segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O QUE FAZER QUANDO OS PROBLEMAS CHEGAM


Problemas, quem não tem problemas? A questão nem tanto é ter ou não ter problemas, mas se eles são grandes ou pequenos! Há tantos problemas que nos afetam hoje em dia: problemas familiares, problemas financeiros, problemas espirituais, problemas pessoais internos, problemas sociais, etc. Se você é uma pessoa cheia de problemas quero falar hoje sobre O que fazer quando as tribulações chegam?

ALEGRE-SE E AGRADEÇA A DEUS
A Bíblia nos diz: “Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” (1 Tessalonicenses 5:18) Como isto é possível dar graças quando os problemas chegam? Perceba que Deus nos diz para agradecer “em todas as circunstâncias” e não “por todas as circunstâncias”. Deus não espera que você seja agradecido pelo mal que te acontece, pelo pecado, pelo sofrimento ou por suas conseqüências dolorosas aqui no mundo. Pelo contrário, Deus quer que você O agradeça pelo fato dEle transformar o mal em bem para você.

A Bíblia diz: “Alegrem-se sempre no Senhor.” (Fp 4:4) A Bíblia não diz “Alegre-se por causa de suas dores!” Isso é masoquismo. Ela diz alegre-se “no Senhor”. Os planos de Deus para sua vida são bem maiores que qualquer problema que você venha a enfrentar. Durante as dificuldades, você pode se alegrar na certeza que Deus te ama profundamente, que ele sabe o que é melhor para você, que Ele cuida de tudo que está lhe acontecendo, que Ele está no controle da situação, que Ele tem o poder para te ajudar nos tempos difíceis e que ele vai te recompensar pela sua tolerância diante dos problemas. Jesus disse: “Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus.” (Mt 5:12) Ainda mais confortante é este fato - Porque Cristo está em você, ele enfrenta e sofre as dores com você! Não servimos a um Deus que está longe, desligado ou alheio a tudo que te acontece; pelo contrário, Ele participa do nosso sofrimento. Jesus fez isso quando se encarnou, e o Espírito Santo faz isso em nós agora! Ele nunca nos deixa enfrentar sozinhos uma dificuldade. Ele é nosso Confortador. Se você está sofrendo, exatamente agora, pare um pouco e ore: "Espírito Santo, obrigado porque estás comigo nesse sofrimento.” O teste final de nossa maturidade espiritual é quando você pode alegrar-se e agradecer a Deus no momento que está sofrendo e você não encontra nenhuma explicação para isso.

Importante também é você, diante dos problemas que sempre aparecem, jamais se sentir  como coitadinho ou como a pior pessoa do mundo. Já vi pessoas que nos momentos de aflições sempre perguntarem: “porque eu?”, ou, “por que comigo?” Quando você age assim diante do problema o inimigo vai transformar este problema em um grande monstro capaz de destruir toda sua vida, todos os seus sonhos. Fico impressionado como minha esposa tem medo de um bichinho tão pequeno como um louva Deus. Quando a vi gritando desesperadamente diante de um pequeno louva deus eu corri para ajuda-la pensando que algo muito sério a estava ameaçando, para minha surpresa, era apenas um louva deus  mas, para minha querida esposa, este pequeno animal é um grande e terrível monstro. Quando você supervaloriza um problema ele sempre vai se mostrar muito maior do que realmente é.

Se você está enfrentando algum problema neste exato momento, não pergunte: “Por que eu?” Em vez disso, pergunte: “O que o Senhor deseja que eu aprenda?” Então confie em Deus e continue fazendo o que é certo. Não desista – cresça! “ Por isso mesmo, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem confiar sua vida ao seu fiel Criador e praticar o bem.” (1 Pedro 4:19) Coloque o problema debaixo de seus pés, e creia que Deus está bem pertinho de você, você não está sozinho.

Pr Alexandre Pevidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!