quarta-feira, 22 de abril de 2015

QUANDO TUDO DIZ QUE NÃO
“Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.” (Êxodo 14.15)

O povo de Israel estava vivendo um momento único em sua vida. Quatro gerações ansiavam por este momento na qual eles sairiam do Egito, deixando para trás a escravidão, o sofrimento, o medo e o choro. Agora eles caminhavam pelo deserto rumo a uma terra prometida por Deus, terra próspera, que manava leite e mel, terra produtiva, e acima de tudo, sua terra própria herdada pelo próprio Deus. Eu fico imaginando a alegria de mais de dois milhões de pessoas deixando o sofrimento e caminhando para a realização de um sonho antigo, sonho de seus antepassados avós e bisavós. Fico imaginando que eles comentavam entre si: o que farão na sua nova terra, como construirão suas casas, o que plantarão em suas terras, que animais vão criar, pensamentos típicos de pessoas que sempre sonhavam com a realização de algo, e quando este dia se aproxima fica comentando a todo o memento como será.
A alegria dos israelitas era muito grande, mas logo veio a decepção. Alguns quilômetros do Egito eles se depararam com uma enorme barreira entre a vida e a morte, entre a liberdade e a escravidão, entre a vitória e o fracasso, entre o sonho e o pesadelo. Encurralados, eles estavam entre duas cadeias de montanhas do seu lado direito e do seu lado esquerdo, atrás o exército do Faraó se aproximava a toda velocidade com a intensão de escravizar novamente os israelitas, e à sua frente um mar instransponível, o Mar Vermelho. Os israelitas estavam diante de um dilema que afeta a vida de muitas pessoas: “tudo a nossa volta diz que não”. No caso dos israelitas subir as montanhas era impossível, atravessar o Mar Vermelho instransponível e enfrentar o exército de Faraó morte na certa.
O que fazer diante de uma situação assim? Algumas pessoas pensariam em suicídio, outras pessoas em se render e voltar á escravidão e ao sofrimento, mas quando os israelitas reclamam com seu pastor Moisés e este pede a Deus uma solução, a resposta de Deus foi inesperada “Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem”. Como assim? Marchar? E o Mar Vermelho? Deus não está vendo que existe um mar bem à nossa frente?.... A resposta seria: Sim! Deus está vendo o Mar Vermelho bem à sua frente, mas você é que não está vendo as possibilidades que Deus está vendo. Os israelitas viam um mar à sua frente, Deus estava vendo terra seca bem à frente deles.
Quando tudo diz que não em nossa vida, muitas vezes desanimamos, desistimos e cedemos ao sofrimento e à desilusão. Quando você deixa de olhar para as dificuldades e passa a ver a vida do ponto de vista de Deus, até mesmo um mar de dificuldades, um mar de impossibilidades, um mar de negatividades pode se transformar em vitórias se você aprender a confiar em Deus. Deus não entendeu porque o povo parou, se Deus estava com eles não havia motivos para desistirem da sua vitória, mesmo que houvesse um mar de impossibilidades à sua frente eles deveriam avançar e jamais parar ou recuar.
Tenha fé em Deus. Entregue sua vida e sua confiança em Deus, e mesmo que tudo diga não, Deus abrirá o mar à sua frente e você caminhará rumo à sua vitória.
Confie em Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!