua carne (2Rs 9). Em Ap 2.20 Jezabel é o símbolo de alguém que leva as pessoas a adorarem deuses pagãos, ao materialismo e à promiscuidade.

v 21: arrependesse: o Senhor, pela Sua eterna misericórdia dá aos membros da Igreja que praticam obras de Jezabel oportunidade de arrependimento e de mudança de comportamento.

v 22: a prostro de cama: o Senhor enviaria uma enfermidade, e sob provações de enfermidades sofreriam até que se arrependessem de suas más condutas pecaminosas.

v 23: Matarei os seus filhos: os filhos daqueles que praticam as obras de Jezabel morrerão violentamente;
vos darei a cada um segundo as vossas obras: bem como os que compartilham de suas obras, mesmo não as praticando, serão punidos.

v 24: as coisas profundas de Satanás: uma alusão às seitas secretas com corpo de doutrina esotérica, fingindo que só eles que recebem uma revelação particular de Deus, mas na verdade, são de Satanás. Muitas revelações trazidas à igreja não provinham de Deus, mas de Lúcifer, falavam de paz em tempos de guerra, salvação em tempos de perdição, de vitória em meio à derrota, de comunhão com Deus, em tempos de separação. (Mq 3.5)
Outra carga não jogarei sobre vós: sobre aqueles que permanecem fiéis ao Senhor, Cristo não imporá nenhuma carga nova (At 15.28-29). Em Sua relação com o mundo, devem tomar cuidado para não praticar fornicação, idolatria, materialismo e algo oculto, pois tudo será revelado.

v 25: conservai o que tendes: a fé e a doutrina que receberam dos Apóstolos, bem como o testemunho da salvação no Senhor Jesus;

v 26-27: eu lhe darei autoridade sobre as nações - com cetro de ferro as regerá: no momento, o mundo oprime os crentes fieis que conservam suas práticas e consciência limpa. Pouco a pouco o membro da igreja que permaneceu fiel ao Senhor irá governar, com Ele, o mundo, sendo aliado a Cristo no Juízo final, condenando o pecador sem arrependimento. O vencedor compartilhará do domínio com Cristo sobre as nações. Os vasos de iniqüidade serão quebrados, destruídos, e os justos reinarão com Cristo, governando a Nova Terra.

v 28: dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã: A estrela da manhã é um símbolo do próprio Cristo (22.16). Assim como a estrela da manhã governa os céus, também os crentes reinarão com Cristo para sempre, brilhando o mundo com sua luz eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!