quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

EXPRESSANDO SENTIMENTOS


Eu cresci em um lar onde não via meu pai chorar. Cresci aprendendo que “homem não chora”. Certa vez, quando eu morava na fazenda com meu pai, meus tios chegaram trazendo a triste notícia que meu avô havia falecido. Neste momento olhei atentamente para os olhos de meu pai e ouvi ele dizer: Não posso fazer mais nada para o papai, e também não vou na cidade, eu teria que o ver em vida,a gora que faleceu não adianta mais ir até lá, e ele não chorou. Eu desci a ribanceira e às margens do riacho chovei por mim e por meu pai. Passei a me perguntar por que homem não chora? Porque as pessoas gostam de esconderem seus sentimentos?

Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu. Tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar.
Eclesiastes 3:1,4

Algumas pessoas se perguntam por que haveriam de compartilhar seus sentimentos com o outras pessoas, especialmente com sua própria família. A verdade é que, se você não compartilhá-los abertamente, muito provavelmente seus sentimentos se mostrarão, de um modo ou de outro, por meio de seu comportamento. Contudo, a pessoa a quem você ama não terá a mínima idéia da razão pela qual você está se comportando daquele modo. É nesse momento que você ouve a famosa pergunta: Há algo errado? Sua família sabe que alguma coisa está errada, mas não sabe o quê.
           
As emoções são uma parte natural da vida. O rei Salomão escreveu em Eclesiastes que há um tempo para tudo, incluindo alegria e tristeza, pranto e festa. Todos os sentimentos tem seu lugar em nossa vida, e muitos deles dizem muito sobre nós. A maioria de nossos sentimentos  está ligada a alguma experiência que tivemos no passado ou a algo que estamos sofrendo agora. Da próxima vez que se sentir desapontado, pergunte a si mesmo: “O que provocou meu desapontamento?” então tente compartilhar seja o que for com seu cônjuge.

Revelar sentimentos permite que sua família saiba o que está se passando dentro de você – o que você está sentindo e por quê. Você pode dizer, por exemplo: “Estou irritado comigo mesmo porque cheguei em casa tarde na noite passada e perdemos nossa caminhada no parque”. Tal declaração pode incentivar seu cônjuge a dizer: “Também estou desapontada. Talvez possamos caminhar na noite de quinta-feira”. Revelar seus sentimentos cria uma atmosfera de intimidade e confiança.

Deus te abençoe

Pr Alexandre Pevidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!