quinta-feira, 17 de abril de 2008

APOCALIPSE: AS SETE IGREJAS - Cap. 3.1-6


Carta à Igreja em Sardes

Sardes foi fundada no 1º século d.C. e era uma das cidades as mais velhas e as mais importantes de Ásia. Sardes foi a capital da Lídia, um dos reinos os mais ricos do mundo antigo. Um terremoto devastou Sardes física e financeira, o maior terremoto onde doze cidades foram destruídas em uma noite. A população de Sardes foi estimada em 120.000. Os persas capturaram Sardes no sexto século e fizeram dela um centro administrativo para a parte oeste do seu império. A famosa "estrada real" conectava Sardes com outras cidades do leste. Nos tempos do Novo Testamento, Sardes foi parte da província Romana da Ásia.
A deusa Ártemis era a principal divindade cultuada em Sardes, tanto como em Éfeso e outras cidades. Ártemis e seu irmão Apolo eram considerados filhos de Zeus e Leto. Nas legendas, Ártemis é sempre pintada como uma pura e virgem caçadora sempre destemida em oposição aos adversários. Como deusa da cidade, ela pode ter sido vista como a deusa mãe, uma provedora de fertilidade e responsável pelos nascimentos. Sardes tinha um templo da deusa Hera, mulher de Zeus. Ela era uma divindade associada com o casamento e a vida da mulher. Demétrio, o deus dos frutos da terra, também tinha um templo em Sardes. Sardes tinha um sacerdócio dedicado a divindade Roma, por volta de 100 a.C. Em 27 a.C. Sardes tentou estabelecer o primeiro templo para César Augusto. Embora sua tentativa inicial fracassasse, a cidade teve seu templo local para Augusto, em 5 a.C. Para mostrar sua devoção à família imperial, a cidade também consagrou um culto a estatua de Augusto, filho de Gaio. Sardes competia pela honra de construir um templo ao imperador Tibério, em 26 d.C., embora o privilégio tenha sido concedido a Esmirna.

v 1: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto.
Sardes gozava de boa reputação, mas não merecida, pois toda a igreja havia contaminado suas vestes. Sardes fracassou em seu dever de ser luz do mundo. Tudo indica que Sardes não era mais incomodada pelos judeus e gentios, pois a Igreja já desfrutava de uma grande paz, mas uma paz de cemitério. A Igreja tinha grande reputação, mas não tinha mais luz, parecia viva, mas estava morta.

v 1: Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer
ainda havia na igreja, quando a carta foi endereçada, algumas pessoas que estavam puras, mantendo a luz de seu castiçal acesa, mas que não duraria muito tempo.

v 2: porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus
As formas estavam lá: as cerimônias, costumes religiosos, as tradições, mas a essência real estava ausente. As formas eram vazias, não havia plenitude de essência. Fé, esperança e o amor estavam ausentes. Não havia realidade. Dentro dos parâmetros humanos, Sardes parecia ser uma igreja esplendida. Diante de Deus ela estava morta.

v 3: Lembra-te, pois
a igreja tinha recebido o evangelho com ardor e sinceridade, precisavam voltar à vida de obediência ao evangelho como lhes fora pregado antigamente.

v 3: virei como ladrão
simbolismo de uma vinda súbita para julgar a igreja, quando menos ela esperava. (Mt 16.15, Lc 12.34, 1Ts 5.2, 2Pe 3.10)

v 4: umas poucas pessoas
esses indivíduos eram conhecidos nominalmente pelo Pai celestial. Eram conhecidos individualmente, cada um à parte por Deus. Esses diferentemente dos outros, não se contaminaram com o mundo.

v 5: O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas
há um contraste entre as roupas coloridas produzidas pelas indústrias locais, e o revestimento espiritual que Deus dará aos que, fiel e puramente, se mantêm livres da contaminação pagã. Os fiéis serão honrados na presença do Senhor. Receberão suas vestiduras brancas que simbolizam santidade, pureza, perfeição e alegria (Is 61.10, Ap 19.8).

v 5: modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida
O simbolismo “o livro” foi tirado do conceito do registro divino dos membros do povo de Deus (Ex 32.32) e o registro dos cidadãos do Império Romano do qual um nome poderia ser apagado. Nos livros humanos (romano) o nome de uma pessoa poderia ser apagado, e seu registro cassado. No livro de Deus, os fiéis jamais terão seus nomes retirados, mas esse registro firmará sua entrada na Nova Terra. Quando os cidadãos terrenos morrem, seus nomes são apagados dos registros; já os nomes espirituais daqueles que vendem o mundo, jamais serão apagados do livro da vida. Esse será confessado pelo próprio Cristo diante do Pai e dos anjos. (Mt 10.23, Lc 12.8-9)

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