terça-feira, 28 de abril de 2015

ENFRENTANDO O MEDO

"Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.” (Gênesis 3.10)
 A vida é muito difícil, e em muitos casos  as derrotas, os fracassos e os problemas que enfrentamos no decorrer de nossa vida acabam minando nossa capacidade de desenvolver coragem para enfrentar as situações adversas. Uma pessoa que sofre um grave acidente geralmente fica com medo de dirigir novamente; alguém que sofre uma decepção amorosa como uma traição, geralmente tem medo de enfrentar um novo relacionamento; um investidor financeiro que depositou suas economias em um banco que venha a quebrar e dar o calote nos clientes ficaria com medo de depositar suas economias em qualquer outra agência bancária.
Hoje quero falar sobre medo. Todos nós somos acometidos deste mal chamado medo. O medo é importante, desde que em doses pequenas. Quando temos medo somos mais cautelosos em nossas ações, todavia, quando o medo se torna um mal crônico, nos impedindo de termos uma vida normal, então isso se torna um grande problema e precisamos de ajuda. Davi, antes de se tornar rei de Israel teve medo de enfrentar o rei Saul, e fugindo se escondeu dentro de uma caverna chamada Adulão. O grande profeta Elias, fugindo da rainha Jezabel e de seu marido Acabe, fugiu e se escondeu em uma caverna no monte Sinai.  Você poderia dizer: “mas se estes homens tiveram medo e fugiram, porque eu não poderia sentir medo também?” sim, você pode ter medo, todavia, a história mostra que após algum tempo se escondendo, estes homens saíram da caverna, deixaram o medo de lado, e continuaram sua missão. Davi mesmo veio a se tornar rei de Israel.

O medo é importante na vida, desde que ele esteja blindado com a fé em Deus. Medo sem fé leva ao desespero, à inércia, à incapacidade e à derrota. Medo protegido pela fé te leva a recuar por um momento, mas confiando que Deus sempre está no controle. Em Hebreus 11.1 lemos que “a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem”, ou seja, confiando em Deus você pode passar por momentos tempestuosos, e mesmo assim jamais deixará de lutar, de acreditar, de tentar novamente.

A melhor maneira de você enfrentar seus medos é aumentando sua fé em Deus. Deus é soberano e Ele sempre está no controle de absolutamente tudo em nossa vida. Quando você tiver passando por momentos de medo, não faça de uma caverna sua moradia, mas busque em Deus forças e fé para vencer seus medos e continuar sua luta.


Deus fortaleça sua fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!