quarta-feira, 22 de abril de 2015

BAIXA AUTOESTIMA
“Olhando o filisteu e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço ruivo e de boa aparência” (1 Samuel 17.42)

O livro de primeiro Samuel conta a história épica da luta entre um gigante e um rapaz de pequena estatura, de um soldado preparado contra um pastor de ovelhas, das possibilidades contra as dificuldades. Quando lemos esta fantástica história da Bíblia, vemos que na vida nem tudo está perdido, e que precisamos cuidar das palavras que são direcionadas a nós, pois muitas delas são palavras negativas e derrotistas.
A passagem que lemos fala de um jovem rapaz com pouco mais de um metro e sessenta de altura, sem qualquer preparo para a guerra enfrentando um gigante com mais de três metros de altura, soldado altamente preparado desde sua juventude para a guerra. Mas por incrível que pareça, o gigante Golias mesmo empunhando uma espada, escudo e vestido de uma forte armadura de guerra não usou estes instrumentos para destruir o jovem Davi. O texto sagrado diz que Olhando o filisteu e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço ruivo e de boa aparência. O gigante Golias usou uma arma secreta que é capaz de destruir muitas pessoas antes mesmo de começar a batalha: a arma de diminuir as pessoas com palavras. Golias tentou diminuir Davi usando palavras negativas a seu respeito, pela sua cor, pela cor de seu cabelo e pela sua aparência. A Bíblia diz que o gigante Golias “desprezou Davi”.
A arma de atentar contra a autoestima de uma pessoa é muito poderosa, pois por mais que uma pessoa tenha todo o preparo do mundo, tenha os melhores equipamentos para vencer na vida, se ela não acreditar que pode vencer, será derrotada antes mesmo de começar a lutar. Em João 10.10 lemos que “o diabo vem para roubar, matar e destruir”, e a maior arma que o diabo tem usado com sucesso para destruir as pessoas e levando elas a acreditarem que não é ninguém, é tentando diminuir a pessoa ao ponto dela não ter mais forças para enfrentar seus gigantes diários.
Davi precisava vencer o gigante da baixa autoestima se quisesse vencer o gigante Golias. Davi precisava confiar em Deus e acreditar que Deus lhe faria vencedor. Davi precisa se fazer surdo às ofensas proferidas pelo gigante Golias se quisesse enfrenta-lo e vence-lo. Você sempre vai ouvir palavras negativas vindo de outras pessoas contra você. Muitas pessoas, movidas pela inveja vão te direcionar palavras e frases com a finalidade de te diminuir, de tirar seu ânimo, de te derrotar mesmo antes de começar a lutar. Jamais dê ouvidos à palavras pessimistas, negativas ou derrotistas, e mesmo que o gigante da baixa autoestima se coloque diante de você com afirmações, olhares e frases negativas ao seu respeito, confie em Deus, pois mesmo que o mundo inteiro te desprezar, Deus, que te fez e te ama, acreditará em você, e em nome de Deus você será um vencedor.
Jamais desista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!