terça-feira, 18 de dezembro de 2012

TENHA ESPERANÇA


A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver” (Hebreus 11.1)

Eu cresci em um bairro que se chama Esperança, em minha cidade natal. Nunca parei para pensar no sentido da esperança, muito menos me preocupava em ter esperança. Hoje já não sou tão jovem, e uma das coisas que o tempo faz conosco é nos levar a refletir sobre a vida, sobre nossos erros e decepções, e também a vida cria em nós esperança ou desesperança. E você, é uma pessoa que ainda tem esperança, que ainda espera dias melhores?

Segundo a Bíblia, esperança é a Confiança no cumprimento de um desejo ou de uma expectativa, e se baseia na confiança em Deus. A esperança tem se esvanecido de muitos corações mundo a fora. As pessoas estão ficando cada vez mais sem esperança. Muitas pessoas estão perdendo a esperança por causa de uma doença incurável, por causa de um conflito no casamento que parece não ter fim, pessoas sem esperança por verem seus filhos escravizados nas drogas, pessoas que tem grandes sonhos, mas não vêm o caminho para a realização destes sonhos.

A Bíblia fala de diversas pessoas que estavam vivendo no limite de sua esperança. A Mulher Hemorrágica: “Aconteceu que certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia e muito padecera à mão de vários médicos, tendo despendido tudo quanto possuía, sem, contudo, nada aproveitar, antes, pelo contrário, indo a pior” (Marcos 5.25-26); Cego Bartimeu: “Aconteceu que, ao aproximar-se ele de Jericó, estava um cego assentado à beira do caminho, pedindo esmolas” (Lucas 18.35); Jairo: “Eis que se chegou a ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se a seus pés e insistentemente lhe suplicou: Minha filhinha está à morte” (Marcos 5.22-23); Homem no Tanque Betesda: “Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos” (João 5.5); Mulher Cananéia:clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada.”(Mateus 15.22); Profeta Elias: “Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.” (1Reis 19.10)...

Eu poderia citar diversos problemas que devem ser motivo para que você perca a sua esperança, e perdendo a esperança você desanime da vida, da sua conquista, desanime de seus sonhos. Você não está sozinho quando perde a esperança. Se você está perdendo a esperança neste exato momento, acredite que você não é a única pessoa, acredite que há centenas de pessoas aqui em nossa cidade passando pelos mesmos conflitos que você está passando.

Em Romanos 4.18 lemos que “Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito”; que tremendo esta passagem bíblica que diz que Abraão esperou contra a esperança, ou seja, a esperança de Abraão e Sara era contraria a todas as expectativas, pois eles sonhavam em ter um filho, mas sara era estéril e eles já eram avançados em idade, Abraão com 100 anos e Sara com 90 anos, e mesmo assim, Abraão escolheu ter esperança. Quando você crê em Deus, mesmo que a esperança morra você ainda assim continuará tendo esperança, porque a fé em Deus faz você ir além dos limites da razão, da desesperança.

Eu quero dizer a cada um de meus fieis ouvintes que você não deve desanimar, e mesmo contrariando todas as expectativas lute e acredite, tenha fé em Deus, no Deus que criou céus e mar; no Deus que abriu o Mar Vermelho (Êxodo 14.16); no Deus que curou a mulher hemorrágica e ressuscitou a filha de Jairo; no Deus da Bíblia que te fez e te ama com amor eterno. Eu quero muito que você viva dias felizes, que você tenha uma esperança diária, desejo que você ande sempre com um sorriso no rosto, e que jamais se abata com as adversidades da vida, por isso, espere mesmo contra a esperança, e assim como com Abraão e Sara, sua esperança não será em vão.

Pr  Alexandre Pevidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!